CAPÍTULO 10 - O SOL DO MEU PLANETA

53 4 0
                                    

Cristiane: Quando o meu pai atendeu ao telefone, tentei explicar a situação. Estava em prantos, não conseguia nem falar direito, até porque quando falamos com nossos parentes sobre problemas, aí é que nos desmanchamos ainda mais de emoção. Ele só ficou escutando e, depois de alguns minutos, tudo o que disse foi: "Passa o telefone para o Renato, deixe-me falar com ele." Você já sabe o resto da história.

Aquele telefonema foi o ponto de partida para as mudanças em nosso casamento, porém, o que realmente me levou a mudar foi a continuação daquela conversa que tive pessoalmente com meu pai alguns dias depois. A lista que eu e o Renato fizemos renovou o nosso compromisso de lutar para mudar e fazer o que fosse necessário para agradar uma o outro. Mas dentro de mim havia um problema mais profundo, que nem eu mesma sabia que existia. 

Só o descobri quando meu pai veio me visitar e me perguntou como eu estava depois daquela ligação.

Ele nunca foi de se intrometer em nosso casamento, mas, devido ao que tinha acontecido, era de se esperar que quisesse saber. Respondi que estava "tentando" mudar. Não entrei em detalhes, só disse isso mesmo. Para ser sincera, naquele momento eu não tinha tanta certeza se as coisas tinham mudado ou não. Muitas vezes no passado, havia dito para mim mesma que mudaria, mas passavam-se alguns meses e lá estava eu cobrando as mesmas coisas. Quem me garantiria que ambos fariam a sua parte naquela lista? 

Percebendo minha dúvida de longe, meu pai então foi direto ao assunto. Nunca me esqueço daquele dia. Estávamos no jardim, e ele se virou para mim e disse: "Minha filha, homem nenhum gosta que a sua mulher fique implorando a atenção dele. Você perde o seu valor de mulher. Ocupe-se em ajudar as pessoas, faça alguma coisa com seus talentos, desenvolva o seu chamado."

Foi só o que ele disse. Era tudo que precisava ouvir. Descobri que em todos aqueles anos de casamento, estava na verdade fazendo do Renato o sol do meu planeta. Como esposa de pastor, ia à igreja, ajudava no que me era confiado, fazia o 'máximo' que podia fazer, mas, no final do dia, o meu foco sempre caía no Renato. 

Tudo que eu queria era chamar a atenção dele, conseguir sua apreciação, sentir-me sua parceira, ser importante ao seu lado — o que não era pedir demais, mas quando isso é tudo para uma pessoa, aí são outros quinhentos. Você acaba fazendo tudo em função daquela outra pessoa. E se a pessoa não lhe der a devida importância, tudo que você fez não valeu de nada para você.

Embora na época não tivesse consciência total disso, foi o que descobri sobre mim mesma. Todos aqueles anos, em vez de estar ao lado do meu marido, tinha me colocado atrás dele. É claro que ele não ficaria olhando para trás, enxergando o que eu estava fazendo ali. Na realidade, eu carregava uma mentalidade errada do que a esposa representava para o seu marido.

Eu ouvia muitas mulheres falarem que nós somos aquele suporte do porta-retratos, ali escondidinho. Enquanto nossos maridos estavam em pé, lá na frente, nós, esposas, tínhamos que estar atrás deles, dando todo o suporte necessário. Uma ideia antiquada, sem nenhuma base fundamental. Creio que, por essa e outras, muitas mulheres têm defendido o feminismo. Se eu não tivesse acordado para a realidade, teria feito o mesmo. 

Chega uma hora que cansa só ficar nos bastidores, sentir-se menos importante do que o próprio parceiro, e ficar na dependência dele para suprir seu valor. 

Foi naquela palavra do meu pai que finalmente embarquei em uma jornada interessante, cheia de aventuras, e superprodutiva. Eu me conheci melhor.

APRESENTANDO: CRISTIANE 2.0

Comecei a desenvolver talentos que estavam escondidos ou adormecidos, investindo não somente em ajudar outras pessoas como a mim também. A cada vez que fazia algo novo, diferente e produtivo, minha autoestima agradecia. Ajudava as demais pessoas e na medida em que eram ajudadas, elas me valorizavam e, consequentemente, isso me ajudava a vencer toda aquela insegurança que carregava dentro de mim.

Casamento BlindadoOnde histórias criam vida. Descubra agora