O DISCURSO DE SATÃ

43 5 0
                                    

◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥
MAXIMILIAM KLINGER
◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢


"Príncipes poderosos, espíritos imortais, sêde bem-vindos! A volúpia me abrasa quando lanço meu olhar sobre vós, incontáveis heróis! Ainda somos aquilo que éramos outrora, ao despertarmos pela primeira vez neste inferno, ao reunirmo-nos aqui pela primeira vez. Só aqui há unidade de sentimento, só aqui todos trabalham por um único ideal. Quem impera sobre vós pode esquecer facilmente o monótono brilho do céu.

Eu confesso que muito sofremos e sofremos ainda, pois o exercício de nossas forças está limitado por Aquele que temer-nos mais do que nós a Ele; mas, no sentimento de vingança que provocamos nos filhos do pó, seus fracos preferidos, ao verificarem que seus ideais são arruinados pela sua demência e seus vícios, reside o lenitivo para esse sofrimento. Vivas a todos aqueles que estão inflamados por esse pensamento!

Eis os motivos da festa que hoje pretendo realizar convosco: Fausto, um atrevido mortal, que como vós contesta o Eterno e, pela força de seu espírito, quer tornar-se digno de morar conosco no Inferno, descobriu a arte de multiplicar com facilidade milhares e milhares de vezes os livros, esse perigoso entretenimento dos homens, propagadores da demência, dos enganos, da mentira e do terror, fonte do orgulho e mãe da trágica dúvida. Até aqui, devido ao seu elevado preço, eles haviam sido privilégio dos ricos, enchendo-os de vaidade e afastando-os da simplicidade e humildade exigidas pelo Eterno, que colocara esses sentimentos em seu coração para sua felicidade. Triunfo! Em breve o perigoso veneno da sabedoria e da ciência contaminará a todos! Loucura, dúvida, intranquilidade e novas necessidades alastrar-se-ão, e eu duvido que meu terrível reino possa abarcar todos aqueles que sarão contaminados por esse veneno sedutor. Essa seria, por enquanto, apenas uma pequena vitória em comparação com o que prevejo para um futuro remoto, que para nós representa apenas uma volta dos ponteiros. Aproximar-se o tempo em que os pensamentos e opiniões de ousados renovadores e críticos do antigo sejam contagiados pela descoberta de Fausto como pela peste. Surgirão pretensos reformadores do céu e da terra, cujos ensinamentos, pela facilidade de comunicação, atingirão até a choça do mendigo.

Eles pensarão estar serviço à humanidade e evitando que sua mensagem de salvação e esperança seja mal interpretada; mas quando e por quanto tempo é o homem capaz de praticar o bem? O homem é tentado mais facilmente a praticar abusos e más ações em nome de suas mais lídimas aspirações do que pelo pecado propriamente dito. O povo escolhido, que o Todo-Poderoso quis salvar para sempre do inferno, através de um terrível milagre, se baterá em guerras sangrentas por ideias que ninguém entende e dilacerar-se-á como os animais selvagens. Horrores que superam qualquer loucura que os homens tenham cometido devastarão a Europa. Minhas previsões vos parecem demasiado ousadas, como vejo em vossos olhares céticos. Pois escutai: essa nova loucura será uma guerra religiosa como nunca houve igual na história dos crimes e das outras monstruosidades do homem. O fanatismo, selvagem filho do ódio e da superstição, dissolverá então por completo todos os vínculos naturais e humanos. Em nome do terror os pais matarão os filhos e os filhos matarão os pais. Reis mancharão sadicamente suas mãos com o sangue de seus súditos, fornecerão espadas a seus prosélitos mais fanáticos para que esses assassinem seus irmãos aos milhares só porque divergem de opinião. Então, a água dos rios se transformará em sangue e os gemidos de suas vítimas abalarão o próprio inferno.

Acolheremos criminos carregados de culpas que nem sequer se enquadram nos castigos que aplicamos até agora. Já os vejo investindo contra o trono papal, que procura salvar a estrutura abalada através da astúcia e da mentira, enquanto ele próprio se afunda no vício e na opulência. Os pilares da religião, tão temida por nós,se desmoronam e, se o Eterno não socorrer a estrutura decadente através de novos milagres, ela desaparecerá da face da terra, e nós seremos novamente idolatrados nos templos como deuses. Até que ponto chegará o espírito do homem, quando ele começar a pensar sobre o que até agora tivera por sagrado? Ele dançará sobre o túmulo do tirano, diante do qual tremera ainda ontem; arrasará o altar no qual fizera sacrifícios no momento em que procurar, à sua maneira, o caminho da felicidade. Quem poderá algemar seu espírito irrequieto por milhares de anos? Poderá o Criador impedir que um único homem se aproxime muito mais do nosso reino do que do seu, só prque o criou?

O homem abusa de tudo, da força de seu espírito e de seu corpo; de tudo o que ele vê, ouve, prova, sente e pensa, daquilo com que se diverte ou daquilo com que se ocupa seriamente. Não satisfeito em destruir e desfigurar aquilo que está ao seu alcance, deixa-se levar pelas asas da fantasia a mundos desconhecidos, desfigurando-os em sua imaginação. O homem é capaz de trocar até mesmo a liberdade, seu mais precioso bem, que lhe custou rios de sangue, por ouro, prazer e ilusões, quando mal chegou a conhcê-la. Incapaz de praticar o bem, treme diante do mal, acumula terror sobre terror para afugentá-lo e destrói assim sua própria obra.

Fatigado de crimes e de guerras sangrentas, descansará por um momento, e o ódio se manifestará apenas secretamente. Alguns valer-se-ão desse ódio para, em nome da verdade, se vingarem daqueles que discordem de sua fé, queimando-os em fogueiras. Outros procurarão desvendar os mistérios e enigmas indecifráveis, e os filhos das trevas lutarão ousadamente pela busca da luz. Sua fantasia inflamar-se-á para criar milhares de novas necessidades. Para escrever um livro que lhes traga fama e ouro, não hesitarão em pisotear a verdade, a simplicidade, e a religião. Escrever livros tornar-se-á ofício vulgar, através do qual gênios e charlatões procurarão glória e riqueza, sem preocupar-se com a confusão que irão causar na mente de seus irmãos e o germe do ódio que irão incutir nos inocentes.

O céu, a terra e Aquele que tememos, as forças ocultas da natureza, os motivos obscuros de todos os fenômenos, o poder que determina o rumo dos astros e dos cometas, o tempo incomensurável, tudo o que é visível e invisível os homens pretenderão provar, medir, compreender, inventar palavras e números para as coisas inexplicáveis, acumular sistema sobre sistema, até que tenham conseguido atrair as trevas para a terra, onde sóa dúvida brilhará, como o fogo-fátuo que atrai o peregrino para o pântano. Só neste momento pensarão estar vendo a luz, e neste momento estarei à sua espera! Quando se tiverem descartado da religião, como se fôsse lixo, e forem obrigados a criar dos restos mefíticos uma nova e monstruosa mistura de sabedoria e superstição, então estarei à sua espera! Podereis abrir então as portas do inferno para receber o gênero humano!

O primeiro passo já foi dado, e o segundo está próximo. Está por acontecer mais uma terrível revolução sobre a face da Terra. Eu me reporto a ela só de passagem. Logo, os habitantes do mundo antigo descobrirão novas terras, até aqui desconhecidas. Com fanatismo religioso, lá estrangularão milhares de inocentes para se apoderarem do ouro, a que estes não dão importância. Encherão esse novo mundo com todos os seus vícios e trarão para o velho vícios mais abomináveis ainda. Assim, povos que por sua inocência e ignorância, até então haviam sido poupados por nós, serão nossas vítimas. Durante séculos, derramarão sangue sobre a face da Terra em nome Daquele que tememos, e assim o inferno derrotará Aquele que nos jogou aqui, valendo-se de seus próprios favoritos.

Era isso, poderosos, o que eu tinha a dizer-vos. Festejai comigo este maravilhoso dia e desfrutai antecipadamente a vitória que posso prometer-vos, porque conheço os homens. Viva Fausto!"

◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥◤◥

◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢◣◢

Seleção de contos góticos de terrorOnde histórias criam vida. Descubra agora