Já citei em outros capítulos o termo "dispensação", resolvi então dar base bíblica que me justifica a crer nesse ramo doutrinário. Lembrando que o objetivo deste livro não é converter o leitor de suas atuais crenças, todavia pretendo apresentar embasamento bíblico para defender determinada visão teológica. Eu, e a maioria, se não todos os arminianos, defendemos uma visão dispensacionalista para divisão dos tempos e da forma que Deus opera para a humanidade. Sendo assim os sete períodos dispensatórios denominados respectivamente de: Inocência, Consciência, Governo Humano, Período abraâmico ou patriarcal, Lei Mosaica, Graça e Reino Milenar.
A Bíblia Scofield define dispensação como um período de tempo durante o qual o homem é testado com respeito à obediência a algumas revelações específicas da vontade de Deus.
Conceituando rapidamente cada um deles obtemos:Inocência - Iniciou-se no sexto dia da criação,com a formação do homem do pó da terra, e perdurou até o momento da queda. Foi o período onde o homem se apresentou diante de Deus sem pecado,em estado de perfeição.
Consciência - A proposta da Serpente (no original hebraico O SERPENTE), era que comendo do fruto proibido, Adão e Eva seriam iguais a Deus. Isto,se trata de uma meia verdade. Não teriam os atributos do Todo Poderoso, todavia teriam a consciência de certo e errado. Logo após serem expulsos do Jardim, apesar de não existir lei ainda,o homem era julgado pela sua consciência. O evento que marca o fim desta dispensação é o dilúvio.
Governo Humano - Esta dispensação durou em torno de 427 anos, desde o Dilúvio até o fim da torre idealizada por Ninrode em Babel. É o governo do homem pelo homem. O homem é responsável por governar o mundo segundo a vontade de Deus.
Período Abraâmico (Promessa) - Essa dispensação durou 430, aqui nós tivemos um pequeno vislumbre do que seria a tão esperada Graça, aqui se ergue o povo do qual viria o Messias. Esta dispensação durou até o momento em que Israel aceitou facilmente a Lei Mosaica.
Lei Mosaica- Esta dispensação dura 1430 anos, ela vem desde o êxodo do Egito até a Crucificação de Cristo. Notemos o cuidado que Deus tem de desenvolver em Israel uma compreensão de sua santidade. No Egito tinham se acostumado com as imundas divindades do paganismo, e agora precisam aprender que Jeová é um Deus santíssimo e temível.
Graça - Este período também chamado de dispensação eclesiástica. Sua duração começa com a crucificação de Cristo até a sua segunda vinda, tempo determinado pelo Senhor: "Aquele dia e hora ninguém sabe, unicamente meu Pai que está nos céus". Hoje, já contamos com mais de 2000 anos em que o véu do Templo foi rasgado e esta Dispensação findará com o toque da trombeta,convocando os fiéis ao Arrebatamento.
Reino Milenar - Cristo denominou esta Dispensação de "Regeneração", Mt 19.28; é também chamada de "Tempo de Restauração", At 3.20,21. Jesus Cristo, reinará mil anos sobre esta terra , a mesma pela qual palmilhou 33 anos e foi morto. Agora será adorado e governará as nações com vara de Ferro ao lado da sua Igreja. Esta dispensação se iniciará após os sete anos da Grande Tribulação. O evento que marcará seu início será a Batalha do Armageddon,aonde Cristo acompanhado da Igreja, aniquilará o AntiCristo, A Besta,O Falso Profeta e todo o seu exército e trará salvação sobre Israel.
Visto o conceito geral de cada uma delas, lembramos que estamos vivendo sob a Dispensação da Graça, agora nós somos regidos pelo amor gerado na Cruz do Calvário, todas as dispensações anteriores fracassaram na sua missão de aproximar o homem de Deus, mas a Graça não. Não existe distância que o pecado te leve que a Graça não te alcance e te traga enquanto vida para perto de Deus,e no dia do Arrebatamento o levará para morar na Santa Cidade,a Nova Jerusalém.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Graça sobre Graça
EspiritualIndescritível, palavra que se refere a descrição de algo que não se aproxima da verdadeira realidade, algo impossível de se explicar completamente. Assim é todo e qualquer livro sobre a Graça, talvez Deus tenha me movido a escrever algo impossível...