03. Lei versus Graça

25 9 0
                                    

Outro aspecto bem explorado nas Escrituras Sagradas, principalmente nas Cartas Paulinas é o embate entre a lei e a graça. Muitos cristãos hoje ainda, que vivem sob a dispensação da graça, se utilizam da lei como base para sua salvação.
Primeiro, é interessante em termos em mente que a Lei concedida por Deus a Israel através de Moisés se dividi em pelo menos três ramos:

1- Lei Cerimonial; que como sugere o nome, se tratava das festas e rituais praticados por Israel, como por exemplo Festa dos Tabernáculos,das trombetas ou até mesmo o YON KIPPUR (Dia da expiação). Estas cerimônias só precisavam ser cumpridas em sua literalidade no antigo pacto, visto que confirme 1 Coríntios capítulo 10 , verso 6 , a parte "a" do texto , todas as coisas nos foram feitas em figuras. Ou seja,cada festa tem para a igreja um significado profético enquanto sua literalidade para Israel. Como exemplo temos a guarda do sábado. Esta se enquadra como Lei Cerimonial porque não é necessária para a salvação. Veja Romanos 14.

2-Lei cívica; o ramo cívico da Lei Mosaica,se refere as leis que os ensinavam a viver em uma sociedade harmônica e respeitável. Toda lei caracterizada como civil, está sujeita ao contexto histórico e completamente subordinada à política local. As leis cívicas são relativizadas, ou seja, o que uma nação entende como uma obrigação para se viver em paz, outro povo tem total direito ao contraditório desde que isso não chegue a ferir a moral de outrem.

3- Lei Moral; se refere justamente as leis que são incontestáveis independente do tempo,do contexto histórico e da política. Um exemplo disso é o assassinato. Pelo menos se espera,que em todos os lugares do mundo a população repudie o ato de tirar a vida de um indivíduo por motivos frívolos. Também se enquadra como tal, tudo aquilo que fere a moral do homem, por exemplo, adúlterio, prostituição,comprar e não pagar, desonra a pais e mães, cobiça com o que é alheio. Tudo aquilo que fere a moral diante dos homens e diante de Deus, não é só para Israel, essas são leis universais de Deus onde até aqueles que não crêem na existência de Jeová, estão subordinados a ela.

O texto bíblico de Romanos 6:14 diz: 'Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça'.
Pelo fato de não estarmos 'debaixo da lei' isto não significa que possamos continuar pecando, ou seja, transgredindo abertamente a Lei de Deus.
'Pecado é a transgressão da lei' (I João 3:4), então o que Paulo quis dizer no texto em apreço, é que o jugo da lei que mata e aprisiona o homem não tem mais poder sobre nós. Aquilo que é moral na Lei Mosaica deve sim ser cumprido, e a graça não nos dá em nenhuma hipótese liberdade para pecar.

Outra polêmica expressão Paulina se encontra em Rm 7.24 , onde o Apóstolo brada "Quem me livrará do corpo desta morte?".
Na lei romana,um homem que era condenado por assassinato sua sentença era ter seu corpo amarrado com o corpo da sua vítima e ser obrigado a andar pelas ruas de Roma.
Como é de se imaginar, o corpo do morto em estado de putrefação contamina o corpo do assassino o conduzindo ao falecimento. Porém, no capítulo 8 verso 1 , Paulo movido pela graça diz: "Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus!"

A graça de Deus nos livra do corpo da morte que é o jugo da lei!
Isaías profetiza no Capítulo 10.27 do seu livro que "o jugo será despedaçado por causa da unção". A palavra unção no texto deriva do hebraico 'shemem' que significa "gordura, óleo". Em contexto histórico,Deus estava dizendo que o povo de Israel estariam fortes e robustecidos para vencer o jugo dos assírios sobre a nação. No ato profético Isaías diz para a igreja,que o jugo do pecado será despedaço , porque a unção do Espírito nos encherá e o altíssimo nos conferirá força e graça para quebrar o jugo da lei e do pecado.

Graça sobre GraçaOnde histórias criam vida. Descubra agora