Mais dois dias quentes se passam, e com eles, a partida de Lua para a casa do tio Clébinho chega. A noite está gostosa e, a escuridão, crescente, quando minha amiga e eu organizamos a mala grande dela. Lua tem sorte de possuir um ar-condicionado em seu quarto, o que garante que nós não derretamos.
— Ele é tão pão duro! — ela esbraveja, gesticulando com uma mão e colocando um pequeno monte de blusas dobradas do seu lado na cama. — A minha avó sempre dizia que ele era "sovino", coisa que eu nunca entendi, até hoje a tarde. Você acredita que ele vai mandar a Maria Odete vir me buscar de ônibus sozinha porque ela paga meia-entrada e porque nossas passagens juntas custarão menos que o preço da gasolina que ele teria que bancar de ida e volta?
É óbvio que minha amiga está reclamando do tio Patinhas dela. Não deixo de ficar sobressaltada, afinal, é uma viagem de cinco horas (desconsiderando as filas que poderão existir), e Lua não está com o pé em boas condições.
— O jeito é torcer pra que ninguém sente do meu lado, aí posso ir com a perna esticada. Ai, vai ser tão constrangedor! Eu não vejo a minha prima há séculos! Amiga, você acha que estou fazendo a coisa certa? Indo, assim, pra tão longe... Sei lá, foi meio precipitado, né? Me arrependi um pouco, mas agora é tarde demais para voltar atrás. Minha mãe me esculacharia se eu fizesse todo esse alvoroço e declarasse de última hora que não vou mais.
Eu respiro fundo e passo a aconselhar minha melhor amiga, deixando as palavras mais doces saírem de mim para que eu consiga confortá-la de alguma forma.
— Que tal ficar por uma semana? Você aguenta, não é? Uma semaninha, Lua! Caso esteja horroroso, você volta. Nós damos um jeito com a passagem de volta, não se preocupe. Olha, eu acho que vai ser muito melhor do que você está imaginando.
Lua responde com um muxoxo de cansaço, embora seus olhos, castanhos e amendoados como os do irmão gêmeo, estejam dançando um pouco com a minha resposta.
— Com o meu tio já sei que não tem jeito... — ela tenta argumentar contra.
— Vai ser perfeito! — animo-a, colocando um sorriso no rosto, mesmo com um nó crescendo na garganta. Não vai ser fácil ficar sem a minha vizinha durante esse tempo.
***
Lua parte nas primeiras horas da manhã, e promete mandar mensagens logo que chegar no "fim de mundo", como apelidou carinhosamente a casa do tio. Bastou só ver, pela janela, o carro do pai dela saindo da garagem cedinho, para que lágrimas e mais lágrimas descessem pelas minhas bochechas. Lá foi ela, para ficar longe sabe-se lá quanto tempo. Despedidas são a pior coisa que podem acontecer na vida, sejam elas provisórias ou permanentes.
Como eu estou me sentindo muito solitária, deslizo a minha lista de contatos e leio nome por nome, de repente me dando conta de como considero todos ali desinteressantes. No meio do processo, sinto dores horríveis nas costas, e percebo que toda essa minha tristeza intensa é fruto de uma TPM forte. Penso então que Lua e eu sempre compartilhamos esses momentos juntas, uma entendendo a outra, se esbaldando em brigadeiro e chorando pelas coisas mais idiotas. Quem fará isso comigo, agora? Até mesmo o drama que estou fazendo se torna chato sem ela para desfrutar disso e reclamar junto de mim.
Uma notificação pula na tela e Théonísio pergunta, em mensagem: "Vamo treinar? Sla, queria conversar sobre a vida e te irritar um pouco". Meus olhos se fecham com o timing perfeito do convite, e meu coração se preenche com um deleite inexplicável. No fim, nem precisei falar com ninguém, pois ele mesmo me chamou, antes que eu dissesse qualquer coisa.***
Nos dias que antecederam a ida de Lua para a casa de Clébinho, Théonísio e eu não tivemos muito progresso. Quer dizer, ele, agora, consegue andar de maneira decente nos patins, mas, no que diz respeito a dança, continuamos na mesma. Antes de encontrar com ele na rua abandonada, treino pelo menos o início dos meus passos, aliviada que Théonísio apenas me conduzirá, fazendo passos menos complicados que os meus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lugar Ao Sol | ✔️
Novela JuvenilCalor, diversão, picolés... É assim que Ester pretende passar as suas férias de verão. Ela deseja estar junto da melhor amiga na praça da cidade, gastando todos os dias quentes de paz em cima dos patins. Entretanto, como nem tudo são flores, a garot...