Sonhos e realidades

32 7 17
                                    

Mais uma vez as meninas estavam todas reunidas no campus da universidade. Pandora, Eduarda e Antonella estavam sentadas e conversando, Morgana ao chegar próximo a elas para e ainda em pé fica em silêncio. Assim que Morgana fica assim, todas param de conversar e ficam olhando para ela. Ninguém ousa falar algo, todas se entre olham e quando Pandora abre a boca para falar, Morgana levanta a mão direita com o dedo indicador levantado, Pandora logo entende o que isso quer dizer, respira fundo e vira para o lado para continuar conversando com as meninas. Morgana fala logo em seguida:

-Edu, eu posso mandar o texto que você me mandou hoje de manhã no nosso grupo?

Todas agora passam a olhar pra Eduarda que estava ficando com as bochechas rosadas, ela arruma os óculos e fala:

-Bem, você sabe sobre a questão do texto e tudo mais...

Morgana atravessa a fala dela:

-Mas eu não vou discutir isso, quero compartilhar um texto que eu gostei e quero falar sobre um tema que se encaixa nisso. Eu pensei nisso agora, mas não posso compartilhar um texto daquele sem pedir permissão. Posso?

Eduarda fica em silêncio, Antonella então fala:

-Edu, a gente não vai te forçar a falar de algo que você não queira e se o texto for compartilhado podemos te dar feedback e apoiar talvez, textos futuros.

Eduarda então balança a cabelo em consentimento e fala:

-Pode compartilhar.

Pandora então fala:

-Espera, tem que colocar a minha..  minha colega, amiga no grupo porque ela já tá chegando e melhor não deixar ela por fora do assunto.

Morgana fala:

-Coloca ela então e eu vou começar a falar depois que ela chegar.

Pandora mexe no celular e Morgana continua:

-Todo mundo tá conectado a internet né? Hoje a rede tá mais de boa, pelo menos espero porque dessa vez eu estou com 4G!

Antonella fala:

-Gatinha, se a rede piorar a gente usa sua internet, não precisa preocupar.

Morgana responde:

-Cara, mal coloco internet no meu telefone que vocês já querem usa-la.

Antonella:

-A senhora mesmo sabe que a rede do campus tem dia que não existe de tão péssima.

-Nunca tive problema desse tipo na biblioteca.

Responde uma garota dos cabelos lisos cor de mel.

Pandora ao lado dela fala:

-Gente, essa é a Sofia, ela é da minha sala.

Todas cumprimentam ela, ela se senta ao lado de Pandora e Morgana começa a falar:

-Meninas, eu acabei de enviar no nosso grupo um texto que a Edu fez e me mandou, antes de ler saibam: nós não estamos aqui para perguntar sobre a inspiração dela ou força-la falar sobre algo que a incomoda, estamos aqui para dar apoio, belê? Podem começar a ler e quando terminarem me avisa para eu começar a guiar a conversa até o ponto que eu quero.

-Meninas, eu acabei de enviar no nosso grupo um texto que a Edu fez e me mandou, antes de ler saibam: nós não estamos aqui para perguntar sobre a inspiração dela ou força-la falar sobre algo que a incomoda, estamos aqui para dar apoio, belê? Podem...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Uma ou outra garota falava "Nossa" ou "Wow". Enfim todas terminam de ler, Morgana fala:

-Eu não sei vocês, mas eu achei esse texto tão bom porque ele me guiou pela cena, consegui ver quase como num filme, e a Edu tem um motivo pra a escrita dela ser assim. Você quer falar Edu?

Eduarda vermelha fala em tom baixo:

-Bem, eu sempre me interessei por cinema e teatro, além da minha paixão por escrita. No inicio da minha adolescência eu tive meu primeiro contato real com o teatro, aulas gratuitas na Casa de Cultura da cidade. Lá eu percebi que era ao mundo da arte que eu pertencia, mas sempre duvidei do meu talento pra atuação, enquanto a escrita de roteiros, mesmo que ficassem bem medíocres, eu amava. Desde então eu já saí do teatro pra entrar na universidade e trabalhar pra ajudar minha família em casa. Tentei afogar minhas paixões e possíveis talentos mas não consegui. O artista não tem escolha, a arte dentro incomoda pra sair. Antes eu escrevia poemas de estruturas duvidosas, hoje tudo o que eu escrevo tem um pensamento de imaginar toda uma cena teatral. Esse texto mesmo tem marcações de cena, embora eu não estruture nomes antes das falas, eu ainda estruturo cenas e amo fazer isso. 

Morgana fala:

-No inicio antes dela me contar isso eu falei pra ela fazer uma página em uma rede social e postar, mas depois que ela falou sobre essa paixão e sonho de um dia viver da arte, eu logo perguntei: "Por que raios você faz direito em vez de teatro?". Eu até entendo essa questão de ajudar família e não fazer o que realmente quer, mas eu ainda gosto do curso que eu faço embora minha primeira opção fosse outra. Por isso eu pergunto pra vocês, quem aqui ama o curso que faz?

4 das 5 garotas levantam a mão. Morgana fala:

-Beleza, só Edu que não, mas quem aqui escolheria outro curso pra fazer?

4 das 5 garotas levantam a mão. Morgana fala:

-Letras é tão a cara de Pandora que a menina não quer nem saber de outra coisa. Enfim, vocês sabiam que podemos fazer matérias de outro curso né, e eu estou pensando da gente fazer. Quem faria?

3 das 5 garotas levantam a mão. Morgana fala:

-Por que não Sofia?

Sofia fala:

-Meninas, eu não sei se consigo fazer 2 cursos ao mesmo tempo, eu já tenho problemas de aprendizado e foco então o melhor pra mim é focar em uma coisa de cada vez. Vocês entendem? Me desculpa.

Antonella fala:

-Garota, você está certíssima em se conhecer e assim  saber seus limites e melhor seria se você não pedisse desculpa por isso. Eu topo só por curiosidade, não prometo ser a caloura em ciência da computação mais aplicada.

Morgana fala:

-Certíssima, falou tudo.. E eu serei uma caloura entusiasmada na história...

Morgana solta um sorrisão, pois era tudo o que ela mais queria. Eduarda então fala:

-O semestre já tá acabando, no inicio do próximo estarei matriculada numa matéria de teatro.

E foi ali o ponto de inicio que fez Antonella perceber que ciência da computação não era pra ela, que fez Morgana sair da universidade com 2 diplomas e fez Eduarda perceber que ser feliz fazendo o que ama é melhor do que insistir naquilo que você não gosta, ela abandonou o curso de direito e se formou com muito mérito em teatro.  

Antes que todas as meninas fossem embora, Morgana se aproximou de Eduarda, ela agradeceu pelo apoio, e Morgana então a chamou pra fazer uma consulta na sua psicóloga e o mais importante:

-Precisamos denunciar sua inspiração para o texto, o que aconteceu contigo pode estar acontecendo com outra garota. 


*Ligue 180: Central de atendimento à mulher em situação de violência


La FilleOnde histórias criam vida. Descubra agora