LINHA CRONOLÓGICA

18 2 0
                                    

Para facilitar o entendimento do leitor os fatos serão datados segundo o calendário ocidental padrão de Yuransha. 



GÊNESE DO UNIVERSO LOCAL DE NAVADOH

 

Data não sabida: O Mayam'Horun cria o Universo Central em harmonia com uma infinidade de personalidades auxiliares, os Seres Superiores. Nem o espaço nem o tempo ainda existem. Primordialmente tudo é espiritual.

Data não sabida: Surgimento e expansão dos Sete Grandes Universos do espaço-tempo ao redor do Universo Central. A matéria surge com a alteração conjunta das frequências das energias e forças físicas pelos Seres Superiores, gerando em um determinado espaço os gases primordiais. O tempo, por sua vez, passa a existir quando a matéria é posta em movimento enquanto é gerada. Desse modo surge o espaço-tempo.

+/- 987 bilhões de anos: Surge o sétimo e último Grande Universo do espaço-tempo, o Grande Universo de Avathan, onde se encontra o microcosmo em que vivemos, chamado de Universo Local de Navadoh.

+/- 875 bilhões de anos: Uma comissão de Seres Superiores escolhe um setor no espaço onde as condições eram favoráveis à expansão das forças físicas e energias primordiais para o surgimento de um Universo Local.

+/- 800 bilhões de anos: Seguindo o mesmo processo de condensação gasosa, os Seres Superiores geram um vasto sistema solar em um determinado espaço do Grande Universo de Avathan, dando forma à chamada Nebulosa de Ondronvah.

+/- 400 bilhões de anos: A partir da progressiva desintegração da Nebulosa de Ondronvah surge o nosso Universo Local de Navadoh, um dos 700 mil Universos Locais presentes nos Sete Grandes Universos. Esse projeto consistia em um Universo dotado de 100 constelações, compostas por sua vez de 100 sistemas planetários, onde cada sistema poderia atingir o potencial de 1000 planetas habitáveis. Assim, nosso Universo Local tem a capacidade de possuir cerca de 10 milhões de mundos.

+/- 7 bilhões de anos: Após bilhões de anos enfrentando explosões e expulsões de sóis para o Universo Local de Navadoh, a Nebulosa de Ondrovah se desintegra por completo.

CRONOLOGIA DO SISTEMA DE ASHUNYAH

+/- 40 bilhões de anos: O sistema de Ashunyah começa a se formar no espaço a partir da expulsão de sóis de uma nebulosa ao centro da Galáxia de Yashena, conhecida no Cosmos como Via Láctea.

+/- 12 bilhões de anos: Os planetas ao centro de Ashunyah definem suas massas, a exemplo de Nemashi, porém as condições para o estabelecimento da vida ainda continuam impróprias; Quanto mais afastados do centro do sistema, os demais planetas sofrem para se formarem, devido à crescente instabilidade dos sóis periféricos.

+/- 8 bilhões de anos: Constantes chuvas de meteoros castigam os planetas em formação; Estabelecimento das três luas de Nemashi.

+/- 2 bilhões de anos: Alguns planetas já possuem oceanos; As estrelas ao centro de Ashunyah completam seu resfriamento, ganhando a temperatura ideal para o estabelecimento da vida nos orbes; O plasma vital, já presente, se adapta às condições para sua evolução, como em Malavah e Nemashi.

+/- 950 milhões de anos: A flora marinha primitiva se desenvolve.

+/- 700 milhões de anos: O rápido florescimento da flora marinha acaba por purificar os resquícios do carbono existente na atmosfera; A vegetação começa a se desenvolver, adaptando-se rapidamente às condições de planetas como Nemashi.

Harashi - Os Mestres da Luz - Livro 1: A Guerra do PrincípioOnde histórias criam vida. Descubra agora