Apresentação

119 8 1
                                    

Podemos começar este livro com um pequeno desafio: tente se lembrar das suas aulas de história e pense em quantas personagens históricas femininas você consegue lembrar? Bem poucas não é verdade? E por que será que isso acontece, que conhecemos tão poucas mulheres que atuaram de forma decisiva nos mais diferentes eventos históricos? Será que as mulheres não tiveram nenhuma relevância nos processos históricos, não contribuíram em nada para os acontecimentos que estudamos nas aulas de História ao longo do Ensino Fundamental e Médio? Ou será que as ações femininas ficaram invisíveis aos nossos olhos?

Neste módulo iremos refletir sobre o feminino e alguns conceitos a ele relacionados, acompanhando as reflexões realizadas ao longo do tempo e, assim, poderemos averiguar que as atribuições de papeis a homens e mulheres mudam ao longo do tempo e estão vinculadas a determinados interesses políticos e econômicos de cada momento e sociedade. Essa constatação pode se tornar libertadora, pois no momento em que compreendo que discursos que dizem o que uma mulher ou um homem devem ser não são questões naturais e sim culturais posso ter um maior poder de decisão sobre meu destino, passo a me perceber como um sujeito de escolhas.

Os próximos itens visam auxiliar no avanço do conhecimento teórico sobre estas questões, permitindo uma maior compreensão sobre a temática de gênero e feminino.

HISTÓRIA DAS MULHERES E FEMINISMOOnde histórias criam vida. Descubra agora