Epílogo
A covardia é um assunto
dos homens, não dos amantes.
Os amores covardes não chegam a ser amores,
sem as histórias, ficam ali.
Nem as lembranças podem salvá-los,
nem a pessoa mais devota pode ajudar.(Silvio Rodriguez, Óleo de mulher com chapéu.)
oooOOoooOOooo
Três anos mais tarde.
Eles sempre souberam que não seria fácil, e na verdade não foi. Hermione teve que derramar muitas lágrimas e Severus teve de fechar os punhos de raiva e impotência muitas vezes. Mas valeu a pena. Cada minuto, cada segundo valeu a pena.
Harry manteve-se fiel à sua palavra, e por um tempo ele foi o único contato que tiveram com pessoas da sua antiga vida. Foi ele quem levou Bichento para a Cornualha, foi ele quem os defendeu quando ninguém mais se atreveu e ele quem convenceu a insegura Gina de que eles nunca quiseram machucar ninguém, que a situação tinha ficado fora de controle.
Jane Granger não tinha suportado ficar longe de sua filha, e três meses depois ela foi pedir a Harry para levá-la a casa de Hermione. Não gostava nem um pouco do homem que sua filha tinha escolhido. Por Deus, ele era apenas três anos mais novo que ela! Mas teve que admitir que eles se amavam, tinha os observado cuidadosamente, ele suavizava o rosto quando Hermione o chamava, e ela costumava contemplá-lo quando ele não estava atento.
E para ser honesto, não agradou a Severus ter Jane Granger em sua casa com a antipatia por ele pintada no rosto dela, mas por Hermione aceitou sem comentários. Por Hermione, porque merecia ser feliz e não havia sacrifício por ela.
Molly a tinha procurado às escondidas de seus filhos e seu marido. Quando por fim se encontraram frente a frente, Hermione pensou que ela dar-lhe-ia uma tapa ou ouviria insultos, no mínimo. Por isso, ficou chocada quando viu que suas feições se contraíram uma careta de dor e disse: "Minha filha, o que você sofreu!" enquanto dava-lhe um abraço apertado. O coração de mãe de Molly há anos a tinha acolhido como mais uma filha, e uma vez ali não tinha como tirá-la. Por isso sentiu remorso terrível por não tê-la ajudado a levantar quando estava chorando no chão depois que seus pais a renegaram. Claro que não menosprezaria o sofrimento de Rony, mas ele tinha a ela e toda sua família, porém Hermione ...
E assim, ao longo do tempo, embora com reservas, muitos que a princípio negaram-lhe a oportunidade de explicar voltaram a ser seus amigos. Menos seu pai. Apesar das súplicas de Jane, Harold era inflexível, embora não soubessem se fosse por causa do erro que Hermione tinha cometido ou por não reconhecer que talvez houvesse errado. A cada visita de sua mãe, ao abrir a porta, Hermione esperava encontrar seu pai, mas só encontrava Jane, sorrindo com uma desculpa silenciosa. E Hermione suspirava, feliz por, pelo menos, sua mãe estar ali.
Faltava muito pouco para que Hermione terminasse seus estudos de Medibruxaria, agora estava trabalhando no seu projeto final de pesquisa. Apesar de Severus ter tentado não se meter o interesse tinha ganhado da sua decisão e acabou totalmente envolvido e agora trabalhava lado a lado com ela, mesmo sem saber o quanto a fazia feliz com isso. A medida que se aproximava em que receberia seu diploma de Medibruxa, Hermione desejava que seu pai estivesse com ela naquele dia. Só isso faltava para que sua vida ficasse completa.
Tinha sido muito difícil. Mas eles foram perdoados. Já não estavam sozinhos.
A prova disso era que estavam na festa de casamento de Gina e Harry.