Comentários

28 2 0
                                    

Um livro de sonhos. Ao ler as narrativas dos jovens autores deste livro, pensei em sonhos, isso porque pude observar que as histórias giram em torno das próprias vivências dos autores e isto me fez lembrar de vários gênios da Literatura, personalidades que usavam a arte para falar de si, como por exemplo, Kafka em Carta ao Pai, onde o autor fala de suas frustrações e desejos. O mesmo se dá com os relatos dessa obra, os autores, mesmo sem uma prévia combinação, acabam por fazer relatos de suas vidas, desejos e frustrações. Essa é uma das nuances da Literatura, trazer à tona nossas idiossincrasias e deixar que libertemos nossos sonhos, aliás, essa era uma das principais características do Romantismo: liberdade para dizer, fazer, libertar e sonhar....

Fábio Marturelli Peçanha

Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Diretor Adjunto do Ciep 137 Cecília Meireles

Quando bem pequenos começamos a balbuciar fonemas; maiores tomamos conhecimento das letras e é nessa hora que iniciamos a cavalgada pela estrada da vida cheia de palavras: grandes, pequenas, bonitas, feias, engraçadas, estranhas... O caminho nos leva à união dessas palavras e somos apresentados aos textos. Alguns passam pra eles como se não existissem, outros os levam na bagagem...

Vocês, queridos alunos, resolveram torná-los seus companheiros de viagem! E é com imenso prazer que vemos, com a união de todos, acontecer o livro! Que bela recordação...Um dia poderão dizer para seus filhos, netos, amigos e companheiros: eu escrevi um livro, quer vê-lo?

Agradeço por fazer parte desta tão grande conquista. Que seja a primeira de muitas pela vida afora!

Elisângela Ferraz Badaró de Abreu Eliso

Há vinte e cinco anos pelas salas de aula. Começou na escola privada e após concursos públicos dedicou-se à esfera das escolas públicas. Desde então trabalha com alunos a fim de levá-los ao apreço pela língua portuguesa.

"Os Primeiros Capítulos das Vidas" Que bom ver nossos jovens usando as palavras para expressar seus sentimentos profundos. Que maravilha vê-los refletindo sobre suas experiências. Constatar através desses textos a vontade que eles têm de dividir com seus pares suas descobertas e suas convicções. Um trabalho como este, a produção deste livro, é mais que prazeroso e bonito, é edificante. E também é terapêutico, tanto individualmente quanto no aspecto do coletivo. Aqui constroem-se laços, trocam-se afetos, encorajam-se atitudes. E acima de tudo abandona-se a solidão, através do encontro com o outro, o esperado leitor. Ao ler este livro vem até mim uma série de formulações que se formam na vida desses jovens autores-atores de suas próprias vidas. Eis aí, entre tantas coisas, algumas que merecem ser pontuadas:

Vencer os medos. Superar os obstáculos. Fazer opções. Lidar com questões familiares e emocionais. Escolher uma profissão, um caminho. E às vezes ter que enfrentar tudo e todos. Buscar apesar das adversidades uma vida saudável, fraterna, um sentido maior e um mundo melhor. Obrigado a esses jovens e suas professoras e professores que fizeram essa proposta atingir os seus objetivos presenteando-nos. Parabéns! Sylvio Costa Filho

Ator e professor de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública estadual.

Para sintetizar, em poucas palavras, o que, aqui, se lê, temos "textos de luta". Lutas de vivência e sobrevivência de uma juventude que poucos ouvem, enxergam e, sequer, notam. Com os traços estilísticos encantadores e singelos, delineam um mundo que passa despercebido a muitos que lhes circundam. "Vidas jovens importam", reverbera, grandiloquente, cada página deste livro: pois dar voz é significar.

Esta "nova geração" tem suas vidas significadas e ressignificadas através do relatar, à medida em que são confrontadas consigo mesmas. Do difícil processo, de fricção entre escrita e vida e de ficcionalização do vivido, as pérolas textuais nascem puras e belas em cada linha de capítulo.

De imediato, a memória do leitor se identifica com o texto, fazendo emergir do caudaloso rio das reminiscências, as lembranças de nossas próprias vivências: daquelas experiências ou de similares, impelindo-nos a sorrir, chorar, sentir. "Aos Olhos da Nova Geração" é um rejuvenescer das memórias, um afago no coração e, acima de tudo, um auscultar, poético, daqueles a quem, não raro, a voz é tirada, ou, pior, desmerecida, desvalorizada. É uma obra para se ler, reler e guardar.

Prof. Dr. Francisco Gonçalves

Pós-doutorado em Literatura (Sorbonne Nouvelle – Paris 3)

Doutor em Literatura Comparada (UERJ)

Foi com grande prazer que recebi para ler e comentar, o projeto do livro "Aos olhos da Nova Geração", da turma 1001 Integral/2019.

Após a leitura do projeto e traçando as primeiras linhas deste início de escrita, reafirmo o meu gosto em trabalhar com jovens, apostando sempre no potencial de mudança e inovação em estilo "suave'', como eles mesmos gostam de qualificar.

Sendo professora da turma, conheço os autores em determinada medida, e ler os temas que escolheram abordar, foram descobertas sucessivas de pensamentos, situações de vida e lugares que desconhecia.

Ouvir os sonhos, experiências e afetos vivenciados por eles, enriquece a relação e traz também a possibilidade de um novo olhar e um outro cuidado para com a vida que caminha junto.

Ouvir os jovens pelos jovens, significa olhar o mundo pelos seus olhos; perceber os temas que mais os afetam, escutar as experiências de vida e de quase morte, que os entristecem, os fazem sofrer e os transformam. A esperança surge potencializada, mesmo após as duras palavras de descrença e as duras experiências de vida. A dúvida e o medo surgem como insegurança de um caminho incerto, mas felizmente eles seguem, seguem o caminho, e "segue o baile", pois a experiência de vida é única, como um deles destacou, então parar no meio da caminhada, não é solução.

Surge a preocupação com o mundo e a humanidade, os conselhos de pessoas tão jovens, mas que já passaram por situações limítrofes.

Nossos jovens têm muito a dizer e é com grande alegria que reafirmo o potencial e a vida presente dos que se empenham por eles, mas com um olhar para o outro também.

Bravo!!!.

Adriana dos Santos Teixeira Barcellos

Doutora em Dança, professora de Educação Física da rede pública estadual.

Aos OIhos  Da Nova GeraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora