Olá, kpopper! Tudo bem?
Desta vez, não vou ficar desabafando, nem xingando ou ficar falando um monte de abobrinhas. Vou ser bem educadinha :)
Sabemos que, no mundo do kpop, temos vários termos, ou palavras que se utilizam muito, pelo fato de os nossos idol falarem muito. Bem, na minha hipótese, penso que tenha várias pessoas que, apesar de ter interesse no kpop, ou está iniciando essa fase, não sabe sobre essas palavras coreanas.
Por isso, resolvi fazer este capítulo, para escrever sobre as principais palavras ou termos que nós, kpoppers, usamos!
Assim, ao decorrer do capítulo, você (pessoa que não sabe) não vai ficar com dúvidas :)
Termos usados no kpop - músicas, etc:
Ultimate: é o seu preferido, entre todos. Isto acontece tanto no grupo, quanto apenas no cantor. Como por exemplo, no EXO, tenho muitos bias, mas o meu ultimate é o Chanyeol. PORÉM, é IMPOSSÍVEL ter apenas 1 ultimate... Então, meu outro ultimate é o Jungkook, do BTS. (lembrando que, se você é uma pessoa que tem frescura no ... - censurado, porque não posso falar palavrão NESTE capítulo - e pensa ¨ah, você só pode ter 1 ultimate!¨, eu não estou nem aí).
Bias: se você acha que bias é mesma coisa que ultimate, está errada. Enquanto que no ultimate, é o seu preferido de todos, bias pode ter vários! Lá vai outro exemplo: meu ultimate é o Jungkook/Chanyeol. Mas no BTS e EXO, tenho outros que gosto! Então, meus bias são o V, Jimin, Jin, Luhan, Baekhyun, Luhan, D.O, assim por diante.
Maknae: é o nome que se dá para o integrante do grupo mais novo.
Aegyo: fofo, tipo, quando você tira foto fazendo aegyo, é mesma coisa que fazer poses fofas, com gestos como fazer bico, etc.
Oppa: é como uma garota pode chamar um rapaz mais velho que ela.
Hyung: é como um garoto pode chamar um rapaz mais velho que ele.
Unnie: é como uma garota pode chamar uma moça mais velha que ela.
Noona: é como um garoto pode chamar uma moça mais velha que ele.
Comeback: regresso de um artista/grupo com um novo projeto, como álbum, single, etc. Quando isso acontece, sempre tem um ¨Comeback stage¨, em que esse artista se apresenta com a nova música.
Sasaeng: loucas, retardadas e sem-noção. Como disse anteriormente, são fãs fanáticas que ficam tão obcecadas pelo idol que chega a stalkear, ameaçar ou agredir.
Fandom: fã clube. Cada grupo tem o seu fandom. No meu caso, é o do EXO (EXO-L) e BTS (A.R.M.Y).
Algumas palavras em coreano, que você vai escutar bastante no mundo do kpop:
Annyeonghaseyo: olá (pronúncia: anniyaseyo/anniogaseyo)
Omma: mãe (pronúncia: onma)
Appa: pai (pronúncia: apa, com som alto no ¨p¨ )
Chu: forma fofa de dizer beijo (pronúncia: tsu/chu)
Aigoo: é tipo ¨Oh meu Deus¨, ¨caramba¨ (pronúncia: aigo)
Miane: desculpa (pronúncia: miane/biane)
Komaweo: agradecimento, como ¨valeu¨ (pronúncia: komawo, com o som ¨wo¨ aberto)
Chuaheyo: ¨eu gosto¨ (pronúncia: tsuaeyo)
Kamsamnida: obrigada (o) (pronúncia: kamisanmida)
Chingus: amigo (pronúncia: tinguo, com o som do ¨o¨ quase sussurrando. )
Babo: bobo, tolo, idiota (pronúncia: pbaboo, mistura o som do ¨b¨ com ¨p¨)
Saranghaeyo/Saranghae: eu te amo (pronúncia: saranheyo/saranre)
Claro que há muitas outras palavras, mas esses são os principais e o que eu escuto mais.
Espero que tenha tirado dúvidas e que tenha gostado!
Annyeong! (tchau)
VOCÊ ESTÁ LENDO
EU, KPOPPER 1 ➶ RANT
RandomIsto é apenas uma guia/desabafo/livro que não tem nenhuma história de romance, escrita por uma garota qualquer que gosta de kpop. ¨Eu, kpopper¨ vai falar sobre assuntos relacionados ao mundo do kpop. Tanto positiva, quanto negativa. Se você for uma...