✨Vencedor Dom - Categoria Melhor Ortografia

8 2 0
                                    


✨ User: DomRamone

✨ De início, conte-nos um pouco sobre você:

Dom Ramone é o pseudônimo que criei especialmente para escrever a fanfic Chaves Revolution. Foi inspirado no nome artístico do ator que faz o personagem Seu Madruga, Dom Ramón, em uma mistura com uma das bandas que me influenciou muito na adolescência, os Ramones. Podemos dizer que Dom Ramone é um grande fã tanto de um quanto de outro e conhece profundamente as duas obras (a televisiva e a musical) a ponto de escrever com propriedade sobre elas e lhes dar continuidade.

✨Conte-nos um pouco sobre as suas obras:

De início, Dom Ramone está apenas com Chaves Revolution em seu histórico.
É uma aventura pós-apocalíptico que continua a história dos personagens da vila da série televisiva Chaves, em um futuro distópico utilizando a temática steampunk. Sempre desejei ver como seriam aqueles personagens quando adultos e o resultado, depois que criei, acabou sendo assustador. As vezes é melhor não mexer com o que está quieto. Mas agora está feito.

✨1. Como decidiu se tornar escritor?

A capacidade que tenho de contar histórias sempre esteve presente. Escrevia algumas já na terceira série, mas lembro de desde criança criar narrativas com objetos inanimados. Durante a adolescência formei bandas que além de usarem suas letras de músicas para contarem algo, utilizavam também de atuações e performances em cima dos palcos. Por muitos anos eu não considerava essas e outras ações como contação de histórias, mas com o passar do tempo percebi que se tratavam exatamente disso, mas que eu não tinha criado nada sólido e completo. A partir de 2020 comecei a escrever com esse propósito: criar histórias com início, meio e fim definidos e também dar um fim naquelas histórias que eu havia iniciado ainda na adolescência, mas nunca tinha sequer chegado perto de finalizar.

✨2. Qual sua maior inspiração?

Tenho amigos que escrevem muito bem e isso me mostrava que eu poderia fazer o mesmo. Acho que eles foram minhas maiores inspirações para arriscar publicar o que eu escrevia.

✨3. Qual seu gênero favorito? (Leitura e escrita.)

Sou muito fã de fantasia e ficção científica. Este segundo gênero, inclusive, é recorrente quando começo a escrever algo novo.

✨4. Quando decidiu escrever seu primeiro rascunho?

Com início, meio e fim? Foi em janeiro de 2020. Decidi que escreveria três livros neste ano e para minha surpresa consegui finalizar quatro.

✨5. Você se lembra dele? Como ele era?

Um dos que escrevi, na verdade, foi um manuscrito abandonado que dei continuidade. Os primeiros parágrafos eu comecei a escrever por volta de 2005 e não os alterei. Decidi dar continuidade com a mesma energia e forma de escrita que eu tinha na época. Foi um desafio e tanto, mas acredito que consegui o que eu desejava.

✨6. Prefere ler ou escrever?

Adoro as duas formas, assim como adoro assistir e também executar qualquer forma de arte.

✨7. Você pretende seguir a escrita como hobby ou como profissão?

No momento é meu hobby favorito. Se continuar tão bom assim levando como uma profissão, pretendo seguir carreira.

✨8. Você tem alguma dificuldade no processo da escrita? Quais considera seus pontos fortes e seus pontos fracos?

Não vejo dificuldade para escrever. Talvez eu reclame da falta de tempo para tal, mas sempre arranjo um espaço para preenche-lo com esse ofício. Se eu puder destacar um ponto forte que tenho eu diria que é a resistência. Ela não me deixa perder o foco e me ajuda a seguir com ele até cumprir meu objetivo. Como ponto fraco eu aponto a autossabotagem que sempre me derruba e diz que não sou bom o suficiente.

✨9. Qual seu processo de criação? (Se quiser contar.)

Inspirado em palavras de Stephen King, eu me sento para escrever e lanço tudo que vem na cabeça sem parar para corrigir. Depois do ponto final eu volto fazendo as correções necessárias, mas pelo menos eu já tenho o trabalho completo, com início, meio e fim. “Escreva uma página por dia e em um ano terá um livro de 365 páginas” foi a frase do escritor que me mostrou que é possível chegar ao fim sem grandes esforços, e assim eu sigo, criando nos dias atuais mais páginas do que ele disse nessa frase.
Mas é claro que não jogo aleatoriamente as palavras no papel virtual. Eu inicio com um resumo curto de toda a história e depois tento resumir de forma mais detalhada, quase capítulo a capítulo. Aí então eu posso iniciar o processo todo a fim de termina-lo seguindo as instruções que deixei nesses resumos.

10. Escritores que você adora na plataforma? E fora dela?

Sou novo na plataforma e por isso não conheço muitos escritores aqui. Li alguns e confesso ter me surpreendido com muitas coisas que encontrei. Porém não tenho um favorito. Fora dela sou muito fã do King por sua capacidade de escrever rapidamente e de Bernard Cornwell por transmitir imagens e emoções perfeitas mesmo em um mundo que ficou há muito para trás.

✨Deixe um conselho para escritores iniciantes:

Continuem! Não se deixem derrubar por críticas negativas ou por pensamentos sabotadores. Você é bom, e se ainda não é, se tornará à medida que for escrevendo. A prática leva a perfeição.

Entrevistas DL - 1 ° EdiçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora