O jogo

19 4 0
                                    

Daniel desde pequeno se destacava por seu intelecto e por seu comportamento na escola. Ele tirava boas notas e era admirado por todos ao seu redor. Seus pais, Ana e Edgar, ficavam orgulhosos por ter um filho como ele. Daniel era um garoto dedicado, focava no que queria e ia até o fim até conseguir. Ele era obstinado. Não tinha medo. Ele tinha autoconfiança e confiava muito em si mesmo. Tudo que ele queria, ele conseguia através de seu intelecto. Nos estudos, ele sempre aprendia e entendia o que lia. Na sala de aula, ele absorvia informações ao ouvir os professores ensinarem. Daniel era elogiado e isso só o fazia querer estudar mais e se dedicar mais ainda aos estudos. Daniel foi crescendo e se interessou por jogos. Além de gostar de ler livros, ele aprendeu a jogar xadrez. Este jogo lhe chamou a atenção, justamente por que o jogo exige dos jogadores atenção, estratégia e um bom raciocínio. Ele começou a se dedicar ao xadrez paralelamente aos estudos em sala de aula. Daniel ganhava de todos em brincadeiras que a escola fazia, ele sempre vencia no soletrando e nas perguntas dos assuntos vistos em aula. Com o tempo, ele foi se deixando levar pela sua alta capacidade intelectual e passou a se gabar de que ninguém era pário pra ele. Daniel cresceu e entrou no ensino médio. Ele se mudou de escola e nessa nova escola, Daniel continuou a se destacar em sala de aula. Porém, paralelamente a ele, apareceu Mateus, um jovem promissor e também muito inteligente. Ambos se cruzavam pelo corredor no primeiro ano. No segundo ano, houve mudança de sala e Daniel e Mateus ficaram na mesma sala. O leitor já deve imaginar o que esse encontro iria criar na sala. Isso mesmo. Competição! Daniel e Mateus passaram a competir em sala de aula e agora não era só Daniel que sempre tirava 10, mas também Mateus. A disputa entre os dois não ficou só na sala. Nas brincadeiras que a escola fazia, ambos participavam e se destacavam. Daniel se sentia mais motivado, assim como Mateus. Este também gostava de jogar xadrez e certa vez desafiou Daniel. - Vamos fazer um campeonato de xadrez? - perguntou Mateus.
- Vamos. Como vai ser? - perguntou Daniel.
- Vamos convidar pessoas da escola que queiram participar. Quanto mais jogadores, melhor. Serão 2 rodadas. Os que vencerem as 2, vão para a final e se enfrentam. O que acha? - perguntou Mateus.
- Ótimo! Achei legal a ideia. - disse Daniel.
O campeonato foi divulgado pela escola e atraiu alguns alunos, não só garotos, como também garotas. Os vencedores da fase final receberiam uma medalha. Cíntia foi uma das garotas a se interessar pelo campeonato. Ela era uma garota esforçada e dedicada aos estudos e trabalhos. A sua organização era de se impressionar. O campeonato tinha dia marcado. Na segunda-feira começaria. Daniel treinou no fim de semana e se preparou para vencer. Ele estava confiante de que ganharia em primeiro lugar. Mateus também se preparou e treinou no final de semana. O fim de semana passou e chegou a segunda-feira. Dia do campeonato. Os jogadores estavam presentes, alguns preparados, outros não.
Todos conheciam as regras do xadrez e alguns gostavam do jogo, outros apenas gostavam de competir. Daniel gostava de jogar, mas passou a gostar de competir quando conheceu o Mateus, que gostava de jogar e competir. O campeonato começou. Daniel venceu as primeiras partidas, assim como Mateus. Cíntia foi um destaque na primeira rodada e conseguiu vencer e passar para a final. Teve um pequeno intervalo. Quando retornaram, a segunda rodada começou. Daniel venceu ao seu primeiro oponente e seu próximo adversário era a vencedora da partida entre Cíntia e Vitória. Cíntia não conseguiu vencer e foi derrotada por Vitória. Mateus também venceu seu primeiro oponente e seu próximo adversário seria um jovem chamado Edu. A disputa entre Daniel e Vitória resultou na vitória de Daniel, assim como Mateus venceu a Edu. O próximo adversário de Daniel era Mateus. Eles se cumprimentaram, sentaram-se e começaram o jogo. A disputa entre os dois não foi tão rápida quanto as outras e se via na expressão facial de ambos, uma certa apreensão. Porém, Daniel cometeu um erro e foi derrotado por Mateus. Isso nunca havia acontecido antes, mas ele havia encontrado um oponente a altura. Daniel ficou em segundo e voltou pra casa com uma medalha de prata. Porém, ele não entendia o porquê de ter perdido e não aceitava ter sido derrotado em um jogo que ele tanto gostava. Daniel ficou triste e desmotivado. Ele ainda tentou participar de outros campeonatos na escola, mas não estava concentrado e passou a perder. Ele começou a se questionar se ele era realmente capaz de fazer alguma coisa. "Eu pensava que eu sabia jogar xadrez, mas hoje vejo que não sei de nada", assim pensava. Alguns dias se passaram e Cíntia se aproximou de Daniel. Ela percebeu que ele estava mais distante e estava um pouco diferente. Ambos conversaram e ela sabia qual era o problema dele. - Ei! Eu sei que você queria vencer, eu também queria. Mas foi só um campeonato, haverá uma outra oportunidade pra gente. Não fique assim, vai ter um campeonato escolar no fim do mês. Vai ter o masculino e o feminino. Vamos participar! - disse ela.
Daniel ouviu suas palavras e ficou animado. Cíntia lhe pediu que a treinasse e assim ele estaria a praticar também para o campeonato. Daniel pensou e decidiu ajudá-la. Mateus se deixou levar pela má fase de Daniel e acreditava que iria derrotá-lo de novo. Cíntia e Daniel foram se aproximando, na medida em que Daniel a encontrava para ensiná-la um pouco do que sabia de xadrez. Em um certo encontro, eles se beijaram. Mas desviaram sua atenção para o tabuleiro. Os dias passaram. Daniel havia treinado Cíntia para o campeonato feminino de xadrez. Ele também estava pronto e mais determinado para o campeonato masculino.
Mateus também se preparou. O grande campeonato escolar chegou e Cíntia antes de entrar na sala onde ia acontecer o campeonato feminino, deu um abraço apertado em Daniel e o beijou. - Boa sorte! - sussurrou ela, em seu ouvido.
Daniel ficou um pouco sem graça, mas também lhe desejou boa sorte. Assim que ele entrou na sala, viu Mateus do outro lado, a olhá-lo. Ambos se encararam. Cada um sentou em sua respectiva mesa e o campeonato começou. Eram três rodadas. A primeira, Daniel venceu, assim como Mateus. Cíntia também passou para a segunda. Cada rodada tinha um pequeno intervalo. A segunda, Daniel venceu e passou para a terceira, onde enfrentaria Mateus. Cíntia venceu e foi para a rodada final.
O primeiro adversário de Daniel seria Mateus. Após o intervalo, eles se dirigiram a mesa, cumprimentaram-se e sentaram. Mateus deu um sorriso irônico e Daniel o olhou seriamente. O jogo começou. A disputa entre os dois estava acirrada. Daniel estava mais atento. Enquanto Daniel enfrentava a Mateus. Cíntia enfrentava a Vitória. O tempo estava acabando tanto para Daniel, quanto para Mateus. Este começou a suar e ficou apreensivo. Daniel se manteve calmo e concentrado. O nervosismo e a preocupação com o tempo fez Mateus cometer um erro e Daniel o venceu. Cíntia também conseguiu vencer a Vitória. O próximo adversário de Daniel foi um jovem chamado Bruno, este não durou muito tempo no jogo. Daniel venceu o campeonato e ganhou em primeiro lugar. Cíntia enfrentou uma jovem chamada Estela e a vitória para Cíntia ficou mais fácil. Cíntia venceu o campeonato. O que tanto Daniel, quanto Cíntia queria, eles conseguiram. O treinamento surtiu efeito e ambos levaram uma medalha de ouro para a casa e um troféu. Eles se reuniram e comemoraram juntos. Cíntia agradeceu a Daniel e ele a pediu em namoro. Naquele dia, ambos não só ficaram contentes com a vitória no campeonato, como também ficaram felizes em iniciar uma nova fase juntos.

CONTOS & CRÔNICASOnde histórias criam vida. Descubra agora