CAPÍTULO 1

489 25 0
                                    

É uma verdade universalmente aceita que um zumbi, uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros. E nunca tal verdade foi mais inquestionável do que durante os recentes ataques ocorridos em Netherfield Park, nós quais os dezoito moradores de uma propriedade foram chacinados e consumidos por uma horda de mortos-vivos.
- Meu caro Sr.Bennet - disse-lhe certo dia sua esposa -, já soube que Netherfield Park foi alugada novamente?
O Sr. Bennet respondeu que não havia tomado conhecimento disso, e continuou absorto em suas tarefas matinais, que consistiam em afiar adagas e limpar mosquetes - já que os ataques dos não menscionaveis vinham aumentando de forma alarmante nas últimas semanas.
- Pois foi - replicou ela.
O Sr. Bennet não comentou.
- E não quer saber quem se mudou para lá?  - disse em voz estridente sua mulher, perdendo a paciência.
- Mulher, estou cuidando dos meus mosquetes. Diga as asneiras que quiser, mas me deixe tratar da defesa de minha propriedade!
Tal resposta foi como um convite a prosseguir, o que bastou para a Sra. Bennet.
- Ora, muito bem, meu caro marido. A Sra, Longe contou que Netherfield foi alugada por um jovem de grande fortuna; que ele conseguiu escapar de Londres numa charrete de quatro cavalos tão logo a estranha praga rompeu a linha de defesa de Manchester.
- Como ele se chama?
- Bingley. Um jovem solteiro com quatro ou cinco mil de renda por ano. Que beleza passa nossas meninas.
- Como assim? Será que ele pode treina-las no manejo da espada e do mosquete?
- Como você pode ser tão maçante? É claro que sabe que estou me referindo a ele se casar com uma delas.
- Um casamento? Em tempos como os que vivemos? Certamente o Sr.Bingley não tem tal intenção.
- Intenção? Ridículo! Como pode dizer uma coisa dessas? É muito provável que ele se apaixone por uma delas. Portanto, você deve visita-lo tão logo ele chegue.
- Não vejo razão para isso. Além do mais, não devemos utilizar as estradas mais do que absolutamente o necessário, sob o risco de perdemos mais cavalos e veículos para o infeliz flagelo que tem atormentado tanto nosso bem-amado Hertfordshire ultimamente.
- Mas pense em suas filhas!
- É nelas que penso, mulher tola! Preferiria imensamente que estivessem com a mente centrada nas artes mortais a toldada por sonhos com matrimônio e fortuna, comi obviamente acontece com você! Vá visitar esse Bingley, se acha que deve, embora eu a advirta para o fato de que nenhuma de nossas filhas tem muito o que as recomende; são tolas e ignorantes como a mãe delas, a exceção de Lizzy, que, mais do que as irmãs, desenvolveu aquele instinto matador.
- Sr.Bennet! Como pode insultar suas próprias filhas dessa maneira? Você se delicia em me envergonhar. Não tem nenhuma compaixão pelos meus pobres nervos.
- Interpreta-me mal, minha cara. Nutri intenso respeito por seus nervos. São meus velhos conhecidos. Pelo menos nesses últimos vinte anos é praticamente tudo sobre o que tenho ouvido falar.
O Sr.Bennet era um misto tão peculiar de perspicácia, humor sarcástico, reserva e autodisciplina que a que a convivência de 23 anos havia sido insuficiente para que a esposa lhe entendesse o temperamento. Já a mente dela apresentava menos dificuldades à compreensão. Tratava-se de uma mulher de escassa inteligência, pouca instrução e gênio instável. Quando estava insatisfeita com algo, fazia-se de doente dos nervos. Quando estava de fato nervosa - o que era seu estado constante, desde o primeiro surto da estranha praga, ainda em sua juventude -, só obtinha consolo apegando-se a tradições que agora pareciam supérfluas para os demais.
O Sr.Bennet dedicava sua própria existência a manter as filhas vivas. A Sra,Bennet, a lhes conseguir casamento.

Orgulho e Preconceito e ZumbisOnde histórias criam vida. Descubra agora