A porta abriu e uma bruxa alta de cabelos negros, vestes verde-esmeralda e rosto muito severo apareceu diante deles.
— Alunos do primeiro ano, Profa. Minerva McGonagall – informou o homem grande que os conduzia.
— Obrigada, Hagrid. Eu cuido deles daqui em diante. - falou a professora, escancarando a porta.
O saguão era enorme, como havia imaginado quando leu "Hogwarts: uma História". As paredes de pedra eram iluminadas por archotes flamejantes, o teto era alto demais para se ver, e uma imponente escada de mármore em frente levava aos andares superiores.
Os calouros acompanharam a Profa. Minerva pelo piso de lajotas de pedra. Podia-se ouvir o murmúrio de centenas de vozes que vinham de uma porta à direita – com certeza dos alunos dos outros anos que deviam já estar reunidos. A Profa. Minerva os levou a uma sala vazia ao lado do saguão, na qual ficaram um pouco apertados, olhando, nervosos, para os lados.
— Bem-vindos a Hogwarts – disse a Profa. Minerva. Hermione reparou melhor então, ela era alta, tinha os cabelos negros e vestes verde esmeralda, um rosto muito severo e um tom automaticamente respeitável, ela achou.
—O banquete de abertura do ano letivo vai começar daqui a pouco, mas antes de se sentarem às mesas, vocês serão selecionados por casas. A Seleção é uma cerimônia muito importante porque, enquanto estiverem aqui, sua casa será uma espécie de família em Hogwarts. Vocês assistirão a aulas com o restante dos alunos de sua casa, dormirão no dormitório da casa e passarão o tempo livre na sala comunal.
"As quatro casas chamam-se Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. Cada casa tem sua história honrosa e cada uma produziu bruxas e bruxos extraordinários. Enquanto estiverem em Hogwarts os seus acertos renderão pontos para sua casa, enquanto os erros a farão perder. No fim do ano, a casa com o maior número de pontos receberá a taça da casa, uma grande honra. Espero que cada um de vocês seja motivo de orgulho para a casa à qual vier a pertencer.
"A Cerimônia de Seleção vai se realizar dentro de alguns minutos na presença de toda a escola. Sugiro que vocês se arrumem o melhor que puderem enquanto esperam."
Ela demorou seu olhar em Neville, que tinha a capa afivelada debaixo da orelha esquerda, e no nariz sujo de Rony - para o qual Hermione não pôde deixar de pensar, com certa satisfação, que o havia avisado da sujeira antes. Harry Potter, ao lado do ruivo, parecia nervoso também, e tentou achatar os cabelos.
—Voltarei quando estivermos prontos para receber vocês – disse a Profa. Minerva, e pediu antes de se retirar– Por favor, aguardem em silêncio.
Quando ela o fez, Hermione respirou fundo com a maior discrição que pôde, e engoliu a seco sem perceber, perdendo os olhos naquela sala também imensa. A garota estava muito nervosa: ela estava certa de que, conforme havia lido, nenhuma das quatro casas - exceto pela Sonserina, talvez - seria ruim de se estar. Mas, agora que havia se identificado com a Grifinória, criado apreço e admiração pelos bruxos que haviam vindo dali e suas histórias, era difícil pensar na possibilidade de ir para qualquer casa que não fosse aquela - e embora tivesse lido bastante sobre tudo, ela não tinha certeza dos critérios que a cerimônia de seleção levaria em conta - e, de toda forma, seria uma grande coisa, para a escola inteira ver, o que já a deixava suficientemente nervosa.
Enquanto pensava demais sem perceber, Hermione se esforçou para controlar a própria respiração e parar de pensar naquelas coisas que, gostando ou não, estavam fora de seu alcance por agora - e foi quando ouviu Harry e Rony conversando.
— Mas como é que eles selecionam a gente para as casas? – Harry perguntou a Rony, parecendo preocupado.
— Devem fazer uma espécie de teste, acho. Fred diz que dói à beça, mas acho que estava brincando. - o ruivo respondeu, dando de ombros, mas sua expressão era um pouco aborrecida também.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Pedra Filosofal - Por Rony W. e Hermione G.
FanfictionRonald "Rony" Weasley, ao completar onze anos, é o sexto filho de sua família bruxa a ir para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, enquanto Hermione Granger é apenas uma garota londrina com pais não-bruxos para quem as coisas estão prestes a mu...