"Os homens ou são cheios de arrogância, ou de estupidez. Se são amáveis, não tem opinião própria".
— Orgulho e Preconceito, Jane Austin.
Naquela semana, Joan participou de vários bailes. De fato, estava sendo deveras requisitada, muitos estavam curiosos com o retorno dela. Mas, antes da semana findar, a lady recebeu um convite inesperado: havia sido convidada para ir à casa de campo da Condessa viúva, lady Martha Foster, muito conhecida por juntar casais em seus jogos e dinâmicas divertidos e bem-intencionados. E se Joan fora convidada, de certo Russel também foi, já que, dançaram várias vezes em diversos bailes. Claramente, lady Foster tinha a intenção de juntá-los em um casamento. Contudo, havia um problema: Joan ainda não tinha certeza se desejava casar-se.
— Oh meu Deus, filha! Você recebeu um convite para casa de campo de lady Foster. — Katherine bateu palmas, animada. — De certo aquela espertalhona enxergou a possibilidade de você se juntar a alguém. Será o capitão Russel? — investigou, cheia de expectativas.
Joan revirou os olhos.
— Não fale bobagens, mamãe. Russel e eu somos apenas amigos.
— Não se esqueça, minha filha, que Anastácia e Matthew eram melhores amigos, ainda assim, se casaram. — E após soltar aquela frase emblemática, Katherine saiu de cena.
Joan, muito confusa, subiu até o quarto levando consigo aquele estranho convite e fechou a porta para refletir sobre seus próximos passos.
Mal ela se deitou na cama, Felicity bateu na porta.
— Jô, posso entrar.
Joan respirou fundo e disse:
— Entre. — Logo, sentou-se.
— Estava descendo a escada e acabei ouvindo a conversa entre você e a mamãe. E eu, a conhecendo muito bem, minha irmã, sei que no fim refutará o convite. Portanto, estou aqui para convencê-la a ir. Não para arrumar um marido, isso só depende de você, é claro. Mas para fechar negócios. Os homens mais ricos de Londres estarão nesse evento. É uma excelente oportunidade de fixar sua empresa em solos londrinos.
Inesperadamente, Joan abraçou a irmã.
— Fê, você é incrível! Como que eu não pensei nisso? Arrumarei minhas malas e lady Foster que me aguarde.
***
No dia seguinte, Joan, cheia de expectativas, embarcou na carruagem que a levaria à Yorkshire. Para ela, seria bom respirar o ar do campo; fazia lembrar da propriedade em Staten Island. Joan pensou em levar Dursley consigo, contudo, aquela ideia não era nada boa, pois tanto lady Foster quanto o restante dos convidados, levariam a afirmação de que ambos desejavam formar um casal; algo absolutamente impossível. Além disso, Dursley sempre mantinha uma expressão ranzinza no rosto que não ajudava em nada nas negociações. Ele era muito bom com cavalos, mas deixava a desejar com gente. Poucos o compreendiam. Joan era uma das raras pessoas que o conhecia intimamente; eram verdadeiros amigos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Domar Lorde Devil
Historical FictionNo final do século XIX, a sociedade britânica passava por significativas mudanças, todavia um fato continuava imutável: mulheres eram pressionadas a se casar. Na década de 1890, lady Katherine Morrison, mãe do importante duque de Hereford, decidiu q...