Do sânscrito, grosseiramente traduzido como igual/mesmo (sama) e fluir (sarati). O fluxo contínuo. Para o bramanismo, estamos atados ao samsara, sujeitos à ignorância que retém a consciência dentro dos mundos dos renascimentos. Samsara é uma grande roda onde tudo se repete de acordo com o dharma (a Lei) e o karma (a Ação).
Para os povos iorubás, a história é cíclica e a resposta aos sofrimentos do presente está na repetição. O próprio ser é em si a repetição de parte de seus antepassados e divindades.
Em Eclesiastes 3:15 está escrito: " Assim, tudo o que há, já havia existido; o que será, já existiu antigamente;"
A terceira lei de Newton prevê que para toda força de ação aplicada a um corpo, surge uma força de reação em mesma intensidade e direção, mas com sentido oposto.
O movimento solar, as estações do ano, as marés e, consequentemente, o tempo de colheita, são todos cíclicos. E essa noção de tempo guiou a humanidade por milênios. Dentro da nossa cultura orientada ao trabalho, o tempo é tido como finito e a noção de que estamos presos em infinita repetição não é intuitiva e, para falar a verdade, é bem deprimente.
No entanto, na sabedoria dos antigos, tudo dentro do samsara – ou, tudo dentro da história – é efemeridade.
Nada é permanente, tudo está em fluxo. E se repete.
Yoongi se viu no centro de um palco, as luzes ofuscam sua visão, os gritos altos são abafados pelo ponto eletrônico dentro do ouvido. Dezenas de milhares de pessoas são como pontos de luz espalhados na sua frente. Tudo é grande demais. Ele olha ao redor e encontra um par de olhos, tão grandes e brilhantes quanto a multidão que se estende sobre ele.
Olhos castanhos, tão conhecidos; Hoseok sorri para ele. Um riso leve, solto. Ele dança ao ritmo da música para uma plateia alucinada. É poderoso, na mesma medida que é gracioso. É impossível desviar o olhar quando ele dança.
Então Yoongi se percebe parado numa plataforma, o chão desce o levando para baixo do palco. Passam por ele Namjoon, Seokjin, Jungkook, Taehyung; Eles sorriem e brincam uns com os outros, suados, exaustos, mas felizes.
Alguém passa o braço por seus ombros.
"Vem, hyung. Vamos ver os fogos" a voz chama. Ele reconheceria aquela voz em qualquer existência. Ansioso, ergue os olhos para vê-lo; É Jimin. Ele tem os cabelos pintados de loiro e um sorriso largo nos lábios. É uma versão saudável e feliz de Jimin.
Yoongi o segue sem saber para onde vai.
Hoseok vem atrás, ofegante. Yoongi por instinto pega em sua mão para chamar a atenção.
"O que foi?" Hoseok pergunta.
Mas Yoongi não sabe responder. É uma memória? Não, é uma sensação. Um fantasma onde existiu uma memória. Aquele incômodo de quem tem um Deja Vú e não sabe explicar direito, ou de quem esquece o que ia dizer. Está na ponta da língua, mas não sai.
Hoseok ri e pergunta se ele está bem. Yoongi diz que sim. Está tudo mais que bem, no seu coração ele sabe. E é suficiente.
🌈
Enfim chegamos ao final!
Eu queria agradecer a cada pessoa que tirou um tempinho para ler essa história. Em especial a @heartpiercerth, obrigada por todo apoio e por toda palavra de carinho, é incrível ler os comentários e saber que tem alguém vivendo aquela história com você; e a @joonatello que foi a pessoa que primeiro leu o que eu escrevia e não tinha coragem de publicar, obrigada por me incentivar sempre.Obrigada!
VOCÊ ESTÁ LENDO
quando me tornei você | jhs+myg
FanfictionJung Hoseok é um dançarino de Gwangju tentando a vida em Seul, Min Yoongi é um fotógrafo freelancer envolvido num relacionamento destrutivo. Eles não têm nada em comum até que uma tragédia une suas vidas. Agora eles estão conectados de maneira irred...