Turupom ?

11.3K 1.3K 21
                                    

Aaaaaaaaa estão me ouvindo gritar ? 1k de votos e eu estou muito feliz que estejam gostando dessa fanfic ❤️❤️ muito obrigada pelos votos e comentários, eu adoro ler cada um deles, riu bastante com alguns.

Como podemos ler na sinopse, um personagem tem transtorno explosivo intermitente, e eu comecei a fanfic me baseando na vida de um amigo – não tudo –, que sofre com este transtorno.

Mas eu parei de fazer isso a pedido dele, por vergonha e medo de ser julgado por coisas que fez. Ele trabalhava com o pai na oficina mecânica da família, até ter um surto de raiva e destruir o carro de um cliente e espancar ele. Entre outras coisas que não posso citar a pedido dele, e respeito muito isso.

Mas este não é o motivo que me trás aqui. Eu gostaria de esclarecer algumas coisas antes de continuar.

O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), classificado como um tipo de Transtorno do Controle dos Impulsos (TCIs), se caracteriza por episódios graves e isolados de agressividade de forma desproporcional ao evento que os desencadearam.

Os episódios são precedidos, na maioria das vezes, por um fator estressante e, sucedidos muitas vezes por intenso arrependimento.

Em relação à sociedade, esta condição é considerada por diversas vezes um ato temperamental de um indivíduo que reage grosseiramente aos fatos, sendo levada em conta apenas a partir do momento em que começa a prejudicar a rotina do mesmo ou de terceiros.

O paciente que sofre com este transtorno não possui um filtro pra sua raiva. As vezes por motivos bastantes fúteis, eles explodem exageradamente e desencadeiam uma crise severa de violência, que pode ser física ou verbal.

Com um tratamento adequado, terapias e outros recursos, é possível controlar esses episódios ou torná-los menos severos.

Eu minimizei isso na fanfic. Coloquei o Jimin como alguém capaz de controlá-lo diante de um acesso de raiva, quando na vida real, o Jungkook poderia agredi-lo quando Jimin se colocasse na frente dele.

O Jungkook nunca fez nenhum tipo de tratamento pro transtorno dele, ou seja, ele seria bem mais agressivo durante as crises dele. Eu deixei elas mais leves por que tem muitas pessoas sensíveis e outras que não entenderiam a situação, e poderia passar a odiar o personagem.

Segundo uma professora psiquiatra da universidade que estudo, é preciso amar muito o indivíduo pra conseguir conviver com o mesmo. Pq qualquer coisa é capaz de iniciar uma crise e ela não é bonita de se ver. Não estamos diante de um simples estresse e ataque de raiva, que qualquer ser humano tem de vez em quando, mas de um episódio grave de pura ira e descontrole. Uma pessoa que tem esse diagnóstico não consegue pensar nas consequências que vem depois.

Quando pessoas "normais" estão diante de uma situação em que ela tende a se irritar, ela ainda tem um pensamento antes de agir. Mínimo, mas tem. É claro que as vezes acontece da gente agir por impulso, sem pensar no depois, mas isso não significa que seja o TEI. Uma pessoa com TEI, nunca tem esse filtro.

Eu modifiquei isso também e coloquei o Jungkook muitas vezes tentando se controlar diante de alguma situação. Mas pela última vez, só para deixar bem claro, se fosse na vida real ele não conseguiria fazer isso, e teria explodido em todas as situações em que isso ocorreu, podendo até espancar alguém, talvez até a morte. Mesmo que não fosse intencional.

Eu só fiz essas mudanças pra história ficar um pouco mais leve. Mas quero deixar claro que TEI é um transtorno grave e que precisa de muita atenção e cuidados adequados.

Obrigada pela atenção. ❤️

O Garoto de Cabelo Vermelho - Jikook Onde histórias criam vida. Descubra agora