Segunda-feira era o primeiro dia de aula depois das férias de inverno, que Ruby queria poder ter durado mais. Se as coisas já estavam puxadas no semestre passado, imagina agora! A turma estava tendo aulas a tarde todo dia de reforço para o vestibular, que seria no final do ano. E sábado ainda tinham as reuniões do jornal da escola, se bem que essas reuniões eram tão gostosas que nem soavam como uma obrigação ou um peso a mais.
Ruby pegou carona com o pai aquela manhã para ir à escola. Normalmente ela (e a maior parte dos alunos) ia de bicicleta ou a pé para a escola; mas como esse mês era muito frio, eles pediam aos pais que lhe dessem carona.
Foi bom ver a turma toda reunida mais uma vez, embora Ruby sentisse um aperto no coração quando pensava que daqui a pouco tempo estariam separados. Não separados efetivamente, já que a maioria ia para a Queen 's, a universidade mais próxima que ficava na maior cidade da região. E mesmo que se distanciassem, não era como se nunca mais fossem se ver, já que Avonlea era uma cidade pequena e todas as famílias se conheciam; mesmo quem se mudava para uma cidade maior sempre voltava para matar a saudade do lugar. Mas mesmo assim, não seria a mesma coisa; estavam juntos praticamente desde o primário, tinham suas histórias e suas piadas internas. O coração de Ruby sofreu mais uma pontada quando ela pensou em Gilbert. O garoto já tinha comentado que queria medicina, que é um curso muito concorrido; ele iria tentar várias faculdades diferentes, e Ruby torcia para que desse certo de primeira e ele fosse para a Queen 's também.
O intervalo da manhã teve um acontecimento: um spotted da escola foi criado. O perfil começou a seguir todos os alunos do ensino médio e, quinze minutos depois, fez um post sobre Josie e Billy estarem flertando. Foi um surto coletivo. Todo mundo queria saber quem seria o administrador da página, do possível lance entre Billy e Josie e, secretamente, várias pessoas começaram a se perguntar se deveriam mandar uma mensagem anônima para alguém.
⁃ Eu acho uma ideia incrível! Você pode jogar um verde em alguém, se declarar anonimamente, ou até espalhar fofoca! - comentou Josie com as garotas enquanto estavam esparramadas num canto do pátio, comendo e conversando
⁃ Pra quem foi o primeiro alvo você tá bem de boa né?! Eu não estaria tão animada assim. A não ser que você seja o spotted! - disse Jane.
⁃ Até parece - respondeu Josie revirando os olhos. - Eu só estou feliz por algo finalmente estar acontecendo nesse lugar.
⁃ Ai eu vou ter que concordar com a Josie. Embora eu ache essa ideia do spotted patética, não dá pra negar que vai dar uma movimentada na escola. Deveríamos escrever sobre isso no jornal. - falou Anne.
⁃ Não sei porque você não faz jornalismo Anne. Se daria muito bem - comentou Tillie.
⁃ Ela vai se dar bem em o que quer que escolha. - Diana entrou na conversa, pegando na mão da melhor amiga.
As meninas tinham tido muitas conversas sobre isso, principalmente no semestre anterior. Todas concordavam que era cruel exigir delas tão cedo que decidissem o que queriam fazer da vida. Mas, de um jeito ou de outro, todas tinham acabado por escolher alguma coisa. Menos Anne, que ainda ficava muito nervosa por não saber para que prestar vestibular. Ruby ficava até com raiva dela de vez em quando, já que o que quer que fosse que Anne escolhesse ela com certeza iria entrar, já que era a aluna mais brilhante da turma, só perdendo talvez pra Gilbert.
Durante o resto do dia pipocaram várias postagens do spotted. Eram declarações anônimas, possíveis flertes, algumas alfinetadas e várias fofocas. A sorte era que grande parte das fofocas a maioria das pessoas já sabia, ou ao menos suspeitava sobre.
Mas, realmente, quem quer que tenha feito o perfil anônimo, tinha conseguido dar uma movimentada na escola, ou melhor, na cidade: o spotted foi o assunto da semana.
Ruby começou a ficar ansiosa. Várias meninas tinham sido citadas em posts da página: Tillie recebeu duas cantadas explícitas, e Diana um batalhão de posts de admiração, até Anne tinha um post para chamar de seu. Ruby não.
Ruby era conhecida por ser fofa, gostava de se arrumar, mas era muito tímida perto de gente que não conhecia muito bem. Ela gostava de pensar (ou torcer) que Gilbert gostava dela também, mas não queria fazer estardalhaço. Ficou tão agoniada, que pediu para Anne jogar um verde no garoto.
Num intervalo entre as aulas de reforço a tarde, Anne foi até Gilbert com o pressuposto de comentar algo sobre a organização da formatura, já que os dois eram representantes de turma. Ruby prendeu a respiração enquanto eles conversavam, tentando ler as expressões do garoto.
Ruby não admitiria para ninguém, nem para si mesma, mas não se achava suficiente a maior parte do tempo. E no fundo, bem lá no fundo, ela percebia que Gilbert não sentia o mesmo por ela. Então, inconscientemente, agia muito por defesa quando se deixava levar por sonhos e imaginações sobre o garoto. Foi o que ela fez naquele momento. Quando Anne voltou para onde ela estava, com o rosto vermelho, e explicou que não achava que Gilbert faria um post sobre ela no spotted, Ruby sorriu e disse que não tinha problema, que obviamente ele era muito romântico e cuidadoso o suficiente para não expor ela dessa maneira. Mas quando elas se sentaram para a próxima aula, Ruby se pegou roendo as unhas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
| an ordinary love story | - au text roody /awae
FanfictionRuby sempre foi apaixonada por Gilbert. Até que se deu conta que não era mais. Ou, aquela em que Moody tinha um crush em Diana, até que não tinha mais.