Capítulo V - O papel dos pais na educação dos filhos

8 3 0
                                    


Esse trabalho é relevante e indispensável, nunca devendo ser transferido totalmente para a escola, encarregada, essencialmente, da instrução, na qual se devem incutir os hábitos saudáveis através da conduta dos mestres São, no entanto, os pais, os mais nobres educadores, tanto para o crescimento ético-moral dos aprendizes quanto para os gravames que os levam aos desequilíbrios de todo porte que tomam conta desses dias de sombra e perversidade. A criança é mais que um ser em formação. Trata-se de um universo individualizado, um somatório de valores que aos pais e educadores cabe penetrar para bem desenvolver e conduzir. (Manoel Philomeno de Miranda. cap. 19, "Personalidades Parasitas".)O decálogo mosaico aborda o mandamento, no qual a Lei Divina impõe o amor e o respeito ao pai e à mãe, no entanto, é do Soberano Código o impositivo de que os pais devem esforçar-se por merecer o respeito e o amor da prole, através da sua conduta em relação à mesma. Nunca se deve transferir para mais tarde o mister de educar-se, corrigir-se ou educar e corrigir. O que agora não se faça, neste particular, ressurgirá complicado, em posição diversa, com agravantes de mais difícil remoção. 

 A tarefa não é tão difícil quanto poderíeis pensar, ela não exige o saber do mundo. Tanto o ignorante quanto o sábio podem desempenhá-la, e o Espiritismo veio facilitar esse desempenho fazendo com que se conhecessem as causas das imperfeições do ser humano. (...)"  Santo Agostinho (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9.)


 Educar com e pelo Amor

Educar com e pelo amor constitui o método mais eficaz para conseguir-se o equilíbrio na família, reunindo todos os membros numa interdependência afetuosa, ao mesmo tempo sem paixões individualistas ou geradoras de vinculações doentias.  No compromisso do amor, estão evidentes o companheirismo, o diálogo franco, a solidariedade, a indulgência e a energia moral de que necessitam os filhos, no longo processo da aquisição dos valores éticos, espirituais, intelectuais e sociais.

"O amor é de essência divina e, do primeiro ao último de vós, todos possuís, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. É um fato que pudestes constatar muitas vezes: o homem mais abjeto, mais vil, mais criminoso tem por um ser, ou por um objeto qualquer, uma afeição viva e ardente, à prova de tudo o que tente diminuí-la, e alcançando muitas vezes proporções sublimes. (...)"  Fénelon (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI, item 9.)

  Pois bem, para praticar a lei de amor tal como Deus quer, é preciso que, gradativamente, passeis a amar todos os vossos irmãos indistintamente. a tarefa será longa e difícil, porém, ela se realizará; Deus assim quer, e a lei de amor é o primeiro e o mais importante preceito da vossa nova doutrina, porque é ela que deve, um dia, matar o egoísmo(...)"  Fénelon (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI, item 9.)

Os efeitos da lei de amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais cheios de vícios deverão se transformar quando virem os benefícios produzidos por esta prática: 'Não façais aos outros o que não quereis que vos seja feito, mas ao contrário, fazei a eles todo o bem que está ao vosso alcance.' (...)"  Fénelon (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI, item 9.)


 Educação no lar 

O lar é, portanto, a sublime escola de dignificação humana, onde se aprimoram os sentimentos e se orientam os conhecimentos intelectuais ao lado daqueles de natureza moral, para o real desenvolvimento humano. No lar começa o incomparável labor de edificação moral de todos os membros que o constituem, mediante as experiências e comportamentos dos pais, que infundirão exemplos demonstrativos do valor do conhecimento, do caráter, da honra, da convivência doméstica, representando os segmentos sociais da vida em comum com os demais membros da humanidade. O lar, portanto, quando se perverte, ameaça a estrutura da sociedade. O lar, no entanto, sustenta-se nos pilotis vigorosos que são os genitores, deles dependendo a sua edificação ou o seu soçobro.

Pai e Mãe, Filhos - Na visão EspíritaOnde histórias criam vida. Descubra agora