Biel decidiu sair de casa para relaxar; era bom aproveitar aquele dia sem aulas para pensar na vida com mais tranquilidade.
Ele foi até um famoso ponto turístico da sua cidade, a paradisíaca praia da Barra que estava lotada de banhistas. Resolveu subir uma pequena trilha de pedras até o topo do morro para ficar mais isolado enquanto, com os pés na terra, refrescava-se com a suave brisa do mar
Fechou os olhos e começou a imaginar como seriam os próximos anos da sua vida. Às vezes ele tinha um senso de grandeza que lhe gerava um sentimento forte de que um dia iria fazer a diferença no mundo.
Mas justamente por desde pequeno ter esse perfil de sonhar grande e querer impactar a sociedade, muitos falavam que Biel era sonhador demais.
Ele sempre achou que sonhar fosse algo bom, mas quando as pessoas apontavam o dedo para julgá-lo assim, ficava com a impressão de que era ruim ser um sonhador.
Com o tempo ele foi compreendendo que algumas pessoas talvez estivessem um pouco amarguradas e pessimistas com a vida por não terem realizado seus sonhos. E, por isso, não gostavam de ficar perto de sonhadores. Talvez elas quisessem só eliminar a parte "sonhadora" que ainda habitava dentro delas, com medo de se machucarem novamente...
Talvez seja parecido com o que eu faço com as provas de redação, eu tento calar essa voz interna que insiste em me relembrar que a escrita vai me abrir uma grande porta. E assim eu paro de me frustrar toda vez que recebo uma nota baixa e aceito de uma vez por todas que sou só um mero sonhador, iludido na minha própria fantasia. Concluiu Biel desanimado.
Em seguida, Biel imaginou o que aconteceria se ele ficasse velho e não conseguisse realizar todos os sonhos e fantasias que sempre imaginou. Ou seja, não viajaria ao redor do mundo, não trabalharia com o que ama, não ficaria rico, não impactaria a vida das pessoas nem o mundo...
Provavelmente, ele também se tornaria um velho amargurado e iria alertar aos outros jovens sonhadores que esse era um caminho de decepções, frustrações e sofrimento.
O sol estava começando a dar lugar a algumas nuvens mais pesadas, o tempo parecia que ia mudar rápido. Biel desceu o morro e foi se aproximando de um coqueiro para se proteger em caso de chuva.
Ao chegar lá, reparou que havia um senhor bem idoso, com os olhos meio puxados e um rosto bem redondo, tinha barba branca e um curto cabelo preto bem liso, ele estava sentado em posição de lótus como se estivesse meditando.
Biel então se aproximou com cautela para não assustá-lo, mas de repente ouve a voz do velho.
-Demorou, Biel, demorou mas chegou!
Biel se assusta e quase vai embora por impulso. Olha para todos os lados para ver se tinha mais alguém por perto que poderia ter o mesmo nome dele. Mas percebeu que estava sozinho e resolveu se aproximar mais do velho ancião.
-Perdão, Senhor, mas eu não te conheço. Como sabe o meu nome?
-Isso faz diferença? O que importa é que você precisa seguir os sinais. Esteja atento ao que a vida tenta lhe ensinar. Confie mais na sua sabedoria interna. Pare de ficar sempre buscando a resposta nos outros. Cada um cria a sua realidade de acordo com a lente que usa na vida: Sonhadores vivem os sonhos. Guerreiros vivem as guerras. Artistas vivem a arte.
Houve uma pausa demorada.
-Coloque um sorriso nessa sua expressão abatida e pare de levar tão a sério a opinião dos outros sobre você. Lembre-se que de cara feia você não vai conseguir resolver seus problemas. As pessoas esquecem que, para chegar mais longe, elas precisam estar leves. E pra ser leve, é preciso achar graça até nas horas difíceis. O mundo precisa de pessoas que saibam rir das suas próprias batalhas. Preserve o seu bom humor. Mantenha sua criança interior alegre. Encare a vida com descontração e irreverência. Às vezes experimente adotar uma postura de palhaço e faça piada de si mesmo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 2 guardiões da Rainha da Floresta
AventuraNo final do último ano do ensino médio, Biel, angustiado pelos dilemas da juventude, encontra-se perdido em relação ao seu futuro. Ele precisa escolher uma carreira profissional e tomar decisões da vida adulta, mas ainda não sabe para qual caminho...