A sociedade prosperou por um relativo curto período, como um platô antes do declínio de uma reação. É irônico que por muito tempo se julgasse a influência negativa do progresso que o homem trouxe ao planeta. Talvez por esse tipo de pensamento ninguém poderia prever o que viria a seguir.
A ação humana na terra, a produção de energia, cultivo de alimentos e promoção do modo de vida moderno, emitiam todos os anos toneladas de compostos de carbono no ar. Esses compostos acumularam-se em grande quantidade na atmosfera. Uma parte contribuindo como gás de efeito estufa, outra parte era convertida em oxigênio por plantas terrestres e algas marinhas.
O que ninguém sabia é que esse acréscimo na oferta de dióxido de carbono levou à uma resposta do planeta. Saturados do gás, os organismos autótrofos que o consumiam, aumentavam gradualmente a taxa de conversão desde o início da revolução industrial. Não havia ou não se tornou notório nenhum estudo que comprovasse um aumento de fotossíntese. Com a ação do homem durante os séculos, as plantas se tornaram mais eficazes em transformar dióxido de carbono em oxigênio.
Com o fim do cultivo de alimentos, produção industrial e principalmente mudança na matriz energética, a injeção de dióxido de carbono proveniente do homem caiu abruptamente na atmosfera.
Os seres que faziam essa conversão já não trabalhavam com concentrações da era pré-industrial, então o desequilíbrio na troca foi inevitável.
O planeta se tornou supersaturado de oxigênio em questão de meses.O equilíbrio no planeta é bastante parecido como de um único organismo. Ao invés de tentar entender algo como positivo ou negativo, é preciso compreender que existem limites de concentração seguros de cada substância na natureza. O oxigênio é vital para o homem e os animais, mas em altas concentrações pode tornar-se venenoso.
A solução emergencial foi o desenvolvimento de um injetor de atmosfera controlada que poderia ser sintetizado nos AMN. Este injetor manteria um ambiente fechado com ar respirável. Acontece que se tratava do início da produção de insumos moleculares. Menos de 10% da população possuía assimilador próprio. Quando os primeiros sinais apareceram, muitas pessoas começaram a ter alucinações, o que causou uma histeria coletiva. Os poucos que possuíam a tecnologia trancaram-se em suas casas. Os pequenos comércios locais fecharam e os que ficaram de fora pereceram.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Caso encerrado em 3034
Ficção CientíficaEm 2003 Marco recebe um e-mail intitulado "Do futuro".