Outlander está só a dois episódios do fim da temporada e a Batalha de Culloden está próxima com toda a sua destruição, e neste episódio pudemos rever alguns personagens conhecidos e também fechar algumas pontas soltas.
O Príncipe Charles está com forças militares a cinco dias de Londres e ele deseja marchar e tomar a cidade. Jamie concorda com Charles por acreditar que assim possa evitar a Batalha de Cullonden, mas os seus conselheiros são contra esse avanço, acreditam que não tenham o número suficiente de homens para tomar Londres e acreditam que o melhor seja retornar à Escócia. Eles não gostam da influência que Jamie exerce sobre Príncipe Charles e decidem acabar com essa influência. Mais tarde descobrimos que o influenciável Charles é convencido a enviar Jamie, Claire, Dougal e seus homens para Inverness.
A noite, enquanto Claire está dormindo e acredito que após uma noite de amorzinho, Jamie a observa e fala ou faz uma oração para ela em gaélico: "Deus, proteja minha amada, minha pomba branca. E os filhos que um dia ela irá gerar. Protege-a da violência e do mal, neste lugar e em todos os outros lugares, nesta noite e em todas." - Claire acorda e pergunta o que ele está fazendo, Jamie diz que só queria vê-la dormindo em paz um pouco. Ela pergunta o que ele estava falando e ele diz que aproveita para dizer coisas que soariam como tolas quando ela estivesse acordada, mas quando ela dorme essas coisas tolas tornam-se verdades e são entendidas pelos sonhos. É uma cena linda e romântica, nitidamente Jamie já percebeu que perdeu a sua batalha, que a guerra vai acontecer, que os escoceses serão derrotados e o futuro que Claire previu acontecerá. Jamie está triste e se preparando, mesmo que inconscientemente, para deixar Claire partir. Uma cena romântica, mas muito triste também.
Quando eles estão retornando a Inverness são atacados por uma tropa do exército inglês, acontece um tiroteio com Rupert sendo atingido, coitado do Rupert que no episódio passado teve a barriga cortada por uma baioneta e agora levou um tiro no olho. Eles fogem, são perseguidos por soldados ingleses e acabam se escondendo em uma igreja. A cena de perseguição foi muito bem feita e cheia de ação.
Claire trata do ferimento de Rupert somente com uma faca e uísque. - Ai meu Pai e viva o século XXI com a anestesia! - Então, os ingleses cercam a igreja e exigem que eles se rendam ou irão queimar o telhado de palha da igreja. Jamie percebe que não há saída e fala que como tem a cabeça a prêmio vai se entregar em troca da liberdade deles. Dougal diz que dessa vez ele vai acabar na forca, mas Jamie diz que todos ali estão sob a proteção dele e que assim vai poder salvá-los. Claire começa a gritar por socorro dizendo ser uma refém inglesa. Ela diz para Jamie que podem usá-la para negociar com os ingleses porque eles não farão mal a ela. Jamie não aceita essa opção e não quer se separar dela, mas Claire diz que é a Senhora Broch Tuarach e que aqueles homens são a sua responsabilidade também. O acordo é feito, Jamie não quer se separar de Claire, mas ela diz para que ele confie que eles vão se encontrar novamente. Mais uma vez volto a falar da atuação de Sam Heughan e Caitriona Balfe, que conseguem transmitir toda angústia, medo e raiva de seus personagens. É também impressionante a química que os atores transmitem, que faz com que a conexão e cumplicidade de Jamie e Claire sejam uma das melhores coisas de Outlander.
Claire é levada pelos oficiais ingleses até a casa do insuportável Duque de Sandringham e é obvio que ela não fica nada satisfeita em revê-lo. O duque se dispõe a ajudá-la, pois aparentemente os ingleses parecem não confiar nele e ele quer ser salvo quando Jamie vier resgatá-la. Sem ter muito o que fazer, Claire acaba enviando uma mensagem para Jamie. Quem também está hospedada na casa do duque é Mary Hawkins, a querida amiga de Claire em Paris, que pede ajuda para fugir de um outro casamento arranjado. Antes de chegar à casa do duque Claire reencontra um antigo conhecido de Jamie, Hugh Munro, e consegue enviar um recado para Jamie que está indo para Bellmont ao invés de Halzemere.
Mais tarde Claire descobre que o criado do duque é um dos homens que a atacou e estuprou Mary em Paris, então o Duque de Sandringham revela toda a sua vilania como a cabeça por trás do ataque sofrido por elas, ele também nunca quis ajudá-la e a mensagem para Jamie foi só uma forma de atraí-lo para uma armadilha. Claire vê Hugh Munro no jardim e convence Mary a enviar uma mensagem para avisar Jamie e assim evitar a armadilha.
Jamie e Murtagh chegam e encontram Claire sendo feita de refém pelo criado do duque, ela consegue escapar e conta toda a verdade sobre o ataque e o estupro. Mary ao saber da verdade mata o homem que a estuprou, Murtagh com um machado corta a cabeça do Duque de Sandringham e a coloca aos pés de Claire e Mary dizendo que manteve a sua palavra e entregou a vingança aos pés delas.
Depois da tensão obtida durante a batalha no último episódio, este episódio foi mais leve tendo é claro um bom ritmo e marcado pelo suspense. Claire mais uma vez se mostrou ser uma mulher forte e corajosa e Jamie o homem que respeita, admira e que sempre está pronto para salvar a sua amada. Pontas foram amarradas e perguntas respondidas, até nunca mais Duque de Sandringham, com certeza não sentirei saudades. Foi bom rever o leal Hugh Munro como também Mary Hawkins que surgiu com mais atitude e coragem. Murtagh roubou a cena mais uma vez encarnando o vingador e recuperando a sua honra. E parece que tanto Jamie como Claire já notaram que eles não conseguirão mudar a história, não sei se eles ainda estão prontos, mas com certeza eu ainda não consigo estar pronta para o que virá.
OUT¹: Quando penso que o Charles virou homem, ele exila Jamie e ainda leva o seu cavalo? Realmente não dá para defender Vossa Alteza e para as favas com "marque-me", já deu do príncipe e das suas bobagens!
OUT²: O que foi Murtagh indignado com os erros de ortografia e gramática na mensagem escrita por Claire em gaélico, hilário!
OUT³: Não me sinto muito feliz em visitar o dentista, mas depois de ver os serviços oferecidos por Claire como "arrancadora de dentes", eu percebo como sou sortuda por viver nesse século.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhas de Outlander
RomanceEducadora, apaixonada por livros, séries e filmes. Gostaria muito de encontrar um portal e assim poder viajar no tempo por diversos lugares e épocas. Como ainda não achei viajo através das histórias dos vários personagens que encontro nesse universo...