"Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou. Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus". (Filipenses 3:13-14)
Ao perceber que outros veículos se aproximavam, principalmente os maiores do que eu, uma de minhas primeiras reações foi olhar para trás. É óbvio que não deu certo, quase caí muitas vezes!
Olhar para trás é importante para desviarmos do que aprendemos ser prejudicial, mas se focarmos nele corremos o risco de tropeçar.
Um novato como eu claramente teria dificuldades de manter o equilíbrio ao desviar o olhar para trás, mesmo que por poucos segundos.
Isso significa que, se o nosso passado nos leva a cair, então não estamos preparados para trazê-lo ao presente.
Os anjos do SENHOR disseram a Ló que saísse de Sodoma e Gomorra, cidades prestes a serem destruídas, junto com sua família e lhes ordenaram que não olhassem para trás.
Entretanto, durante a fuga, a mulher de Ló olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal.
Se quiser caminhar para frente, precisa tirar o pé do passado, que te faz regressar.
No filme "A Cabana", o protagonista questiona a Deus sobre o porquê de Ele o ter colocado em um lugar que fez parte de um momento sombrio de sua vida. E Deus responde: "Foi aqui que você ficou preso".
E isto é verdade, muitas vezes nos tornamos escravos de experiências ruins pelas quais passamos por não conseguirmos superá-las. Mas não precisamos fazer isso sozinhos.
Deus está além do nosso tempo, Ele sabe como trabalhar no passado, no presente e no futuro, de forma que todas as coisas cooperem para o nosso bem.
Na maioria das vezes em que o povo de Israel se deparou com conflitos, sua atitude era regressar ao Egito, sua terra de escravidão. Eles se iraram, se entristeceram e até se lamentaram. Diante dos maus momentos, a vida no Egito, ao seu ver, foi bem melhor.
Percebemos que estamos cativos de um passado tenebroso quando o comparamos superiormente com o que vivemos hoje, como uma forma covarde de se queixar.
Caso estejamos colhendo frutos podres de tempos passados que interferem em nosso progresso atual, podemos pedir ao Pai que arranque essas raízes de amargura e nos dê novas e boas sementes para semear.
Deus é especialista em curar feridas, sejam elas marcas deixadas por pessoas (como traições, rejeicões, abandono, omissão, palavras amargas, abusos), ou traumas, perdas e frustrações.
Pelas feridas de Jesus, fomos curados. Pelo seu sangue, fomos libertos. Pela graça somos salvos. Pelo seu amor, fomos santificados.
Viva as boas obras que Deus predestinou para você. Não olhe para trás.
~ Referências Bíblicas (para edificação completa):
• Gênesis 19:1-29 (a destruição de Sodoma e Gomorra)
• Romanos 8:28 (Deus e cooperação universal benigna)
• Números 21:5 (Israel se queixa a Deus)
• Isaías 53:5 (curados pelas feridas)
• Efésios 1:7 (livres pelo sangue)
• Efésios 2:6 (salvos pela graça)
• Hebreus 13:12 (santos pelo amor)
• Efésios 2:10 (predestinado para as boas obras)Ah, e não se esqueça de votar, assim você estará promovendo esta obra e, consequentemente, o Reino.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Deus Anda de Bicicleta
SpiritualÀs vezes, Deus fala conosco através de coisas pequenas, processos comuns, momentos inesperados, sensações, e até situações ruins. Deus está sempre falando, cabe a nós ouvir. Quero compartilhar as maravilhosas experiências que tive com Deus enquanto...