Um dia de semana qualquer. Bebendo chá, ouvindo Elis e remoendo minha própria melancolia.
Típico dia em que eu não noto as cores do pôr do sol e não ligo pro formato das nuvens.
A solidão é um fator interno ou externo?
Essa pergunta vem daquela lista em que o primeiro item é: "o frio é psicológico".
Não sei dizer quando foi que eu me perdi de mim mesma.
Corrigindo: não sei dizer quando foi que me perdi em mim mesma.
Na verdade, não sei onde me perdi, quando me perdi, porquê me perdi ou enfim... só gostaria que viessem me encontrar.
Enquanto isso, faço das músicas lentas, os cafés fortes e os chás doces as minhas bússolas. A atenção, em qualquer forma, sempre foi – e provavelmente sempre será – meu norte.
Posso culpar a quarentena? Diga-me que sim, necessito de um alento.
Minha quarentena já passou dos quarenta dias, o que me faz pensar que as coisas têm nomes engraçados que por vezes não condizem entre si.
Pessoas fazem com que palavras percam o sentido e a coerência.
O que é o amor para ti?
Cada um faz dessa palavra um conceito. Vou usar de exemplo.
Muitas pessoas têm um conceito obscuro acerca do amor. Obscuro, falso, inútil.
Não trago aqui verdades absolutas, pois elas são, na verdade, absolutamente relativas, por serem formadas de acordo com as experiências de cada um, na individualidade que cada ser humano carrega em si.
Mas, posso dizer com certeza que toda a impressão ruim que temos de qualquer tipo de sentimento, vem de como alguém o transformou diante de nós.
Uma vez que o amor te traumatizou, é preciso responsabilidade para mostrar-te que na verdade, tudo pode ser ressignificado.
Ressignificar é o jeito mais puro de transformar dor em arte. Arte vivida, escrita, falada, cantada, colorida, desenhada, pensada, doada.
Ressignificar é o que João Doederlein, also known as poeta faz em um livro.
É o que eu tento fazer com minhas dores.
É o que a minha amiga fez com tulipas e pores do sol.
É o que tu fizeste com um trevo verde.
É o azul que o céu transforma em liberdade.
É o brilho que as estrelas mudam em esperança.
É a mágoa que a minha psicóloga me ajudou a transformar em empatia.
Às vezes eu gostaria de poder escrever sobre algum assunto que não fosse o mesmo de sempre.
Mas não consigo evitar que todas as minhas artes se voltem a ti, já faz um tempo.
"Por quê?"
"Minhas artes combinam contigo meu bem."
E eu sei bem que não são só as artes.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Constelações que Colecionei
PoetryPoesias que descrevem sentimentos. Sentimentos que faltam com a razão. Razão que perde para a emoção. Emoção que se resume ao sentir. E o sentir é tudo, afinal.