"Quem lê vive mil vidas em uma, desvendando mundos e mentes, transformando-se a cada página virada."
Entre o final de 2020 e meados de 2022 foram os meus melhores dias enquanto iniciante no mundo da literatura, cada livro trazia uma nova perspectiva de enxergar as coisas, imaginar novos horizontes e um olhar diferente para cada página que passava- era a alegria de estar lendo uma página após a outra e a tristeza de saber que após uma é outra página eventualmente chegaria ao fim.
Nesses tempos foram os livros Augusto Cury que mais li, livros cheios de esperança e com um olhar sempre positivo para com o amanhã, pois muitos deles são de desenvolvimento pessoal, psicologia e a até história - como no caso de "colecionador de lágrimas, holocausto nunca mais".
Parando para pensar agora que escrevo, a minha abordagem positivista em relação à vida e o apreço às coisas simples advém de seus livros como: treinando a emoção para ser feliz, o vendedor de sonhos e você é insubstituível. Com este último tendo a icónica ideia de que, ao nascer, cada ser humano já superou uma competição extraordinária, pois, entre milhões de espermatozoides, apenas um consegue fertilizar o óvulo, resultando no nascimento de uma pessoa única e insubstituível.
Portanto os livros têm esse poder de moldar as nossas mentes, modificando os nossos comportamentos, atitudes e ideias já pré concebidas sobre um determinado aspecto da vida, e é o que quero explorar nesse capítulo, para assim te incentivar a ler mais ou mesmo começar a praticar esta atividade milenar em sua vida.
O Poder Transformador da Leitura
Você já parou para pensar no poder que um simples livro pode ter? Ao mergulharmos em uma história, em uma biografia ou em um ensaio, estamos abrindo nossa mente para novas ideias, perspectivas e experiências. A leitura é uma jornada que nos permite:
Expandir nossos horizontes: Conhecer culturas diferentes, aprender sobre temas complexos e vivenciar histórias incríveis.
Despertar a curiosidade: A leitura nos leva a fazer perguntas, a questionar o status quo e a buscar conhecimento de forma autônoma.
Desenvolver o pensamento crítico: Ao analisar diferentes argumentos e pontos de vista, fortalecemos nossa capacidade de pensar de forma crítica e tomar decisões mais conscientes.
Aumentar o vocabulário e a expressividade: A leitura nos expõe a uma variedade de palavras e expressões, enriquecendo nosso vocabulário e tornando nossa comunicação mais clara e eficaz.
Melhorar a concentração e a memória: A leitura exige foco e atenção, fortalecendo nossa capacidade de concentração e melhorando nossa memória.
Reduzir o estresse: Imergir em uma boa história é uma ótima forma de relaxar e aliviar o estresse do dia a dia.
O Impacto da Leitura no Cérebro
Você sabia que a leitura não é apenas um passatempo prazeroso, mas também exercita nosso cérebro? Estudos científicos demonstram que a leitura estimula a formação de novas conexões neuronais, melhora a memória e aumenta a plasticidade cerebral.
A leitura é uma jornada de autodescoberta. Ao mergulharmos em um bom livro, podemos encontrar insights valiosos que nos ajudam a crescer e a evoluir como pessoas.
Espaço para recomendação de leitura : **Hábitos atómicos **
A Importância da Diversidade na Leitura
Um ponto que tive bastante dificuldade em resolver e luto até hoje (embora já tenha melhorado muito) é o aspecto de ler apenas um género ou um nicho específico que se utilizem da mesma linguagem - como ler apenas desenvolvimento pessoal. Em meio a tanta diversidade cultural eu me via girando num ciclo de livros que no final de tudo tratavam da mesma coisa, não cometa esse erro. Mas como resolvi? Passei a explorar livros relacionados a outros interesses meus, como: empreendedorismo, marketing, carisma e comunicação, ciência e filosofia.
O que aprendi com a Diversidade na Leitura?
Quebra de estereótipos: Ao nos conectarmos com personagens de diferentes origens e vivências, desafiamos os estereótipos e preconceitos que podem limitar nossa visão de mundo.
Empatia e compreensão: Ao nos colocarmos no lugar de outras pessoas, desenvolvemos empatia e aprendemos a valorizar as diferenças.
Enriquecimento cultural: A literatura nos permite viajar para diferentes lugares e épocas, aprendendo sobre culturas e costumes diversos.
Desenvolvimento pessoal: Ao nos identificarmos com personagens que enfrentam desafios semelhantes aos nossos, podemos encontrar inspiração e força para superar nossas próprias dificuldades.Por isso te digo que a leitura não se resume apenas a consumir histórias. A diversidade de gêneros literários é fundamental para um desenvolvimento pessoal completo. Ao explorar diferentes estilos, como ficção, não ficção, poesia e clássicos, ampliamos nossa visão de mundo e descobrimos novas paixões.
A diversidade na literatura é um tesouro a ser explorado. Ao lermos histórias de diferentes culturas, perspectivas e identidades, ampliamos nossos horizontes e desenvolvemos uma compreensão mais profunda do mundo ao nosso redor. Mas com tantas opções disponíveis, como escolher o livro certo?
Com tantas opções disponíveis, escolher um livro pode ser uma tarefa desafiadora. Aqui estão algumas dicas para te ajudar nessa jornada que eu Selson gostaria de ter ouvido ou tido🤷:
Explore diferentes gêneros: Não se limite à ficção. Experimente a não ficção, a poesia, os clássicos e os livros contemporâneos. Cada gênero oferece uma experiência única.
Procure por autores diversos: Dê uma chance a autores de diferentes origens, etnias, gêneros e orientações sexuais.
Leia resenhas e sinopses: Antes de comprar um livro, leia resenhas e sinopses para ter uma ideia do enredo e do estilo do autor.
Peça recomendações: Converse com amigos, familiares e colegas sobre seus livros favoritos.
Utilize plataformas online: Existem diversas plataformas online que oferecem recomendações de livros personalizadas, como o Goodreads e o Skoob.
Lembre-se: A leitura é uma jornada pessoal. O mais importante é encontrar livros que te inspirem e te façam feliz. Divirta-se explorando o mundo da literatura!
Essa foi a minha contribuição e percepção pessoal sobre leitura pra ti, espero que tenhas gostado.
Ainda vem muito pela frente...
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Meu Diário Digital ✍️❤️
AdventureO Polímata é um aprendiz perpétuo, um discípulo de todos os campos do conhecimento.' Esta frase não só guia a minha obra, mas também define a minha vida. Inspirado pelo amor e pela sede de conhecimento dos antigos filósofos, eu crio, inovo e arrisco...