Segunda-feira e a falsa sensação de um novo começo.
Porque Você Deixa tudo para Amanhã?
Prazer ou Dor? Você escolhe, mas tem que fazer essa escolha hoje, porque Amanhã já é a colheita!
Novo dia, novo começo. Nova semana, novo ser. Novo mês, Nova mudança. Isso te soa familiar? Vivemos num tempo que a novidade está presente a cada segundo, somos constantemente expostos a novas informações sem nem ter tempo de absorver a recebida a minutos atrás.
Por estar a consumir sempre novas informações, passei a adquirir um aspeto negativo em minha personalidade e que venho lutando para deixar até hoje. Eu falo do hábito, do malefício, da ação que pode estar te impedindo de fazer o que de facto queres, eu falo de: DEIXAR O QUE TEM QUE SER FEITO HOJE PARA AMANHÃ, OU SEJA, ADIAR A SUA VIDA.
Quando quis começar a criar algum tipo de conteúdo na internet lutei com a decisão que todo iniciante tem: sobre o que vou falar? Eu amo futebol e diferentes desportos, como formula 1. Amo ler, falar sobre mentalidade e história, tenho apreço por diferentes disciplinas e gosto de aprender sobre cultura geral e filosofia (sou leigo em muitas delas ainda, menos o futebol, mas gosto das outras e são elas, junto da escrita e a leitura, que preenchem o meu dia e dão sentido a ele).
Mas eu não queria falar sobre nenhuma dessas coisas, não quero me prender em uma área e falar exclusivamente de uma, pelo menos não agora.
Então tomei a decisão escrever sobre tudo o que vou aprendendo e as dificuldades ao longo do percurso, mas foram longos 10 meses para tomar essa decisão e ter a coragem para de facto começar a escrever alguma coisa. Esse é o lado ruim da procrastinação e deixar a vida para depois.
Eu perdi 304,3 dias, 43,4 semanas e 7 mil horas para dar inicio ao que vocês têm lido. Vocês conseguem perceber o quão problemática é a procrastinação? Ela nos faz perder tempo valioso, tempo esse que não volta e muita experiencia que teríamos acumulado se não tivéssemos adiado tanto.
A procrastinação é um problema sério, é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos, e era exatamente o que eu sentia e acredito que acontece o mesmo com você.
A procrastinação é um ciclo que se repete. Eis o padrão:
1) Você fica super motivado a realizar algo significativo em sua vida. Está decidido a mudar! Vai dormir cheio de objetivos e promessas para o dia seguinte2) Você acorda e simplesmente volta para a sua rotina e não cumpre nada do que combinou consigo mesmo ontem.
Existe dois tipos de dor, a dor da disciplina e a dor do arrependimento, garanto que a dor do arrependimento é a mais dolorosa
Nós procrastinamos fugindo esse tipo de dor, a da disciplina. A dor de fazer algo e não sentir os resultados imediatamente, a dor de repetir a mesma ação que acreditamos ser benéfica para nós tendo a consciência que não vamos sentir o efeito dela agora. Mas é essa dor que todos que constroem algo de significativo para si e para os outros devem passar.
Estudar, ficar mais inteligente, fazer exercícios, ler, escrever, meditar e outras atividades parecidas, necessitam de repetições consistentes para causar mudanças no cérebro e no corpo, é a gratificação adiada. O problema na verdade é que a gente (sim, eu estou incluído), preenche parte do nosso dia com gratificações imediatas, de curto prazo. Ficar o dia no Tiktok, instagram, youtube (meu problema), whatsapp ou mesmo ficar vendo series o dia todo são exemplos disso. Sem falar da pornografia e a masturbação que são atos também de gratificação imediata.
Então o problema está na forma como você escolhe enfrentar os desafios diários.
A verdade é que você não procrastina devido ao excesso de dopamina.
Você faz isso porque esse é um mecanismo do seu cérebro de conservar energia e evitar riscos.
Isso faz com que você repita um padrão que te deixa travado na vida:É sempre amanhã, nunca AGORA!
Você está sempre prometendo começar amanhã, na próxima semana, no próximo mês ou quando as condições forem perfeitas.
Ao invés de postergar a gratificação, você está postergando a dor.
Ou seja, ao invés de escolher a dor agora para ter a gratificação amanhã, você escolhe a gratificação agora para (inevitavelmente) sentir a dor amanhã.O mais bizarro é que a maioria das pessoas fica surpresa quando está em sofrimento hoje por ter escolhido o prazer de ontem.
Aqui vai um fato, ''Hoje'' é sempre o ''Depois'' de ontem, isso significa que seus resultados de hoje sempre estarão na polaridade oposta da sua escolha de ontem.
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Então eu percebi que a forma para vencer a procrastinação é inevitavelmente fazendo escolhas melhores ao longo do dia e apenas receber estímulos imediatos (como ver um vídeo no youtube) após as tarefas que tinha que cumprir no dia.
Não procure formulas mágicas, elas mais atrapalham do que ajudam, façamos esolhas melhores, soframos agora para colher depois.
OBS: Não é sofrer no sentido literal, seja sensato, eu acredito que entendes o que quero dizer.
Essa foi a minha contribuição hoje, espero ter agregado algo na tua vida com a minha experiencia no caso, te vejo em breve.
P.S: Como desafio para superar a procrastinação também, eu me comprometo escrever de segunda á sexta um capitulo novo.
Acrescenta-se a isso:
Ler 10 páginas todos os diasTodos os domingos irei trazer atualizações sobre o desafio e se consegui cumprir. Aproveite e desafie-se também, deixe nos comentários o seu e domingo atualize também.
Lembre-se: Prazer ou Dor? Você escolhe, mas tem que fazer essa escolha hoje, porque Amanhã já é a colheita!
Ainda vem muito pela frente...
Selson.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Meu Diário Digital ✍️❤️
AventuraO Polímata é um aprendiz perpétuo, um discípulo de todos os campos do conhecimento.' Esta frase não só guia a minha obra, mas também define a minha vida. Inspirado pelo amor e pela sede de conhecimento dos antigos filósofos, eu crio, inovo e arrisco...