O dia se passou calmamente, nada de anormal no navio. As mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas e com as mesmas conversas vulgares e intrometidas sobre as vidas alheias nas instalações da primeira classe. Ao cair da noite, todos se preparavam para o jantar.
Iasmin arrancou uma folhinha do calendário na parede. Dia 3 de setembro de 1981. O relógio marcava 18 horas e tanto a advogada como a atriz não estavam com nenhuma vontade de se retirarem de seu camarote duplo de primeira classe, no convés B, onde se localizavam os mais luxuosos de todo o Princesa Isabel. Iolanda praticamente invadiu a cabine, como se fosse convidada para estar ali presente.
— Boa noite, prontas?
— Iolanda... — A advogada levantou e serviu-se de um copo de água. — Não estou com a mínima vontade de sair hoje, pretendo comer na cabine mesmo.
— O clima está agradável hoje, vamos!
— Só se for para você! Está começando a esfriar...
Júlia se levantou da cama, onde estava sentada lendo uma revista qualquer, subtraída da biblioteca. — Vamos, Iasmin, tenho um motivo especial para sair hoje.
Iolanda sorriu, maliciosamente. — Parece que o capitão não mexe apenas com os comandos do navio, não é, Villanueva?
Júlia apenas revirou os olhos, limitando-se apenas a olhar para ela desprezadamente. Por fim, Iasmin levantou-se e se trocou em 5 minutos. Iolanda quase caiu para trás.
— Calças compridas, Iasmin? Nos jantares do navio deve-se usar vestidos, deve-se estrear um vestido novo todo dia e...
— Nos jantares do navio, deve-se cuidar de sua vida, sabia? — Júlia fechou a gaveta da penteadeira com força. Iolanda não teve tempo de responder pois um camareiro do navio bateu na porta.
— Está aberta.
— Encomenda para a Senhorita Júlia.
Um buquê de rosas vermelhas ENORMES fora depositado na mesa de café da manhã, e Júlia tomou o cartão em mãos. A herdeira dos Reyes apenas fechou a porta e esperou a amiga ler o bilhete.
— "Júlia. Sinto muito pelo jeito catastrófico em que nossa agradável conversa terminou ontem pela manhã. Espero ter mais de um milhão de oportunidades de passar com você novamente. Com carinho, Arthur." — A atriz dobrou o bilhete ao meio e o depositou no envelope de novo, incrédula. Apenas o atirou na mesa, tirou as flores murchas do vaso e colocou as rosas.
— Fisgou um peixão, hein? — Iolanda forçou intimidade, dando um tapinha no braço da atriz.
— Fisguei. Arrume um pra você, talvez assim você fique menos... entediada.
— Qual foi, atriz? Se bem que você anda meio safada, não? Sabe, diziam que a sua mãe era assim, meio... solta.
Júlia era um poço de paciência, até mexerem com os seus. Pegou a outra pelo braço violentamente e a sacudiu. — Qual é a tua, hein?
Iasmin se enfiou no meio, empurrando as duas para lados opostos. — PAROU! Iolanda, você foi muito arrogante com a Júlia, que é minha amiga, e comigo também ao vir sem ser convidada. Realmente o clima não está bom para suas palhaçadas. Você passou dois ou três dias trancada na sua cabine, perdendo seu tempo precioso, mas vir aqui despejar o seu veneno acumulado também não rola, então dá licença, obrigada. — Sem deixar oportunidade de reação, Iasmin empurrou a irmã para o corredor e fechou a porta.
Ao ser jogada no corredor, Iolanda caiu sobre uma cadeira. Pareceu um conto de fadas quando Carlos Enrique apareceu magicamente e lhe estendeu a mão. — Você se machucou?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Escotilha Da Liberdade
Ficção GeralEm uma viagem de navio da Espanha para o Brasil, a jovem advogada Iasmin se vê entre a cruz e a espada, tendo que decidir entre seguir uma vida infeliz casando com um homem que não ama, ou enfrentar a realidade, se entregando a uma imediata paixão a...