Dia 5: Começar, Mesmo que Ruim

14 5 1
                                    

“Quem diria que começar a escrever no Wattpad, sem nenhuma experiência, me levaria a uma jornada tão transformadora? Já se perguntou como um simples ato de colocar as ideias no papel pode mudar completamente sua perspectiva sobre si mesmo?”

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

“Quem diria que começar a escrever no Wattpad, sem nenhuma experiência, me levaria a uma jornada tão transformadora? Já se perguntou como um simples ato de colocar as ideias no papel pode mudar completamente sua perspectiva sobre si mesmo?”

Caio Carneiro: “Você não precisa ser bom para começar, você precisa começar e fazer muito para ser bom”.

Esta frase foi uma das minhas maiores fontes de inspiração para continuar a minha documentação. Eu sabia que o primeiro capítulo não seria bom, eu gosto de escrever mas eu tinha noção que não era bom o suficiente ainda para escrever um livro ou documentação diária de forma fluida, interativa e que mantesse os leitores engajados até o final da história. Mas depois do primeiro capítulo escrito é depois de ler essa frase eu percebi que faz todo sentido eu ser ruim em algo que nunca fiz. E então apreendi que: É JUSTO QUE MUITO CUSTE O QUE MUITO VALE. SE ALGO VALE APENA SER FEITO, FAÇA MESMO SENDO RUIM.

É por isso que continuo escrevendo, porque só escrevendo mais e mais eu me tornarei bom, porque é evidente que não serei bom em algo que nunca tentei. Neste princípio a incerteza bate e o algo tenta nos proteger a todo custo nos fazendo questionar do nosso valor e fazendo perguntas como: Quem irá ler? Você nem é bom nisso, achas que alguém vai se interessar nas tuas histórias?

Mas o ponto é que se deixarmos o ego nos dominar, se não formos corajosos o suficiente para começar algo novo mesmo sendo ruim, então dificilmente a gente vai construir algo de significativo na vida. Porque a cada coisa desconhecida e fora da nossa zona de conforto que formos exposto, vamos desistir para proteger a imagem que já construímos e ficaremos na mediocridade.

E se eu te dissesse que começar algo novo, mesmo sem ter todas as habilidades, pode ser o primeiro passo para o sucesso?

Ficar parado se perguntando se você fez a coisa certa não muda nada, você escolhe um caminho e faz dar certo, é esse medo que muitas vezes nos paralisa, porque tendo algo para escolher a pior coisa a se fazer é não escolher nada.

         A Importância de Fazer o Difícil

“A dificuldade está intrinsecamente ligada à recompensa”. - Jordan Peterson

Efeito Spotlight - Ele explica a tendência que temos de acreditar que todos estão nos observando e julgando, o que pode ser um grande obstáculo para sair da nossa zona de conforto.

Lembro-me da primeira vez que publiquei um capítulo no Wattpad. Senti como se todos os olhos do mundo estivessem fixados em mim, esperando para encontrar qualquer erro ou imperfeição. O medo do julgamento quase me paralisou.

"Para superar o efeito spotlight, é importante lembrar que a maioria das pessoas está mais preocupada consigo mesma do que com você. Além disso, praticar a autocompaixão e celebrar pequenas conquistas pode ajudar a reduzir a ansiedade.”

Eu tinha vergonha de postar, tive vergonha de mostrar aos meus amigos e tive mais vergonha ainda deles compartilharem com outras pessoas, porque eu tenho autores como referência (ex: T. Harv Eker, James Clear, Sêneca, Marco Aurélio, J. K Rowling e etc) mas o meu erro estava em comparar-me com estes autores no meu Dia 1 com o dia, por exemplo 50 deles, é um abismo de experiência e dedicação ao ofício muito grande. Então baixei as minhas bolas e parei de desperdiçar tempo valioso em busca de atalhos, pulando de galho em galho e quebrando a cara a cada tentativa fracassada de conseguir resultados rápidos e fáceis.

O Meu Diário Digital ✍️❤️Onde histórias criam vida. Descubra agora