CAPÍTULO 11

50 5 0
                                    


TERMINANDO O JANTAS, quando as damas se retiraram, Elizabeth correu para junto da irmã e, encontrando-a bem disposta, conduziu-a à sala de visitas, onde foi gentilmente recebida pela Srta.Bingley e pela Sra.Hurst, que manifestaram grande contentamento. Elizabeth jamais as vira tão delicadas quanto naquela hora que passaram juntas, antes de os cavalheiros retornarem. A despeito de falta de habilidade marciais que tinham, ela se viu obrigada a admitir que a capacidade delas de manter uma conversação era considerável.

'' Se palavras pudessem decapitar um zumbi '', pensou ela, '' eu estaria agora na companhia das duas maiores guerreiras do mundo ''.

Mas quando os cavalheiros chegaram, os olhos da Srta.Bingley instantaneamente se voltaram para Darcy, e ela já tinha algo pronto para lhe dizer antes mesmo que ele se adiantasse alguns passos. Darcy dirigiu-se a Jane com um polido cumprimento. O Sr.Hurst também lhe inclinou levemente a cabeça, saudando-a, e disse que estava '' deveras satisfeito que tivesse sido apenas um resfriado, na verdade, e não a estranha praga ''. No entanto, foram as palavras de Bingley as mais calorosas. Ele se mostrou tomado de atenções e de alegria. A primeira meia hora ele passou alimentando o fogo, para que ela não sofresse pertubações por ter mudado de ambiente. Então, sentou-se ao pé de Jane e mal falou com qualquer outra pessoa. Elizabeth foi para junto do pequeno amolador, num canto da sala, de onde assistia à cena com grande prazer, enquanto afiava o gume das espadas dos cavalheiros - que, ao examinar, havia constatado estarem desconcertadamente sem corte.

Após o chá, o Sr.Hurst sugeriu à cunhada que armasse a mesa de carteada, mas foi em vão. Reservadamente, ela havia tomado conhecimento de que o Sr.Darcy não desejava jogar cartas, e logo o Sr.Hurst teve de escutar uma recusa a um pedido explícito de sua parte. Ela afirmou que ninguém tencionava jogar, e o silêncio de todos a respeito do assunto pareceu corroborá-la. O Sr.Hurst, portanto, nada pôde fazer, a não ser se esticar num dos sofás e começar a dormir. Darcy escolheu um livro; a Srta.Bungley imitou-o, e a Sra.Hurst, ocupada principalmente em brincar com uma das estrelas ninjas de Elizabeth, intervinha vez por outra na conversa entre seu irmão e a Srta. Bennet.

A Srta. Bingley parecia tão absorta em observar o progresso que o Sr. Darcy fazia na leitura de seu livro quanto em ler o dela própria. Estava sempre indagando alguma coisa ou olhando para a página dele. Não conseguia, no entanto, atraí-lo para qualquer conversa; ele limitava-se a responder à pergunta dela, e imediatamente continuava a ler. Por fim, já cansada de tanto tentar se concentrar em seu próprio livro, que havia escolhido apenas por ser o segundo volume da mesma obra que ele lia, ela soltou um enorme bocejo e disse:

- Como é agradável passar a noite desse modo! Afirmo que, afinal de contas, não há prazer que se iguale ao da leitura.

- Fala como alguém que jamais desfrutou do êxtase de segurar um coração ainda pulsante nas mãos - disse Darcy.

A Srta. Bingley - que estava mais do que acostumada a ser censurada por sua falta de treinamentos em combate - não retrucou. Bocejou de novo, jogou de lado seu livro e correu os olhos pela sala, buscando algo que a distraísse. Quando escutou seu irmão mencionando um baile à Srta. Bennet, voltou-se de repente para ele e perguntou:

- A propósito, Charles, você está pensando mesmo em promover um baile em Netherfield? Eu o aconselharia em consultar os desejos de nosso grupo. Creio que não estaria absolutamente equivocada em afirmar que há alguns entre nós  para quem um baile seria mais um castigo que um divertimento.

- Se está se referindo a Darcy - disse seu irmão em voz alta -, ele pode muito bem ir para cama antes de o baile começar. Mas é uma coisa já decidida, e assim que o chão estiver suficientemente seco e firme de novo, e o atual surto de erupção de não mencionáveis cessar, vou despachar os convites.

Orgulho e Preconceito e ZumbisOnde histórias criam vida. Descubra agora