Professando Lealdades

236 32 4
                                    

O ano novo trouxe o degelo da frieza de Harry. Após a primeira reunião de monitores do período, ele ficou para trás para perguntar sobre as férias de Tom. Quando Tom agradeceu pelos presentes de aniversário, ele até respondeu com um sorriso familiar.

Eles se estabeleceram novamente na amizade, embora a incerteza permanecesse entre eles, tornando suas interações excessivamente cordiais e breves. A conversa mais longa que Harry iniciou foi para obter o conselho de Tom sobre feitiços de deflexão de feitiços.

"Estou, hum, tentando estudar sozinho o currículo do quinto ano da Merrythought", ele explicou, ficando vermelho.

Embora Tom tivesse mais do que uma suspeita de que estava pedindo em nome de outros, ele não expressou sua suspeita e, em vez disso, aproveitou uma agradável meia hora debatendo os méritos de Salvo hexia contra o mais genérico Protego com Harry, deixando muita nostalgia em seu rastro.

Sim, eles eram amigos novamente, mas o que tinham era uma pálida imitação do que tinha sido... e poderia ter sido.

Tom nunca foi de ficar deprimido, mas se o tempo pudesse voltar, ele recapturaria o momento mágico deles no lago, congelaria antes que tudo desmoronasse. De vez em quando, ele vislumbrava vislumbres de desejo no rosto de Harry, como se ele compartilhasse o desejo.

Se assim fosse, eles faziam parte de uma dança que nenhum dos dois sabia liderar.

Felizmente ou infelizmente, Tom tinha outras distrações. Conforme as eleições para o Ministro da Magia se aproximavam, a tirania de Umbridge sobre Hogwarts se intensificou. Ela formalizou o Esquadrão Inquisitorial, cujos membros receberam autoridade de monitor e foram encorajados a espionar os colegas. Ela também começou a inspecionar os ensinamentos de outros professores, levando a mais de uma aula terminando em uma discussão aos gritos (no caso de McGonagall) ou um colapso choroso (no caso de Trelawney).

Tom teve o cuidado de parecer exteriormente neutro, até mesmo levemente solidário, enquanto continuava posicionando peças em um jogo de xadrez do qual Umbridge era uma participante inconsciente. O jogo era diferente dos que Tom havia jogado no passado, mas ele sabia que a recompensa seria ainda mais satisfatória.

Uma ou duas vezes, ele notou Dumbledore observando-o da Mesa Principal, seu cálice levemente erguido em um brinde secreto. Se ele não estava enganado, Dumbledore estava preparando seu próprio esquema sob aquela expressão enganosamente plácida.

Um aliado inesperado, mas não totalmente indesejável.

O laço em torno de Umbridge estava se apertando, e Tom esperava ansiosamente pelo dia em que ela fosse descoberta.

Algumas semanas após o início do semestre da primavera, Slughorn começou a realizar bate-papos sobre carreira para os alunos do sétimo ano. 

Para Tom, o bate-papo deveria ter sido uma formalidade. No entanto, ele havia perdido a convicção em seus planos pós-Hogwarts previamente definidos, e a estrada diante dele estava tão nebulosa quanto as bolas de cristal de Trelawney.

“Certamente há muitas possibilidades, não é? Não espero nada menos, meu rapaz.” Slughorn sorriu com orgulho. “Onde está sua inclinação atual? Sei que você está explorando opções no Ministério. Dolores está bem interessada em recrutá-lo” — Tom mal conteve um sorriso irônico — “e outros departamentos também ficarão encantados em tê-lo.”

Antigamente, subir na hierarquia do Ministério era algo atraente. Agora, a ideia de suportar a companhia de Umbridge e sua laia era torturante.

“Mais tarde na minha carreira, talvez”, disse ele, “mas não agora”.

Inventing ParadoxesOnde histórias criam vida. Descubra agora