Qual é a distância entre o efêmero e o eterno?
Ninguém se importava realmente com os tiquetaqueares até que os babilônios decidiram marcar o tempo.
E descobrimos que ele passa. Despercebido, escondido, camuflado.
Mas, qual é a distância entre o efêmero e o eterno?
É o piscar apressado dos olhos depois do beijo. Que dura cinco segundos apenas.
É a saudade de horas em um domingo tedioso. Dura cinco longas horas.
É o tempo que perdemos procurando conceitos fajutos sobre o amor e suas complexidades enquanto ele passeia diante de nossos olhos recriminando nossa burrice por não vivê-lo.
Ainda não entendi qual é a distância entre o efêmero e o eterno.
Here goes a metaphor:
A distância entre o planeta fofo em que vivemos e a Lua é de 384.400 quilômetros.
Mas basta que se consiga ir até a janela em uma noite sem nuvens para poder observar o satélite em todo o seu brilho furtado do sol e sua majestosidade estonteante.
Temos duas situações com uma grande variação de tempo.
Quatro dias para pisar na Lua e alguns segundos para admirá-la de longe.
(Isso se você tiver um foguete).
Eu acredito que o eterno vive na gente.
E o efêmero também.
Há coisas que se enraízam na gente e permanecem ali por muito tempo.
Ao passo que sentimos coisas por segundos, que vão embora antes que possamos identificar sua origem – talvez – infundada.
Se olhar a lua da janela do teu quarto e falar com ela sobre a dor que te machuca ou a paixão que te rodeia te faz sentir infinito, então os poucos segundos que te custaram para ir até o parapeito são o teu eterno.
O eterno é o que nos faz sentir infinito. Independente de quantas voltas deu o ponteiro no velho relógio de parede que decora a tua cozinha.
"Temos nosso próprio tempo."
É de uma magnífica importância que nos acompanhem os sentimentos que de fato nos fazem sentir infinitos.
Que infinito seja o amor.
Amém.
Mas, me diga você: qual a distância entre o efêmero e o eterno?
Pense no que de mais belo te faz sentir infinito e pinte-o, com guache ou caneta.
A Arte é o escape.
Talvez seja a resposta.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Constelações que Colecionei
PoetryPoesias que descrevem sentimentos. Sentimentos que faltam com a razão. Razão que perde para a emoção. Emoção que se resume ao sentir. E o sentir é tudo, afinal.