1. A mente humana precisa da sensação de fechamento pra seguir em frente.
2. A gente só encontra paz mental quando consegue organizar a vida em capítulos, mesmo que sejam capítulos tristes. Cada capítulo fechado é uma lição aprendida.
3. Mas se você não consegue tirar nenhuma lição daquela memória, você não sente o tal fechamento e sua mente te tortura com aquele capítulo aberto.
4. Por isso, se você tá remoendo demais uma história do passado, use o seu poder de contar histórias.
5. Você vai precisar de 20 minutos, um lugar quieto, uma folha em branco e uma caneta. Escreva no papel tudo que você pensa sobre as causas, as consequências, as pessoas envolvidas e o significado daquilo tudo. Deixa sua mente fluir no papel.
6. Mas fique avisado: no início, mexer nessa memória vai ser sofrido. Você pode acabar chorando, sentindo muita raiva, vergonha ou culpa nos primeiros dias. Pode dar vontade de largar a escrita e nunca mais mexer naquilo.
7. E conforme você repete o exercício nos próximos 5 dias, a sensação de fechamento vai surgindo. Um peso começa a sair dos seus ombros e você até respira melhor.
8. Por mais que você tenha todos os motivos do mundo pra nunca mais olhar pro passado, você ainda pode ser corajoso e assumir a responsabilidade de digerir essa memória. Porque você merece viver um novo capítulo, aqui e agora.