Capítulo 8: Defraudação

186 36 196
                                    

            Gabriel adentrou no escritório de Alberto naquela manhã ainda atordoado com o acontecimento da semana anterior. O jovem estava confuso e muito assustado com o rumo que a história havia tomado.

            — Então, você sente-se culpado – Alberto já foi afirmando antes de qualquer outra palavra ter sido dita.

            — Como sabe?

            — Meu jovem, eu te conheço – respondeu o pastor com um sorriso amistoso –, sei que se preocupa com os sentimentos que pode ter desencadeado na moça.

            — Alberto, a bíblia é clara ao falar sobre a defraudação.

            — 1 Tessalonicenses 4: 6 e 7, “e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. ” Sabe por que esse mandamento merece uma atenção especial?

            — Por quê?

            — Defraudar, do latim defraudāre, é um verbo que está relacionado com uma violação da confiança. Contudo neste caso se enquadra a defraudação emocional, que é quando alguém gera em outra pessoa uma expectativa ou um desejo que poderá saciar ou cumprir – Alberto fez uma pausa e o rapaz estremeceu. – Defraudar alguém é algo muito sério e pode acontecer inconscientemente. Quando isso acontece empecilhos são colocados na caminhada dos nossos irmãos. Por isso existem tantos conselhos com respeito a vestimentas das mulheres e a forma de um rapaz tratar uma moça. Em Mateus 18: 6 encontramos, “Entretanto, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”. Ser responsável pelo tropeço de alguém é um peso inimaginavelmente grande, mas você não fez isso meu rapaz.

            — Como tem tanta certeza?

Gabriel estava dilacerado, sentia-se responsável. E se tivesse dado esperanças sem que percebesse? E se não tivesse tratado-a como irmã, como a bíblia ordena? 

— Gabriel, me diga o que foi fazer lá aquele dia?

— Ué, eu já lhe disse. Fui deixar as coisas claras, tinha medo de ela ter interpretado mal minha amizade, queria que ela tivesse certeza de que não havia nada!

— Exatamente meu jovem, você estava cuidado dos sentimentos desta moça. O que você fez foi para protegê-la e isto não foi a causa das escolhas dela – Alberto suspirou –, eu conversei com ela e com os pais, a verdade é que haviam muitos outros ocorridos, infelizmente aquele foi o gatilho para que tudo viesse a superfície. Gabriel é uma promessa de Deus de que não há nada que esteja em oculto que não haja de ser revelado. Nosso Pai se mostrou fiel a você, da mesma forma que você se mostrou a Ele.

— Mas ela se desviou do caminho! – O rapaz demonstrou seu desespero.

— Você se lembra daquele caso de adultério em Coríntios, e o que Paulo aconselhou? – Perguntou retoricamente. – “Entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor. ” 1 Coríntios 5:5, são palavras fortes e aparentemente sem sentido, porém às vezes, na maioria delas, não vamos entender os planos de Deus no momento em que vivemos. Gabriel cada um faz a sua escolha, todos têm a chance de escolher qual caminho tomar, o que nos resta é orar e confiar no cuidado de Deus, para com a vida da Laura. Ela precisa escolher!

— Eu sinto um peso muito grande.

— “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. ” Mateus 11:28-30. Gabriel, esse peso não é seu, deixe-o aos pés do Senhor, Ele é o único que entende e consegue carregar o valor de uma vida!    

Quando Deus é o Autor - Pausado Onde histórias criam vida. Descubra agora