A chegada à aldeia

1 0 0
                                    

A noite virou dia, e dessa vez todos os alunos já estavam tomando café da manhã no horário combinado. Alguns estavam deliciando-se com as gostosas comidas vegetarianas e agradeceram ao chef pela experiência gastronômica inédita.

Ao se dirigirem de carro até a entrada da reserva natural e andarem por mais quarenta minutos, o professor de História apresentou o biólogo para os alunos:

- Turma, esse é o Caio! Ele vai explicar melhor os segredos da Floresta Amazônica e compartilhar curiosidades interessantes. Essa é a hora de vocês tirarem todas suas dúvidas.

Caio era um profissional que amava o que fazia, ele vivia visitando a floresta amazônica para aprender mais sobre ela. Usava uma regata que revelava sua tatuagem de um leão rugindo em suas costas e calçava uma grande bota preta de cano alto com suas calças verdes camufladas bem grossas para evitar picadas de insetos durante suas trilhas. Devido a sua barba cheia, ele aparentemente teria entre 30 a 35 anos, e usava um estiloso penteado de black power no cabelo combinando com seu óculos de sol enquanto segurava seu caderno de anotações para pesquisa. Apesar da pouca idade, ele já tinha bastante experiência e informações sobre a floresta.

- Obrigado professor, é uma honra e uma enorme satisfação poder trazer conhecimento para mais pessoas.

-Bem, deixa eu fazer uma pergunta para vocês antes de qualquer coisa: quem aqui já percebeu que essa floresta é maravilhosa?

Todos levantaram a mão.

-Que bom, eu também acho. Ela é incrivelmente bela. Mas vocês sabem qual é o principal motivo da floresta ser destruída a cada dia?

Um aluno respondeu: - Por causa das queimadas!

Outro falou em seguida: - Por causa do desmatamento!

-Sim, sim! Vocês dois estão certos. Mas vocês sabem o motivo de ter desmatamento e queimadas na floresta?

Todos ficaram calados.

-Pois é, poucas pessoas sabem responder isso. Mas a principal causa da destruição da nossa floresta é a Agropecuária. Ou seja, grandes fazendeiros e latifundiários destroem nossa mata para colocar pastos para alimentar seus gados e vender enormes quantidades de carne para o mundo.

O silêncio se manteve durante um tempo, até que Biel tomou coragem pra perguntar:

-É por isso que as pousadas daqui só oferecem comida vegetariana?

-Sim, exatamente. Fizemos um pacto com muitas pessoas da região que são conectadas à nossa floresta para a gente repensar nossos hábitos alimentares e combatermos o desmatamento. Para cada boi no gado precisam destruir até quatro hectares de floresta. É insustentável isso. Se continuarmos assim, a nossa maravilhosa floresta não viverá por mais trinta anos.

Os alunos ficaram perplexos. Era um soco no estômago deles saber que durante tanto tempo contribuíram para a destruição da floresta sem ter noção disso.

-Agora vamos para as próximas perguntas, vocês sabem de onde vem a composição dos remédios que vocês tomam quando ficam doentes?

-Da floresta? Supôs Biel.

-Exato, é daqui que extraem todos os princípios ativos para criar os remédios. As plantas são medicinais. A natureza é tão generosa que cura a sociedade. Enquanto a sociedade mata a natureza.

-Só mais uma questão para refletirem: Vocês sabem qual é a principal riqueza natural que as pessoas precisam para sobreviver?

Todos responderam alto na mesma hora:

-Água!!

-UAU! Parabéns! Boa turma aqui. Pois é, a água é a principal riqueza. Mas pra ser um pouco mais específico, é a água doce. Pois é a água doce que podemos beber. E sabem onde tem a maior fonte de água doce do planeta?

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Apr 13, 2022 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Os 2 guardiões da Rainha da FlorestaOnde histórias criam vida. Descubra agora