Capítulo 91

7 2 0
                                    

Na casa de Jussara e Donizette.
Vicente deitado entre os pais, abraçado na mãe.
―Filho, você ficará bem na casa do seu amiguinho Miguel
―Sim mamãe é o super Miguel, adoro ele.
―E quando voltar, vou procurar uma escolinha pra você.
―Ta mamãe, mas quero ir com super Miguel.
―Claro, vai com ele sim, já conversei com a Carla, você e super Miguel vão estudar na mesma escolinha.
―Amor pode ser na mesma escola que a Manu e Aurora. _Diz Donizette_
―Só depois que trocarem de diretora, amor. Não quero que meu afilhado Miguel sofra preconceitos e nem nosso filho.
―Mamãe eu vou defender meu amiguinho super Miguel ta? _Diz Vicente colocando cabeça no peito de Jussara_
―Claro, meu amor _Abraça Vicente com carinho_
☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆
Danielle, Bia, Lara, Lety,  Marian, Sol, Mari,Micaele, Renato, Isa e Tosca deitadas nos colchonetes olhando as estrelas pelo janelão. Márcia decide contar  algo de seu passado de quando suas filhas eram crianças.
Miguel sobe as escadas até a torre e entra no quarto.
―Vovó...
―Vem aqui meu amor... e sua mamãe?
Miguel deita ao lado da avó e Márcia o abraça.
―Saiu com meu papai.
―Ok então fica aqui comigo e com as meninas, dona Tosca e Renato, que vou contar uma historinha.
Márcia abraça Miguel.
―Meninas, gostaria de contar a vocês  um pouco mais sobre mim e minhas filhas quando eram crianças e minha vida também _Diz Márcia_
―Conta vó! _Diz Marian_
―E depois podemos jogar bingo ou jogo de cartas, pode ser? _Pergunta Márcia_
Sol levanta pega os dois jogos que estavam em cima da mesa e senta no colchonete de novo.
―Conta vó Márcia _Diz Isa_
―A vó Dalva também amava contar histórias pra gente vó Márcia _Comenta Isa_
―Vó Dalva também dava ótimos conselhos 😭😭 _diz Lara chorando_
―Lara  não chora  _diz Mari_  ―Pensa  que ela não está sofrendo  mais e está bem feliz onde está junto de Deus.
―É eu sei mas ela me ajudou e  muito😢 _diz Lara_
―Vó Márcia a Lara era bem apegada a vó Dalva. Depois da Yasmin. __diz Mari_
―Lamento de verdade!   Quando penso em minha filha Belén,  me dá vontade de chorar Pois ela não está mais aqui comigo, mas depois  penso em tudo de bom que passei com ela, das alegrias e  ela cumpriu  a missão dela aqui na terra , Deus a levou para outro mundo melhor que esse e  é um anjo de Deus.
Márcia começa a contar.
Sol distribui as cartas para as meninas, Renato e Márcia.
flash Black
Há anos.
Márcia e seu marido estavam  indo buscar suas filhas na escola: Belén  e Carla. Veem um menino implicando  com suas filhas.
―Vocês  duas idiotas, não sabem fazer nada direito  e ainda o pai de vocês roubou.
Belén era muito tímida e chora  enquanto  ele dizia  coisas feias.
Carla  defendia  a irmã sempre.
―Rodrigo  cala a boca , imbecil. Nosso pai não roubou ninguém. Você que é um desgraçado  que  sabe só fazer coisas erradas.
Fim do flash Black
―Meu marido e eu chegamos  perto das meninas Belén me abraçou  bem forte chorando.  Meu marido segurou do braço de Carla e abraçou.  Rodrigo era irmão mais novo de Rogério. Rodrigo e Rogério eram irmãos que estavam metidos  com trapaças no colégio. O pai dele,   Ramón,  ele roubou tudo do meu marido, meu marido denunciou  e despediu da empresa, Ramón ficou com ódio e junto com a comparsa  dele que era do Brasil, Janaina,  decidiram vingar  de nossa família, do meu marido principalmente  e mandavam  os filhos,  aprontar  com nossas filhas. Janaina várias vezes me ameaçava  indo até minha casa quando estava sozinha,  teve uma vez que precisei jogar  um balde de água por cima dela, ela ficou com tanto ódio que me empurrou  no chão, eu gritei e quando uma vizinha  veio me socorrer, ela saiu correndo. Desde sempre essa mulher nos atormentava  junto com Ramón,  depois quando Ramón  foi preso pois meu marido denunciou  e 10 anos depois morreu  na prisão, Rogério e Rodrigo queriam se vingar  do meu marido.  E Janaina dopou  meu marido pra nós destruir😭  _conta Márcia_
Marian abraça  a avó
Isa se sente triste, toda vez que lembra de Janaina
☆☆☆☆
NO RIO DE JANEIRO.
Uma mulher, um pouco parecida com Tosca, era prima de Tosca, Janaina e Andreza.  Estava em sua casa, com pensamentos perdidos. Ela se chamava Antônia, mais conhecida como Toninha. Também era humilhada por Janaina e não aguentava mais ver os maus tratos de Janaina com sua tia Guiomar e com Tosca. Toninha era a única que enfrentava Janaina dizendo tudo que merecia ouvir, mas Janaina parecia não dar importância.
Flash black.
Década de 60.
Flávia Tosca e Janaina tinham 15 anos, Toninha 16 anos. Andreza 7 anos.
Janaina humilhava e xingava Guiomar chegando até bater na mãe. Tosca com Andreza no colo, apenas chorava. Toninha fazia de tudo para defender sua tia.
―Minha filha, me deixa triste sua atitude, queria vocês unidas.
―Aaaah por favor, mãe, a senhora uma idiota que a única coisa que sabe fazer é cuidar da pirralha da Andreza e fazer todas vontades da Flávia. Olha vou sair.
―Onde vai, Janaina?
―Não é dá sua conta, mãe!
―Mais respeito comigo, Janaina, sou sua mãe!
―Minha mãe? Aaah não me diga..A senhora não manda em mim.
―Mãe, Janaina só pensa em balada e manipular os outros para conseguir dinheiro. _Diz Tosca com Andreza no colo_
Janaina dá um tapão na cara de Tosca deixando marcado. Andreza chora. Janaina vai pegar Andreza, mas Guiomar defende, não deixando.
―Deixa Andreza ela só tem 7 anos.
Janaina bate em Guiomar. Guiomar devolve a bofetada.
―Janaina você vai aprender a respeitar suas irmãs e a mim!
Janaina olha para a mãe, fica com muita raiva  e parte pra cima de Guiomar  e começa a dar uma surra na própria mãe. Andreza e Tosca choram muito ao ver a cena. Toninha fica chocada e defende a tia.
―Chega Janaina, não tem vergonha em bater na sua própria mãe? Você é uma doente!
―Você cala essa boca, que ninguém te chamou, fica quietinha senão vai sobrar pra você!
―Não vou me calar, algum dia você vai pagar por tudo, Janaina. Você uma mimada, uma doente e não merece a família que tem.
―Quem é você, Antônia pra falar algo assim?
―Sou sobrinha da Guiomar, ela uma mulher tão boa e não merece uma filha como você, sua louca!
Janaina levanta a mão pra bater em Toninha, mas ela segura a mão, apertando, quase quebrando o braço de Janaina. Toninha olha séria e empurra Janaina com força no chão e sai.
Guiomar fica caída no chão chorando e toda machucada. Tosca põe Andreza no chão e ajuda a mãe.  Janaina olha para Tosca e Andreza com raiva e   vai para o quarto.
Fim de flash black
Ana Laura, de 19 anos, neta de Toninha entra no quarto de sua avó.
―Vó, o que tens? Não gosto de ver a senhora triste desse jeito! Está assim por causa daquela mulher que fez mal a sua tia e suas primas, não é?
―Sim, minha neta, não entendo como uma mulher pode ser tão cruel!
☆☆☆☆
―O que foi, maninha? Ainda bem que Janaina pagou e foi enterrada viva!!!! Os bichos  estão a consumindo  corpo dela. _diz Mari_  ―Não tem que se sentir mal por isso maninha!
Marian abraçada na avó.
―Aafff  odeio Rogério  e essa Janaina que arda no inferno😡 _diz Marian_
☆☆☆☆
NO RIO DE JANEIRO.
Toninha  já não era saber de seu passado nem familiares.
―Vó, pensa bem aquela mulher pagou em vida, saiu em todos os jornais, uma tal de Jussara  Ortiz Dip matou com uma faca Janaina e enterrou. 
―Eu sei, minha neta, é que estava arrumando a caixa de fotografias e acabei vendo essa foto.
Toninha mostra uma foto que está ela, Tosca, Andreza e Guiomar.
―Sente falta delas, vó?
―Um pouco, Lalinha!
Lalinha, era apelido da neta de Toninha.
―Vó a senhora fugiu de casa fez o certo,  ninguém merece aguentar uma pessoa daquelas
―Não mereço  mesmo e estamos bem aqui no Rio. Seu pai trabalhando, sua mãe uma pessoa maravilhosa  e SP não faz falta  nenhuma.
Ana Laura senta no colo de sua avó e abraça. Lalinha, tinha uma perna mais curta que a outra e por isso, não andava ligeiro, adorava sentar no colo.
―Vó a senhora gostaria de rever suas primas Tosca e Andreza?
―Tosca  lembra muito Janaina e não quero nem ver. Faz anos que não vejo ela, era namorada de Renato, mas Janaina   estava de olho  pronta  pra aprontar, tentei  impedir, mas Janaina humilhava  e cansei. Conheci seu avô  Donato e fugimos para  o Rio  e formamos nossa família! Já Andreza era bem pequena quando sai de casa, tinha uns 7 anos.
―E sua tia?
―Minha tia nem sei se ainda está viva, se estiver, deve estar com quase 100 anos.
----------------------------------------------------------------------
Isa encosta no peito de Tosca
―Sim maninha, mas as vezes me acho tonta
―Você não é tonta maninha!  Janaina uma velha bruxa que enganou  a todos.  Vó Márcia sinto muito o que passou!
―Obrigada . Sei que poderia  sentir ódio, mas não sinto.  Até  porque o ódio é um sentimento ruim que não devemos ter, faz mal a alma e coração.  Não devemos nem fazer justiça com as próprias mãos. Eu não sou de brigas, nunca matei nenhuma formiguinha, nem uma barata. Quem  mata, quem humilha vão  acertar as contas com Deus depois. A lei ação e reação, tudo que se faz aqui na terra se paga, justiça divina não falha então  Janaina está acertando as contas com Deus por tudo que fez. Devemos é orar para que todos esses criminosos se arrependam  algum dia , reflitam até mesmo os psicopatas  orar para que façam   tratamento mental, pois são pessoas doentes da alma. Não desejo  mal a ninguém, ninguém mesmo apenas quero que quem amo, fiquem bem, sejam felizes, vocês são parte de minha família, todas minhas netas e amarei vocês sempre, enquanto estiver viva,  podem contar comigo sempre! _diz Márcia_
―Vó Márcia que lindo o que você disse nos amamos você!
Micaele chora e   vai até Márcia
―A senhora é um anjo que Deus me mandou junto com meu amigo Lucas 😭
Márcia abraça! Micaele
―Eu só quero fazer de todo possível para que  vocês se sintam bem.  Vou dar um conselho  a vocês.. quando se sentirem tristes,  pensem  nas  pessoas que estão junto de vocês. Nunca deixem de abraçar  as pessoas próximas e ao lado de vocês, pois como diz a música a vida é um trem bala, viver a  cada momento com  sorriso no rosto e compartilhar momentos alegres. Não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais, porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás. Segura teu filho no colo, sorria e abrace seus pais enquanto estão aqui.  _diz Márcia_
Tosca abraça Isa com carinho e pensa no dia que não estará mais nessa terra deixando lágrima cair.
Micaele chora e  abraça o pai,  pensa que não tem mais sua mãe Mercedes.
Sol chora sente falta de sua mãe Belén e abraça  a avó
―Eu a última vez que abracei meus pais eu tinha 12 anos😭😭😭
―Se eu perder meus pais e você vó, eu morro 😭😭  _diz Marian_
Isa abraça a mãe
―Mamãe eu não aguentaria te perder, olha a mamãe Jussara que me perdoe mas eu morro sem você mamãe. _Diz Isa abraçando Tosca com carinho_
----------------------------------------------
NO RIO DE JANEIRO.
Toninha sai do quarto e vai até seu filho  Carlos Eduardo, pai de Ana Laura e sua nora  Raquel.
―Oi filho. Chegou agora em casa?
―Sim, mãe, Raquel e eu fomos jantar fora, uma pena que a senhora e Lalinha não quiseram ir junto! _Diz Carlos Eduardo_
―Esse jantar era pra ser seu e da Raquel, filho. E também sabe que Lalinha não gosta de sair pra jantar e nem de sair em público.
Enquanto isso, Ana Laura vai procurar na agenda de sua avó algum telefone de Tosca, mas não encontra nada, pois como Tosca se mudou de casa e ninguém soube nada então difícil  descobrir localização  e número de telefone.
―E agora? Como descubro  sobre a família da minha vó?  Já sei vou ligar para Bruno meu namorado, quem sabe ele pode me ajudar.
☆☆☆☆☆☆☆
Manu e Aurora  no quarto de Manu, elas tiram  fotos e deitam na cama, ligam  a TV e assistem uma série na neflix.
☆☆☆☆☆
Sol abraçada em  Márcia
―Filha  se tiram você de mim, se ela tirasse você de mim por alguma circunstância, eu juro que iria para  outro lado, debaixo de terra😢 _abraçada  em Isa_
―Aaay  menos Dona Tosca.  Minha mãe não fará isso.  _diz Mari parando de falar, pois pensa que sua mãe já pensou em entrar numa ação na justiça e, conseguir  a guarda de Isa, fica calada_
Isa não sabia de nada
―Eu confio em você maninha,sei que diz a verdade.
―Sempre digo a verdade maninha! 
―Acho lindo essa relação de vocês de mãe e filha _diz Lety_
―Enfim querem  jogar uma partida de UNO? _convida Márcia_
Márcia uma senhora que gostava muito de jogar e principalmente  sendo com suas netas seja de sangue e de coração.
―Eu quero vó Márcia  _Diz Isa_
Isa pega suas cartinhas, Tosca pega as dela, 7 cartas
―Vamos vó _diz Marian_
Marian  pega  suas cartas
Dani lembra que jogou com Oscar UNO
―Apesar  da mentira,  eu joguei  esse jogo com meu pai...meu tio na real, foi um momento  divertido 😞
―Eu sinto muito Dani ,mas logo logo mamãe Jussara resgata seu pai Fabrício
―Verdade  minha mãe junto com meu pai  a Bárbara  e Eduardo viajam amanhã cedo para os Estados Unidos  pra resgatar nossa professora  a tia Ivana e depois vão ao Rio de Janeiro resgatar seu pai _diz Mari_
―Não vejo a hora em ver meu verdadeiro pai _diz Dani_
Todas meninas pegam suas cartas.
☆☆☆☆☆☆
No Rio de Janeiro
Ana Laura, Lalinha,  recebe Bruno.
Bruno, namorado de Lalinha, era baixinho, gordinho e usa óculos. Gosta muito de Lalinha.
―Oi vem   cá sabe como se faz pra localizar  uma pessoa que não se vê anos?
―Sabendo dados dele sim, mas quem quer  encontrar?
―É uma prima da minha vó, se chama Flávia Tosca. Tudo que sabemos é que mora em SP. A mãe dela se chama Guiomar, que é tia da minha vó.  Flávia Tosca  namorava com Renato, daí depois minha vó saiu de SP, conheceu  meu avô  Donato e  nunca mais soube  nada dela. Vi no jornal que uma prima dela, a  Janaina   foi inferno  me vida dela, mas a mataram esfaqueada  por uma agente  do FBI.
―Amor eu tenho um tio que mora em SP e que se chama Renato. Será que é mesma pessoa?
―Sério amor? Aaaah e você tem contato dele?
―Tenho apesar de não termos contato e não falar muito tenho sim, sei que ele ficou viúvo e tem uma filha,  mas a falecida esposa  dele não se chama Flávia Tosca e sim outro  nome.
―Amor liga pra ele e pergunta  se conhece alguma Flávia Tosca  se for mesma pessoa,  será perfeito daí localizamos  a família da minha vó
―Sim amor, mas como está um pouco  tarde, vou ligar amanhã
―Perfeito amor!
☆☆☆☆☆☆☆
Nos EUA
Ivana na boate sendo obrigada  a dançar. Termina  de dançar  e Max vai até ela
―Agora vamos você vai dançar pra mim  em casa
―Max tô cansada me solta
―Vai fazer o que quero ou será pior pra você! 
Ivana chora tentando  se soltar.
☆☆☆☆☆☆☆☆☆
No barco
Carla e Rafael  estão no barco, barco todo iluminado  e os dois passeiam  de barco, um passeio noturno para casal
―Amor noite linda
Rafael abraça por trás
―Não mais do que você _beija pescoço  dela_
Ela vira o rosto beija ele.
O barco se distancia.
☆☆☆☆☆☆☆☆
Isa recebe mensagem de Andreza
Isa sua avó passou mal e precisou ser levada ao hospital, o médico Dr Lauro está cuidando dela. Ela está com pneumonia, só pra te avisar.
Isa lê a mensagem e fica tremula
Meu Deus tia Andreza me dê noticias.
―O que foi filha??
―Aconteceu  alguma coisa, amiga? _Pergunta Marian_
Sol e Márcia tambem se preocupam
Andreza  responde
Pode deixar Isa. Vou falar com Dr Lauro aqui.
―Minha avó está no hospital teve pneumonia está com Dr Lauro
Isa deita no colchão
―Não quero perder minha avó
―Pneumonia  filha 😢😞  _diz Tosca  abraçando  Isa_
―Que sua vó melhore _diz Sol_
―Não vai perder amiga,  ela vai melhorar _diz Marian_
―Meu avô teve pneumonia  e as vezes tem umas gripes fortes, tenho medo dele  partir😞  _diz Lety_
―Vamos rezar por sua vó, Isa  com  nossas orações  ela vai ficar boa. Fé, Deus não falha conosco _diz Márcia_
―Muito obrigada vó Márcia 😭
Isa abraça Tosca
Tosca abraça Isa com carinho e chorando
―Minha mãe é sensível  a gripes
―Vamos fazer o seguinte..vamos dar as mãos agora...
Danielle,  Letícia,  Bianca,  Lara, Mari, Sol, Marian, Renato,  Micaele  Renato dão as mãos. 
Márcia  dá a mão a Marian  e a Isa.
Isa  dá a  mão a Márcia   e Tosca
―Senhor, tu és o médico divino. Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem. Cure essa senhora  vó  da Isabella. _ diz Márcia  orando_
Todos dizem amém.
Márcia vê  seu  neto Miguel  dormindo  no colchonete  cobre ele e se aproxima  de Isa, faz carinho nela. Deita do outro lado de Isa, pega da mão dela. Isa entre  Tosca e Márcia
―Vai ficar tudo bem, linda _diz segurando mão de Isa e beija rosto dela_
As meninas deitam nos colchonetes.
Renato ao lado de Micaele.
―Muito obrigada vó Márcia amo a senhora _Diz Isa_
Isa sorri
―Também  amo você,  linda _diz Márcia segurando mão de Isa e beija rosto dela  dando  carinho_
Tosca  do outro lado de Isa beija  rosto da filha  e abraça  com carinho.

Álbum  da vidaOnde histórias criam vida. Descubra agora