Chegou a segunda-feira, Biel acordou uma hora antes do que de costume quando tem aula. Ele estava tão preocupado em não ir mal na prova que quis fazer mais exercícios para fixar os conteúdos na sua cabeça. E como último recurso decidiu anotar algumas fórmulas em seus dedos e partiu para escola.
Chegando no pátio do colégio, encontrou todos seus colegas desesperados reunidos compartilhando o que tinham estudado; ele preferiu não participar daquela conversa porque sempre ficava mais nervoso com a sensação de que não sabia nada dos assuntos.
Decidiu entrar imediatamente na sala e rezar para que as questões fossem parecidas com os exercícios treinados exaustivamente.
Duas horas depois de muita tensão, finalmente terminou sua prova e saiu da sala para pegar um ar fresco.
Reparou em uma cena inusitada. De um lado estavam algumas colegas consideradas as mais inteligentes da turma chorando por terem ido mal na prova e do outro seus amigos do "fundão da sala" que estavam rindo porque entregaram a prova completamente em branco.
Biel achava engraçado ver como cada grupo reagia diferente à mesma situação. E de certa forma ele conectava-se com as duas realidades distintas. Um lado seu queria jogar tudo pro alto e parar de ser visto só como número entre os milhares de candidatos ao vestibular, porém ao mesmo tempo também sentia o peso de não querer desapontar seus pais e perder a oportunidade de entrar em uma boa universidade.
Nesse momento surgiu um pensamento na sua cabeça sobre seus talentos inatos:
-Eu sou bom em me conectar com diferentes tipos de pessoas!
Biel reparou que era tanto amigo da galera da bagunça do fundão como dos "nerds" que sentavam na primeira fileira. De alguma forma ele transitava bem nas duas bolhas. E tinha facilidade de se comunicar com todos.
Anotou isso em seu caderno rapidamente para não esquecer enquanto o sino tocava para voltar à cela, ou melhor, à sala de aula.
Ao se dirigir até a sua cadeira de madeira no meio da sala, percebia que o clima sempre ficava mais pesado após a prova. O ambiente tornava-se mais silencioso e o ar de desânimo tomava conta de todos.
O ano já estava acabando, faltava pouco menos de dois meses para o vestibular e o cansaço já estava evidente no rosto dos alunos.
De repente, aparecem as autoridades do colégio, entraram os coordenadores juntamente com a diretora da escola.
-A casa caiu! Não deve ser coisa boa. Pensou Biel lembrando-se das raras vezes que aquela cena já tinha se repetido durante o ano.
-Silêncio! Silêncio! Quero que vocês tenham muita atenção porque vamos anunciar uma grande surpresa para a reta final do ano. Gritou a diretora do colégio.
-Atenção! Nós criamos um desafio inédito na escola para estimular vocês a terem um melhor rendimento no vestibular e mais aprovações. Vamos dar uma premiação para os melhores alunos!
Um ruído começava a crescer na sala, os alunos cochichavam tentando adivinhar o que poderia ser o desafio e a premiação que tinham acabado de ouvir.
- O desafio será o seguinte: Como vocês devem saber, no dia 05 de setembro comemora-se o dia da Amazônia! E suspeitamos que pelo fato do vestibular esse ano também ser realizado nessa mesma data, é provável que apareçam algumas questões sobre a floresta amazônica! A gente já sabe que essa prova exige que vocês tenham conhecimentos gerais sobre as disciplinas tradicionais e também uma visão crítica sobre o meio ambiente em que vivemos. Então, como queremos que vocês estejam bem preparados para esse grande dia que se aproxima, decidimos unir o útil ao agradável e premiar os melhores alunos de cada matéria com uma viagem!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 2 guardiões da Rainha da Floresta
AventuraNo final do último ano do ensino médio, Biel, angustiado pelos dilemas da juventude, encontra-se perdido em relação ao seu futuro. Ele precisa escolher uma carreira profissional e tomar decisões da vida adulta, mas ainda não sabe para qual caminho...