DURANTE O JANTAR, o Sr. Bennet praticamente não falou, mas quando os servos se retiraram, achou que já era tempo de entabular alguma conversa com esse hóspede, de modo que introduziu um assunto que, assim esperava, o entusiasmasse, comentando que ele tivera muita sorte em conseguir tão valiosa patronagem. Lady Catherine de Bourgh não apenas era uma das maias ricas súditas do rei, como também uma das mais mortíferas. O Sr. Bennet não teria escolhido melhor. O Sr. Collins foi eloquente nos elogios a Lady Catherine, enfatizando que jamais em sua vida testemunhara tamanha autodisciplina personificada em uma pessoa de importância. Lady Catherine era tida como orgulhosa por muitas pessoas que ele conhecia. No entanto, ele próprio jamais vira nela outra coisa a não ser uma singular dedicação à arte de matar zumbis. Sempre se dirigia a ele como se fosse qualquer outro aristocrata. Não fazia a menor objeção a que ele assistisse aos seus treinos nem que, ocasionalmente, se ausentasse da paróquia por uma semana ou duas, a fim de visitar parentes. Chegou, inclusive, a aconselhá-lo a se casar logo que pudesse, desde que sua escolha fosse criteriosa.
- Sempre sonhei em ver Lady Catherine treinar - disse Elizabeth. - Ela mora perto do senhor?
- Apenas uma alameda separa o jardim em que está localizado meu humilde retiro de Rosings Park, a residência da nobre senhora.
- Creio que escutei o senhor dizer que ela é viúva. Mas não tem parentes?
-Somente uma filha, a herdeira de Rosings e de muitas ricas propriedades.
- Ah! - exclamou a Sra. Bennet. - Nesse caso, ela está muito melhor do que muitas outras garotas. E como ela é, essa jovem? É bonita?
- É uma moça de fato bastante atraente. A própria Lady Catherine afirma que, em matéria de beleza autêntica, a Srta. de Bourgh é muito superior às mais belas do seu sexo, já que em suas feições possui os traços característicos de quem tem berço. Desafortunadamente, sua constituição é sujeita a enfermidades, o que a impede de seguir o exemplo da mãe no que diz respeito às artes mortais. Receio que mal conseguisse erguer um sabre, quanto mais maneja-lo com a habilidade de minha senhora.
- Mas ela já foi apresentada a corte? Não me lembro de seu nome entre os das demais moças da aristocracia.
- Infelizmente, a precariedade de sua saúde também a impede de ir a Londres, de modo que, como salientei para Lady Catherine certo dia, a corte britânica fica privada de seu mais cintilante ornamento. Vocês bem podem imaginar o quanto me compraz oferecer esses pequenos e delicados elogios que as senhoras bem-educadas sempre apreciam.
- O senhor sabe bem do que fala - disse o Sr. Bennet. - Permita-me lhe perguntar se essas deferências são frutos do impulso do momento ou se partem de um cálculo prévio.
- Brotam principalmente da ocasião, embora eu, vez por outra, me delicie formulando e polindo esses pequenos e elegantes elogios, de modo a adaptá-los ao momento, quando este aparecer. Sempre me esforço para lhes dar ao máximo um ar de improviso.
As expectativas do Sr. Bennet foram plenamente contempladas. Seu primo era uma pessoa tão absurda quanto ele havia esperado, de modo que o escutava com o mais puro divertimento, mantendo, entretanto, a mais sóbria compostura e contenção.
Quando o Sr. Bennet se deu o prazer de convidá-lo a ler para as moças e para sua esposa. O Sr. Collins assentiu prontamente, e um livro foi providenciado. Mas ao examina-lo ( tudo indicava que era um livro de uma biblioteca circulante), recuou e, desculpando-se declarou que jamais lia romances. Kitty o fitou e Lydia emitiu uma exclamação de espanto. Outros livros foram trazidos, e depois de alguma consideração ele escolheu 𝑂𝑠 𝑠𝑒𝑟𝑚𝑜𝑒𝑠, de Fordyce. Lydia engasgou quando ele abriu o volume e, antes que ele tivesse, com tediosa solenidade, lido três páginas, interrompeu-o dizendo:
- Mamãe, sabia que meu tio Philips disse que um batalhão de reforço está vindo para se juntar ao do coronel Forster? Minha tia me contou isso no sábado. Caso algumas de minhas irmãs se disponha a me acompanhar, vou até Meryton amanhã para me informar melhor.
Lydia foi instada por suas duas irmãs mais velhas a segurar a língua, mas o Sr. Collins, sentindo-se absolutamente ofendido, deixou de lado o livro e disse:
- Observo com frequência o quão pouco as jovens senhoras de hoje estão interessadas em livros de teor sério. Vou parar de importunar minhas caras primas.
Então, voltando-se para o Sr. Bennet, ofereceu-se como adversário para uma partida de gamão. O Sr. Bennet aceitou o desafio, acrescentando que ele agia sensatamente deixando as garotas em paz para os seus entretenimentos triviais. A Sra. Bennet e suas filhas se desculparam pela interrupção de Lydia, a qual, segundo afirmou a Sra. Bennet, lhe resultaria em dez golpes de bambu se ainda fosse discípula de Mestre Liu. Prometeram que não aconteceria de novo, se ele quisesse retomar a leitura. O Sr. Collins, no entanto, garantindo que não guardava ressentimento em relação a sua jovem prima, e que jamais tomaria qualquer procedimento dela como uma afronta, sentou-se em outra mesa com o Sr. Bennet e preparou-se para o gamão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Orgulho e Preconceito e Zumbis
ActionOrgulho e preconceito e zumbis é uma versão ampliada do famoso romance de Jane Austen, incluindo cenas inéditas com zumbis partindo o crânio das pessoas para devorar seus miolos. na abertura da história, ficamos sabendo que uma misteriosa praga se a...