MANIA DE PERSEGUIÇÃO

514 13 4
                                    

Alcelina procurou o psicanalista. As três da tarde compareceu ao consultório. O doutor mandou a deitar se no divã. Acomodada, ela começou:

- Estou ficando louca, doutor.

- Normal, senão não teria me procurado. - respondeu ele friamente.

- Mania de perseguição, doutor. É todo dia assim. Quando saio de casa sinto aquela sensação estranha de que alguém está me seguindo.

- Continua. - disse o doutor, interessado no caso.

- Mas nunca descubro nada, doutor.

- O doutor ouviu a paciente pacientemente. Conversou mais um pouco e marcou uma nova consulta.

Durante uma semana, Alcelina visitou o psicanalista.

- Nada, doutor. Ainda sinto aquela estranha sensação.

O doutor acendeu um cigarro e falou:

- Seu caso é grave. Faremos novas sessões.

E assim foi durante um mês, sem o doutor conseguir resolver o problema.

A cada dia que passava, Alcelina se sentia mais deprimida, com a nítida certeza de estar sendo perseguida. Ao marido, nada falava. Não queria importuná lo. Mal sabia ele que todas as tardes Alcelina tinha hora marcada com o psicanalista.

No final do mês, o relatório estava pronto. O detetive particular telefonou para o marido da Alcelina.

- É isso mesmo, doutor. - fosse o detetive com convicção de caso bem solucionado.

- O que você está me dizendo?! - espantou se o marido.

- Sua mulher tem um caso com um psicanalista, doutor!

CRÔNICAS PARA LER E RELEROnde histórias criam vida. Descubra agora