O controverso retrato de Snape

49 8 0
                                    

O único atrito que Harry teve com os professores foi no momento em que ele insistiu que Severus Snape deveria estar no hall dos diretores de Hogwarts. Nem mesmo Minerva McGonagall, que além de diretora, era sua grande amiga, quis ceder aos seus apelos. Os outros professores seguiam sendo respeitosos com ele, mas Harry notava que alguns o olhavam torto. E nem mesmo Hagrid, professor de Trato com Criaturas Mágicas, que era um de seus maiores amigos, escapava disso.

- Harry, você tem certeza que vai insistir com essa história de colocar o retrato do Snape no hall dos retratos dos diretores?

- Sim, Hagrid. Eu acredito que ele merece. Sei o que você deve estar pensando, mas também sei que te contei várias coisas que descobri sobre ele. Coisas que nem todos os membros da Ordem sabem!

- Entendo, sobre a morte do Dumbledore, não é? Só acho curioso que no passado, era eu que dizia a você para confiar no Snape, e agora, os papeis se inverteram.

- E eu sei que você só dizia isso por causa do Dumbledore, pois o Dumbledore confiava no Snape. E se estamos aqui, é porque Snape cumpriu com a sua palavra e fez por merecer toda a confiança que o Dumbledore depositou nele.

- Foi isso que me deixou com mais ódio do Snape na época. Dumbledore confiou nele, e em troca, ele o matou. Mas agora que sei a verdade, admito que teria sido muito duro ver Dumbledore definhar com uma maldição que não tinha cura. E quer saber, Harry? Acho que no fundo, o Dumbledore desejava e merecia um fim mais emocionante.

Harry deu uma risada sem graça com a observação de Hagrid. Além dele, apenas a professora Radcliffe conversou com o jovem a respeito desse assunto. Por ter estudado em Hogwarts na mesma época de Snape, ela se sentiu no dever de relatar a Harry tudo o que sabia sobre seu antigo colega de classe.

- Olha, Harry, eu vou ser honesta com você, Snape já era perverso desde o primeiro momento em que esteve na escola. Desdenhava de qualquer um que não fosse tão inteligente quanto ele, jogava baixo nos duelos, era preconceituoso, hipócrita... E ele nem era tão próximo assim de Lily. Os dois não eram vistos juntos em público, só sabíamos que ele era amigo dela porque ela nos falava, não ele.

- Mas ele a amava de verdade, professora Radcliffe. E eu sei disso porque foi ele mesmo que me contou. Os dois se conheciam desde a infância, eram vizinhos, foi ele que disse que ela era bruxa, que a apresentou ao nosso mundo...

- Ela já tinha me contado. Mas eu sei que eles se afastaram desde que foram para casas diferentes, e Snape poderia ter feito parte do nosso grupo de amigos, mas preferiu andar com a banda podre da Sonserina.

- E ele se arrependeu disso. Ele se arrependeu de tudo, inclusive daquela vez que a xingou na frente de todos.

- Como esquecer? Lily ficou tão magoada! Ela chorou por horas! Para nós, foi a confirmação de que Severus Snape era exatamente aquilo que parecia ser.

- Eu sei que Snape não foi o melhor bruxo da história, que ele fez coisas muito más, e não quero que você o perdoe. Só peço que você compreenda que Snape mudou muitas de suas opiniões porque o amor que ele era capaz de sentir era mais forte do que seus defeitos.

Harry pediu uma reunião com Minerva McGonagall e os outros professores, para que ele pudesse relatar a verdade sobre Snape e convencer a todos de que o retrato dele merecia estar no hall dos diretores. Ele esperava ir sozinho, mas quando estava prestes a chegar à sala da diretora, ouviu passos e ao olhar para trás, se deparou com Rony e Hermione.

- Vocês virão comigo?

- É claro, Harry! Já passamos por coisa pior juntos, uma reuniãozinha com os professores vai ser moleza!

E se Harry Potter tivesse voltado para Hogwarts?Onde histórias criam vida. Descubra agora