E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos. Abraham Lincoln
---
**Se Perdoe para Evoluir**Você precisa se perdoar. Essa foi a frase que disse para mim mesmo hoje. Ela surgiu em meio a uma reflexão sobre como tenho agido, sobre como tem sido a minha vida durante esses meus 19 anos. Em dezembro, completo 20, e a verdade é que já não sou mais um menino. Essa fase passou. E não digo isso com tristeza. Pelo contrário, gostei muito da minha infância e adolescência. Amei, chorei, brinquei e vivi o que poderia viver. Mas, mais uma vez, essa fase passou. Agora, minha mente pede uma transição — e é aí que os problemas surgem.
Não existe mudança sem antes perceber o que precisa ser mudado. Para desejar uma mudança, deve existir uma dor, uma sensação de que algo precisa ser resolvido. Tentei mudar o que era visível, o que estava na superfície, mas sempre deixei o interior de lado. Não havia paz com meus erros do passado, com meu eu de anos atrás, com minha inexperiência, com minha tolice e imaturidade. Percebi que precisava fazer as pazes com esse Selson, essa versão de mim que eu tanto evitava encarar.
Eu amei e amo ser eu, mas não é tão simples perdoar nossos erros, nossas atitudes infantis, ou os momentos de vergonha que passamos. Eu entendo agora que isso fará parte da minha vida para sempre. Em qualquer idade, em alguma situação, eu serei inexperiente. Em algum momento, serei tolo de novo. Isso acontece quando temos a coragem de arriscar. E, inevitavelmente, erros ocorrerão.
Outro ponto importante é aceitar que não precisamos ser perfeitos. Não devemos ser tão duros conosco. Viver exige que aprendamos novos passos de dança, e tropeçar é inevitável até que o movimento se torne natural. A partir dessa reflexão, comecei a perdoar o Selson de antes. A olhar para ele com outros olhos — não com pena, nem com arrependimento, mas com compreensão. Tento absorver os aprendizados, deixar as emoções negativas irem embora, afastar pensamentos destrutivos e dar espaço para a aceitação, o abraço e a paz.
Amores não vividos, amores incompreendidos, erros, falhas, relacionamentos mal resolvidos, negativas, provas mal feitas, atitudes bobas, maus hábitos, rancores, mágoas... É preciso olhar para tudo isso, aceitar que aconteceu, analisar e melhorar. Eu não preciso ser um Selson modificado; preciso ser um Selson atualizado, como um software que recebe melhorias constantes com base nos dados coletados, tornando-se mais eficiente e com menos erros.
As experiências, as vivências e a coragem de continuar vivendo e aprendendo me darão novas oportunidades a cada etapa da vida. Novos erros virão, e após isso, serão avaliados e corrigidos. Se perdoe. Viva cada fase da sua vida com intensidade e vontade. Sempre observe, analise e melhore.
Ainda vem muito pela frente...
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Meu Diário Digital ✍️❤️
AdventureO Polímata é um aprendiz perpétuo, um discípulo de todos os campos do conhecimento.' Esta frase não só guia a minha obra, mas também define a minha vida. Inspirado pelo amor e pela sede de conhecimento dos antigos filósofos, eu crio, inovo e arrisco...