Feminismo: conceitos

88 7 3
                                    

Mas afinal, o que é feminismo? Apesar de ser um movimento complexo, de significados plurais, é importante que levantemos algumas questões básicas que parecem guiar todas e todos aqueles que se afirmam feministas: o feminismo seria um movimento emancipatório, uma perspectiva teórica e prática de libertação de homens e mulheres. O movimento feminista está associado a uma percepção de que ao longo do tempo foram criados papeis que passaram a definir comportamentos a homens e mulheres, estabelecendo padrões e de alguma forma marginalizando ou punindo aqueles que não os cumprisse. Estes modelos de comportamento são construções culturais e históricas, que respondem a interesses políticos e econômicos de diferentes grupos e que, pouco a pouco, vão sendo naturalizados. O Feminismo tenta exatamente mostrar as desigualdades que essa situação impõe a homens e mulheres, o que acaba por limitar suas existências.

O Feminismo é uma questão que vem ganhando expressão nos diversos espaços públicos, sendo um tema que embasa pesquisas e produção científica, bem como mobiliza ações de conscientização por meio da arte e da ocupação de espaços de poder antes reservados aos homens. Porém, talvez exatamente por esta visibilidade do movimento, é possível observar que uma série de discursos que distorcem o que é o feminismo, no intuito de apresenta-lo sob uma ótica negativa. Portanto, mostra-se fundamental demonstrar o equívoco de algumas colocações recorrentes sobre o feminismo e que são disseminadas por aqueles que, por algum motivo, se sentem prejudicados pela libertação de homens e mulheres. Pensando sobre esta necessidade de uma melhor compreensão sobre a visão feminista, procuramos responder os questionamentos mais comuns postos para o movimento feminista.

O feminismo é a mesma coisa que o machismo?

Não, não é. O Machismo é uma compreensão que compreende a existência de diferenças naturais entre os sexos, recusando a perspectiva de igualdade entre homens e mulheres, expressando-se por atitudes e palavras que acaba acentuando a situação de opressão feminina. O Feminismo tem um viés libertário, tanto para homens quanto para mulheres, possibilitando que os indivíduos consigam ultrapassar os papeis a eles atribuídos. O machismo é um aspecto estrutural da sociedade.

As feministas odeiam os homens?

O Feminismo não se mobiliza pelo ódio, e sim por amor à humanidade, possibilitando que cada um possa ser o que quiser em relação a seus desejos e possibilidades. O feminismo não combate os homens, mas sim o pensamento machista que está presente na sociedade e que é reproduzido por homens e mulheres e que é vivenciado por todas e todos

O feminismo combate o modelo único e utópico de ser homem ou ser mulher e que, ao longo dos séculos motivou sofrimento e atos de violência contra as mulheres. É possível verificar essa construção de um modelo feminino que se propagou por meio da cultura por meio de uma música elaborada por Mário Lago e Ataulfo Alves e lançada em 1942, denominada “Ai que saudades da Amélia” e que apresentava um ideal feminino associado à submissão e à “falta de vaidade”. Abaixo encontramos a letra da referida e convidamos você a refletir sobre a mesma.

Ai que saudades da Amélia (Ataulfo Alves/Mário Lago)

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê, você quer
Ai, meu deus, que saudade da amélia
Aquilo sim é que era mulher
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
Quando me via contrariado
Dizia: "meu filho, o que se há de fazer!"
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

HISTÓRIA DAS MULHERES E FEMINISMOOnde histórias criam vida. Descubra agora