O campeonato entre as casas de Hogwarts era um evento que acontecia ao longo do ano, e seu final só se consumava na última semana de aulas, em uma cerimônia que marcava o encerramento do ano letivo.
Harry Potter nunca se esqueceu de que em seu primeiro ano na escola, ele era obrigado a ver a decoração da Sonserina no Salão Principal. Isso o incomodava porque o fazia lembrar das palavras do Chapéu Seletor, que lhe disse durante sua seleção que Harry deveria ter sido sonserino. Contudo, graças às condutas dele e de seus amigos no momento em que eles impediram Voldemort e Quirrell de roubar a pedra filosofal, Hermione, Rony, Neville e o próprio Harry foram recompensados com pontos extras, que proporcionou uma virada no placar e a primeira vitória da Grifinória depois de sete anos.
O feito foi repetido nos dois anos seguintes, e nessas ocasiões, tanto ele quanto seus amigos tiveram grande participação. Em seu segundo ano, Harry e Rony ganharam prêmios especiais por terem destruído o monstro que habitava a Câmara Secreta, petrificara vários de seus colegas e quase tirara a vida de Ginny. E no terceiro, a atuação de Harry no primeiro campeonato de quadribol que ele conquistou para a sua casa foi determinante.
Mas a partir do quarto ano, o campeonato entre as casas perdeu importância na vida do garoto. Afinal, ele estava devastado com a perda de Cedric Diggory, jovem lufano que fora assassinado a mando de Voldemort na frente do próprio Harry. Nem mesmo a direção da escola quis entregar o prêmio, optando por manter uma decoração totalmente preta, um sinal de que a escola estava de luto pela morte de um dos seus campeões no Torneio Tribruxo.
No quinto ano, Harry nem mesmo deu atenção a esse campeonato. Suas prioridades eram provar suas alegações de que Voldemort retornara, provar a inocência de seu padrinho Sirius Black e se livrar da perseguição de Dolores Umbridge, sádica funcionária do Ministério da Magia que abusava de seus poderes para silenciar Harry e seus apoiadores. Apesar de ele ter conseguido o que desejava, o final daquele ano foi amargo na vida de Harry, pois ele perdera seu adorado padrinho e amigo.
E no sexto, Harry e a escola enfrentaram outra perda: a do seu diretor Albus Dumbledore. Novamente, faixas de luto foram penduradas, em sinal de respeito àquele que marcou a história da instituição.
Mas ao retornar para a Batalha de Hogwarts, Harry viu que a nova administração colocou o verde e o prata da Sonserina de volta à decoração do Salão Principal. Ele sabia que isso era coisa de Voldemort e de seus comensais, que eram quase todos da Sonserina. No entanto, as faixas pretas retornaram com o término da batalha, pois vários aliados, incluindo estudantes de Hogwarts como Colin Creevey, perderam a vida lutando para restaurar a paz.
Assim, aquele campeonato das casas de Hogwarts seria o primeiro da nova era do mundo bruxo. Os membros das quatro casas estavam ansiosos para que suas cores predominassem na decoração, e com Harry e os outros grifinórios, não era diferente.
Mas ao contrário de seu primeiro ano, a Grifinória liderou a disputa do começo ao fim. A presença de estudantes talentosos, como Hermione, que tirou nota máxima em alguns exames, contribuiu fortemente para isso. Mas os pontos conquistados com a vitória no campeonato de quadribol de Hogwarts também foram decisivos.
A Corvinal foi a segunda colocada, por seu excelente desempenho no quadribol e pelas ótimas notas que seus membros tiveram nos exames. Luna Lovegood, a grande amiga corvina de Harry, foi um dos destaques, apesar de não ser a que teve as melhores notas, ela ajudou vários de seus colegas enlutados a superar as perdas que tiveram na Segunda Guerra Bruxa.
A Lufa-Lufa ficou com a terceira posição. Harry os tinha em alta conta, pois os lufanos foram os primeiros a se levantar a favor dele quando Pansy Parkinson propôs entregá-lo a Voldemort durante a Batalha de Hogwarts. Apesar de eles terem ficado em penúltimo, a diferença não era tão grande para o segundo colocado, e Harry sabia que futuramente, os lufanos seriam sérios candidatos ao título.
A Sonserina ficou em último, pois muitos de seus membros ainda estavam presos no passado. Alguns se metiam em confusões e arranjavam detenções à toa, outros se mostravam desmotivados para continuar nos estudos e deixavam suas notas caírem. Mas também havia aqueles que estavam ajudando a reabilitar a imagem da casa verde e prata. Astoria Greengrass era um bom exemplo. A sonserina era irmã de Daphne, antiga colega da turma de Harry, mas diferentemente desta, que se contentava em ficar à sombra de pessoas como Pansy Parkinson, Astoria se empenhava em ser a melhor estudante que podia. Ela foi a melhor dentre as sonserinas de seu ano, conseguiu notas ótimas e ainda ajudou Harry e Hermione a controlar os alunos mais novos. Ela não tinha obrigação de fazê-lo, pois ainda era do quarto ano, nem era monitora. Mas na opinião dos monitores-chefes, Astoria era uma excelente candidata ao posto.
Após anunciar o resultado final da disputa entre as casas, a diretora McGonagall orgulhosamente disse:
- E agora, se me permitem, terei a honra de fazer uma pequena mudança na decoração.
A velha diretora bateu palmas, e a decoração verde e prata da Sonserina deu lugar ao vermelho escarlate e ao amarelo ouro da Grifinória. Como era de se esperar, os alunos da casa vermelha comemoraram bastante, com gritos, assovios e tapas na mesa. Os membros de outras casas os aplaudiam, embora os sonserinos fossem os menos animados. Muitos ficaram de cara amarrada, mas outros, liderados por Astoria Greengrass, aplaudiram educadamente, demonstrando respeito com os seus colegas grifinórios.
- A Grifinória é a campeã da Taça das Casas, mas todos nós somos vencedores, pois conseguimos superar os obstáculos e encerrar esse ano em clima de paz e fraternidade! – disse a diretora McGonagall, sem conseguir esconder a emoção.
E foi nesse clima que os alunos confraternizaram e se deliciaram com um apetitoso banquete, que para os estudantes da Grifinória, teve um sabor ainda mais especial. Com Harry não era diferente, as lembranças das vitórias de seus primeiros anos sempre vinham à sua cabeça, mas naquela noite, ele sentiu como se tivesse encerrado seu ciclo com a casa que ele escolheu com chave de ouro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
E se Harry Potter tivesse voltado para Hogwarts?
FantasyTodos nós sabemos que Harry Potter decidiu ser auror após vencer Voldemort na Batalha de Hogwarts e dar fim à Segunda Guerra Bruxa. Mas e se ele tivesse decidido permanecer em Hogwarts? Originalmente postada no Spirit Fanfics