Dia 4: Escrita E o Que Tenho Aprendido Com Isso

17 6 1
                                    

  Pandemia, Maio de 2020…

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

  Pandemia, Maio de 2020…

Durante o período de “stay at home”, decidi investir em algo que havia adiado: um caderno para meu diário de desenvolvimento pessoal. Naquele tempo de introspecção forçada, o caderno se tornou meu companheiro fiel. Nele, escrevia frases inspiradoras de filósofos, trechos impactantes de vídeos de desenvolvimento pessoal e minhas próprias reflexões sobre o que estava aprendendo. Esse diário não era apenas um registro, mas um guia que moldou minha maneira de pensar e agir. Os canais de desenvolvimento pessoal e a combinação de caneta e papel foram meus melhores aliados na busca por autoconhecimento e crescimento. A nostalgia desse período é um lembrete poderoso de quanto tempo passou e como esse processo me transformou.

Nietzsche, Sartre, Sêneca, Epicteto, Marco Aurélio, Confúcio, Aristóteles, Sócrates e Zenão, eram os filósofos de quem eu mais tinha frases. Apesar de entender elas apenas superficialmente eu gostava muito de escrever as frases que eu encontrava sobre, me sentia como se também pertencesse a esse espaço lindo de questionamento, reflexões e trabalhos notáveis que esses homens produziram contribuindo para a sociedade que temos hoje. 

Uma frase: “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” -  Confúcio 

A escrita faz parte da minha vida à 4 anos, teve uma contribuição - e continua tendo - significativa no meu crescimento intelectual e comportamental, porque conhecer diversos nomes da história da filosofia e ler suas frases me moldava de certa forma, mas eu não queria continuar só nas frases e demorei muito tempo para entender que sem produzir obras de minha própria autoria eu continuaria apenas com o sentimento de pertencimento sem de facto fazer parte da mesa onde se encontram as minhas referências, mas obviamente o processo de escrever é mais antigo do que eles. Mas então qual é a história da escrita e para o que servia? 

Espaço curto para cultura: Origem da escrita. 

Primeiras Formas de Escrita: A escrita surgiu como uma necessidade prática para registrar informações, especialmente relacionadas ao comércio e à administração. As primeiras formas de escrita, como os pictogramas, foram desenvolvidas em civilizações antigas como a Mesopotâmia, com a escrita cuneiforme, e no Egito, com os hieróglifos. 

Escrita como Ferramenta de Registro: Inicialmente, a escrita servia para registrar transações comerciais, leis e eventos históricos. Isso foi crucial para a organização das primeiras sociedades complexas e para a comunicação de ideias através do tempo.

              Perguntas frequentes

A medida que fui estudando ocasionalmente eu me questionava:

Qual é a  importância da escrita? 

Como ela molda a sociedade? 

Como afeta o nosso processo de aprendizagem? 

O Meu Diário Digital ✍️❤️Onde histórias criam vida. Descubra agora