Gabriell Camara

93 3 0
                                    

                                                                   Bullying na adolescência

     Na adolescência você vive em uma montanha russa de sentimentos, em um dia é como você vivesse anos. Você conhece pessoas, faz amizades, briga com amigos ou colegas, fica feliz, fica triste, descobre coisas (boas e ruins)... Nossa, muita coisa em um dia só! E quando você passa por tudo isso e ainda sofre preconceito? Mais de 80% dos adolescentes vivem isso e 70% não sabem como lidar. Em poucas palavras já pude mostrar que passar pela adolescência não é fácil.

     Muitos pensam que na escola você só faz amizades, estuda e vive feliz, pois é, aí que muitos se enganam. Muitas crianças e adolescentes sofrem e praticam o bullying diariamente. Gordofobia, homofobia, racismo, intolerância religiosa, dentre outros, são comuns nas escolas. O bullying começa ainda no ensino fundamental e em diversos casos fica para vida toda. Um problema que começa na escola pode interferir para sempre, tanto em quem pratica quanto em quem sofre.

     Como lidar com isso? Em casos de bullying, a melhor solução é falar para seu responsável ou para um adulto mais próximo. Já passei por situações de preconceito e sei que não é fácil, mas sei também que guardar para si mesmo pode trazer dores maiores como depressão, ansiedade, autoestima baixa etc. Caso você fique com medo ou não se sinta bem em falar com seu responsável, fale para um amigo em que você confie, mas caso você tenha vergonha e queira falar para alguém que você não conheça, pode falar comigo, irei escutar, tentar ajudar e o mais importante não irei julgar (falar que é mimi etc) coisas que muitos falam, infelizmente.

   Depois que você sofre bullying, a primeira coisa que sente é que  não presta, que não é bonito(a), enfim se sente insuficiente. Sempre que coisas como essas vierem em sua cabeça, pense que não é nada disso que falaram ou criticaram, você é bonito(a) sim, é capaz sim, acredite em você, não desista por mais que seja difícil, você é incrível do jeito que é, e por mais que tenham 99 criticando, sempre vai ter um elogiando, valorize quem quer o seu bem e ignore quem quer o seu mal.

Caso queira conversar ou desabafar comigo, entre nas minhas redes sociais (As redes sociais estão no fim do livro)

Aos OIhos  Da Nova GeraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora