"Os homens maus levaram a vovó." - Germain
Que belo episódio tivemos esta semana, apaixonadas e apaixonados por Outlander! Também sendo escrito pela criadora da saga, não poderia ser diferente. Voltarei a falar da autora Diana Gabaldon mais à frente, pois agora tenho outros pontos a discorrer.
Journey Cakes foi um episódio de memórias, despedidas, surpresas e temor. Quando Claire retornou ao passado para reencontrar Jamie depois de vinte anos, ela trouxe no bolso além da sua injeção, penicilina, fotografias de Brianna, também um PB&J - sigla para "peanut butter and jelly", sanduíche de manteiga de amendoim e geleia, um clássico americano - que foi preparado por Bree para que a mãe tivesse algo doce para se lembrar do seu tempo. Logo no início do episódio, Claire responde a Jamie que comprou amendoins porque quer que o neto experimente essa guloseima que por enquanto só existe na América do seu tempo. E mais uma vez é muito bom ver a interação entre Jamie e Claire. A reação de Brianna e Roger sentados na carroça, olhando para os dois e se divertindo com a conversa regada a bom humor e cumplicidade, representou bem a mim e acredito ao público que tanto ama esse casal.
No caminho eles encontram os restos de uma casa que foi incendiada e dentro os corpos dos moradores. Jamie chega à conclusão que aquelas pessoas foram vítimas de violência. Roger encontra uma menina que está queimada e agonizando. Percebendo que a criança não tem chance de se salvar, ele acaba com o sofrimento dela e junto com Jamie rezam pela salvação da alma dela. Uma cena bem triste e chocante.
Roger já estava decidido a voltar e fez com que Brianna prometesse que voltaria para o tempo deles assim que tivessem certeza de que Jemmy seria capaz de fazer a travessia. E isso ficou provado mais tarde quando em uma brincadeira com o Jovem Ian, Jemmy sentiu a pedra opala de Claire e que antes pertenceu a Dentes de Lontra - aquele espírito do índio que era também viajante do tempo e que Claire encontrou no meio de uma tempestade -, esquentar e depois chegar a partir. Eles percebem que além de Jemmy, só Claire, Brianna e Roger sentem a pedra esquentar e ouvem o zumbido provocado por ela. Então deduzem que Jemmy pode fazer a travessia e por tabela concluem que como o menino conseguiu partir a pedra, o dom de viajar no tempo seja mais forte nele por talvez ser filho de dois viajantes do tempo, assim Jemmy seria o filho legítimo de Roger.
Eles decidem que partirão dentro de um mês e começam as despedidas. Brianna e Roger com Marsali e Fergus, que já está à espera de mais um bebê - o casal coelhinho de Fraser's Ridge segue firme e forte -. Roger também se despede do Jovem Ian e deixa as terras que ganhou do governador Tryon para que ele cuide e consiga um dia ser novamente feliz. Lord John apareceu também para se despedir de Jamie e Brianna. Toda vez que vejo Lord John Grey aparecer na série sinto que o personagem foi tão mal aproveitado, o que é uma pena porque ele é um personagem tão importante na história. Enfim, John traz notícias e uma pintura atualizada do purgantinho, ops de William. E essa é a deixa para que Jamie conte para Brianna sobre o irmão que ela tem e eles também têm a sua conversa e o seu momento mais íntimo, mas ainda continuo a sentir muita falta da interação dos livros entre pai e filha. Claire e Brianna também se despedem. Foi emocionante, mas emoção mesmo eu senti quando Lizzie conversou com Brianna e soube que não iria com ela. Foi emocionante ver o amor e admiração de Lizzie que a acompanhou nos piores e melhores momentos de sua vida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhas de Outlander
RomansaEducadora, apaixonada por livros, séries e filmes. Gostaria muito de encontrar um portal e assim poder viajar no tempo por diversos lugares e épocas. Como ainda não achei viajo através das histórias dos vários personagens que encontro nesse universo...