Era uma quarta-feira. A única prova que faltava para finalizar o desafio era de Redação.
O resultado oficial dos oito alunos que viajariam para a Floresta Amazônica sairia na manhã seguinte após esta última avaliação.
Ao entrar na sala, Biel andava com uma leve tremedeira nas pernas e mesmo bebendo bastante água da sua garrafinha azul continuava com a boca seca. O ar condicionado da sala parecia uma geleira. Procurou uma cadeira de canhoto para caprichar na letra. Lembrou que todas as vezes que alguém comentava que a sua letra era feia, ele rebatia imediatamente com ironia, dizendo que o mais importante era o conteúdo.
Mas dessa vez, ele precisava garantir que seja lá quem fosse corrigir sua redação não tivesse nenhum problema em entender sua letra, e ele sabia o poder que uma boa impressão poderia causar. Era dia de ter atenção em todos os detalhes.
Sentou. Respirou fundo várias vezes para se acalmar. Ficou de olho fechado durante dois minutos. Acessou um incomum estado de serenidade. Ele nunca tinha sentido uma presença tão grande. Todo barulho exterior parecia não existir mais, ele estava totalmente conectado no seu mundo interno. Abriu o olho e a prova estava na sua mesa.
Ele sentia-se preparado para a hora do show.
Abriu sua prova e leu as instruções com calma.
A forma de escrever era livre. A redação poderia ser em qualquer formato. O tema era sobre "A Pandemia".
Cada aluno deveria compartilhar sua visão sobre quais foram suas reflexões e aprendizados durante o momento da quarentena que viveram dois anos atrás.
Biel não entendeu por que eles trouxeram um tema tão doloroso do passado. Mas ao mesmo tempo, sabia que tinha sido uma época de muitas transformações para todos eles.
Deu uma silenciosa risadinha interna ao saber que, dessa vez, ele poderia escrever livremente sem precisar colocar suas ideias dentro de uma caixa ou formato pré-estabelecido com regras.
Pegou sua pesada caneta azul da sorte e imaginou mais uma vez como seria incrível conhecer a Floresta Amazônica. Chegou a hora da sua lenda pessoal virar realidade. A escrita estava prestes a finalmente abrir portas para sua grande aventura.
Sentiu-se guiado por uma força do além que parecia transformá-lo em uma antena do Universo que conduzia suas mãos para escrever sua mensagem.
E assim as palavras começaram a riscar a folha em branco:
"Imagine uma época em que a sociedade era extremamente competitiva. As pessoas se olhavam com comparação e julgamento.
Nessa época, a depressão era a doença que mais crescia entre as pessoas de todas as faixas etárias. Os bares viviam cheios de excessos para preencher as carências individuais.
A violência era comum no dia a dia e as pessoas ainda criavam divisões por causa de cores, nacionalidades, sexos, religiões.
O planeta dessa sociedade estava sendo destruído e os recursos ficando cada vez mais escassos pelo consumismo exagerado.
Muitos animais já estavam perto da extinção, e a poluição aumentava diariamente. Já não existiam muitos sonhadores, as pessoas estavam mergulhadas na ilusão. Aquele velho mundo estava chegando ao seu fim.
Foi quando, de repente, um vírus apareceu. Sem fazer gritaria, sem precisar de escândalo. Surgiu silenciosamente e foi se espalhando por todas as pessoas daquele mundo.
E aquele vírus carregava algo de muito valor: A Mensagem.
Considerada como um grande aviso. Tinha sido enviado pelos céus, pela natureza e pelo grande espírito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 2 guardiões da Rainha da Floresta
MaceraNo final do último ano do ensino médio, Biel, angustiado pelos dilemas da juventude, encontra-se perdido em relação ao seu futuro. Ele precisa escolher uma carreira profissional e tomar decisões da vida adulta, mas ainda não sabe para qual caminho...