05. Graça no querer e no efetuar

19 4 2
                                    

Na Epístola à Filipos diz que a Deus pertence o querer e o efetuar. Significa dizer que o desejo para realizarmos as coisas e a impulsão que tomamos para fazê-lo denota dependência de Deus. Sendo o conceito básico de graça, favor imerecido,e considerando pois a nossa falha humanidade, concluímos que de Deus não merecemos absolutamente nada.
Por isto que graça não é só perdão de pecados, para um cristão dependente do Criador , graça é necessária para todas as suas ações diárias.
Paulo diz em Romanos 11.33:

"Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas..."

Portanto, ele é a origem de tudo,nele todas as coisas se sustentam e para Ele tudo volta. O homem é um claro exemplo disso, veio de Deus, e se desligar dEle ,seu Espírito parte vinda do Pai, padece.
Podemos comparar com um resistor de eletricidade,se colocamos uma tomada numa fonte de energia, nesse momento se inicia a energia cinética. Para que energia se mantenha em movimento,não pode-se ter quebra de contato com a fonte de energia, senão a força acaba e a essência da energia morre. Assim é o homem que se desliga do seu Criador!

Imediatamente após Lázaro enfermar,as irmãs enviam o mensageiro buscar a Jesus em Peréia. Jesus , mesmo sendo amigo íntimo da família, não atende a seu pedido de imediato, declara portanto que Deus é Soberano apesar da intimidade que você conquista com Ele. Até porque seu tempo não é o mesmo do dEle. O tempo do homem é chamado no grego de CRONOS, o tempo do nosso relógio. O tempo de Deus , no grego é CAIRÓS , o tempo controlado pelo Eterno.
O querer do Messias,não era compatível com o das irmãs Marta e Maria. Enquanto elas oravam por cura,pediam por cura e esperassem que Jesus curasse, Cristo resolve esperar e fazer com que Lázaro morra, pois o querer dEle era um milagre maior,a ressurreição.
Caso Deus não tenha agido no seu tempo, talvez Ele esteja preparando um milagre maior no tempo dEle!

Já em Marcos 4, Jesus conta a parábola da semente que germina e dá seu fruto no tempo determinado.
Quero elencar ao menos três considerações sobre a semente:

1-Ela não escolhe o tipo de fruto que vai dar. Quando ela é gerada ou fabricada ela não poder de escolher que fruto será, está intrínseco na sua formação.O querer não a pertence.

2-Ele não escolhe o tempo que irá passar para frutificar. Cada semente tem seu tempo certo para terminar já determinado pelo Criador . O Efetuar não lhe pertence.

3-Toda semente é obrigada a passar um período por debaixo do solo. Aonde ela está começando o processo de frutificação,mas ninguém enxerga o fruto.É o anonimato do reino vegetal.

Lembre-se que nessa parábola, você é a semente, o querer não é seu foi coletivamente predestinado a frutificar. O efetuar não está sobre o seu domínio, não é no momento que você escolher. E ainda mais, passará um período onde o mesmo terreno que lhe fará crescer lhe esconderá!

O Apóstolo João, chamado para ser pregador da palavra,e silenciado pelo imperador Domiciano que o prende em Patmos,para assim calar o pregador.
Deus então, usa um artifício de João que ninguém conhecia, verso 19 do primeiro capítulo Jesus diz, "João escreve". Mesmo o imperador calando a boca de João, Deus havia preservado o dom da escrita, para o usá-lo no momento exato.

Por último,vamos analisar dois textos. Se lemos a genealogia de Jesus em Mateus (que é a descendência segundo José,seu pai), esta descende de Salomão,filho de Davi. Já a genealogia segundo o Doutor Lucas (que é a descendência segundo Maria,sua mãe) esta advem de Natã, irmão de Salomão, filho de Davi. Ou seja, Jesus era herdeiro do trono por parte de pai e de mãe.
A ideia de Satanás,era manchar a genealogia do Messias. E aparentemente consegue, todos os reis após Salomão, são derrubados pelo seu próprio pecado, tanto que Jeremias profetiza dizendo que depois de Jeoaquim, último rei antes do cativeiro babilônico, não haveria mais rei sobre Israel. Frustrando os planos de Satanás, Jesus nasce de uma virgem,sendo o primeiro e único REI da descendência de Natã, primeiro Rei de sua linhagem, nunca perdeu o trono!

Graça sobre GraçaOnde histórias criam vida. Descubra agora