Porto, Portugal, agosto de 1955
A xícara de chá fumegava, aquecendo as pontas dos dedos gélidos da fadista. Estava à janela, no seu lugar preferido de toda a casa, recebendo o calor no seu rosto. Era uma linda manhã de verão, com o sol a brilhar desde as seis horas.
Os seus olhos estavam perdidos na paisagem, enquanto levava aos seus lábios a doce bebida e degustava calmamente. Observava o ardina na sua nova bicicleta, a entregar os jornais à vizinhança, observava as crianças a brincar na rua, alegres e brincalhões, e observava os adultos, apressados para os seus trabalhos.
No entanto, a sua cabeça viajava nos seus pensamentos. Imagens do interrogatório, dos olhares de Ernesto, da Luísa a ser levada, tudo atravessava na sua mente. Havia passado quase duas semanas desde aquele dia. Mas, o seu coração estava inquieto.
— Bom dia, minha filha. — Uma voz masculina surgiu por trás de si, calma.
Leonor ergueu aos poucos o rosto em direção das palavras e um sorriso desenhou-se nos seus lábios rosados.
— Bom dia, papá. — Pousou a sua xícara na mesa de apoio, ajeitando a sua postura na poltrona. — Tudo bem consigo?
— Sim, claro querida. — Sentou-se ao seu lado, com um jornal nas suas mãos.
No cabeçalho, letras a negro estavam gravadas no papel branco como a neve: "O Comércio do Porto". Era a edição de segunda-feira, daquela manhã. O olhar escuro deslizava pelas palavras das notícias, enquanto a jovem retornava ao seu chá.
— E contigo? — Abriu o jornal, passando os olhos pelos títulos daquele dia.
— Acho que... — Não desviou o olhar da janela, com as palavras hesitantes. — Tudo bem.
O pai levantou o rosto, analisando cada pormenor da expressão da filha. Ficou assim por longos segundos e, de seguida, fechou o jornal.
— Sabes o que eu acho? — Rodou o corpo na sua direção. — Que não está tudo bem.
Leonor suspirou e encarou-o, sem mais forças para esconder.
— Eu... — Pousou de novo a xícara e pousou as mãos no colo, brincando com a ponta dos seus dedos. — Eu estou num dilema, meu pai, desde há quatro anos.
Ele assentiu a cabeça lentamente, enquanto absorvia as suas palavras.
— Gostavas de falar do assunto?
— Sim, meu pai, sim. — Um sorriso triste esboçou-se nos cantos da sua boca. — Eu já não consigo lidar com este fardo sozinha.
— O que aflige o teu coração?
— Tudo.
O olhar da mesma cor dos olhos de Leonor arregalaram-se. Esta suspirou de novo e pegou num envelope pousado por cima da mesa, estendendo-lhe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fadista
Ficción histórica«Durante a segunda parte do século XX, na cidade mais portuguesa de Portugal, o Porto» Dizem que o amor pode vencer qualquer tempestade, mas poderia ele sobreviver a um dos regimes mais tiranos que alguma vez assombrou Portugal? Em meados da década...