• Mudanças e incertezas deixam você nervoso?
• Você tem dificuldade em mudar de rumo?
• Você dá preferência a abordagens testadas e aprovadas?Sinto-lhe informar mas talvez você seja tão resistente a mudanças a ponto de ter em si a 8° limitação desse livro, que nomeio de "A tartaruga".
Pessoas resistentes á mudanças com toda certeza perdem muitas oportunidades que poderiam ter, se soubessem se adaptar melhor aos fatos e situações. O que poucos sabem, é que na maioria das vezes aquele que é perfeccionista demais acaba sendo uma tartaruga também. Por quê? Eu lhe darei um exemplo claro sobre isso.
Vamos imaginar uma pessoa que é extremamente organizada, não permite que nada fique fora do lugar e sempre espera tudo com muita perfeição. Uma pessoa assim provavelmente, terá seu quarto por exemplo, impecável.
Suponhamos que essa pessoa extremamente perfeccionista, deixe a porta de seu quarto aberta e esquece que receberá visitas dentro de alguns minutos.
A visita então, entra nesse quarto e observa os objetos e insatisfeita, tira eles do lugar para apreciar melhor em suas mãos. Em seguida, deixa o objeto quase no mesmo lugar, o que muda é apenas alguns centímetros de como estava colocado antes.Nesse caso, a visita vai embora e a pessoa extremamente perfeccionista nota essas pequenas mudanças e percebe que a visita mexeu em seus objetos. À essa altura com certeza a pessoa deveria estar bastante irritada. Por quê? Porque uma tartaruga não se resume somente no indivíduo que não se adapta fácil aos imprevistos da vida como também ao indivíduo que não suporta pequenas mudanças em suas coisas e também com imprevistos.
Um outro exemplo muito comum de tartarugas é o tipo de pessoa que é super pontual e acontece um imprevisto. A pessoa provavelmente ficará perdida sem saber como lidar com isso e super frustrada.
Os exemplos ditos acima, são de pessoas que de fato eu já conheci. Uma delas percebeu que aceitando mais facilmente as mudanças que precisava fazer, tudo mudou pra melhor. Muitas 'tartarugas' são resistentes por medo, medo de perder o controle com uma nova mudança, medo de ficar perdido sem saber o que fazer, por isso preferem o testado, comprovado e concreto. E com isso, nunca arriscam em nada. Medo do fracasso, receio do desconhecido, interesses velados em manter a situação atual e ansiedade relacionada ao aprendizado e a experiências novas são os motivos que provavelmente uma pessoa que resiste à mudanças tem.
E por que eu chamo pessoas que não lidam bem com mudanças de Tartarugas?
As tartarugas querem atravessar a rua, mas se amedrontam. Algo passa por elas depressa e elas enfiam a cabeça no casco para esperar o perigo passar. Você já sabe como isso vai terminar. A lição é: Se você quer chegar do outro lado da rua, estique o pescoço e vá em frente.ENTRE OS SINTOMAS DO TESTE ABAIXO MARQUE EM UM PAPEL COM QUAIS VOCÊ SE IDENTIFICA E DEPOIS SOME E VEJA O RESULTADO:
( ) Mudanças e incertezas te deixam nervoso?
( ) Você se lembra de alguma ocasião em que resistiu alguma mudança e depois viu que essa era a melhor alternativa?
( ) Na sua opinião o caminho mais seguro é aquele que é testado e aprovado. Você não vê motivos para correr riscos desnecessários.
( ) Na sua opinião alguns objetos tem alguns lugares certos e você não gosta quando as pessoas são descuidadas com eles.
( ) Quando você encontra algo que te agrada você costuma adotar isso como um hábito?
( ) Quando você toma algum outro rumo novo, você precisa de tempo para se sentir à vontade?
( ) Quando alguém te apresenta ideias novas, a sua primeira reação é pensar nos motivos pelos quais elas não vão dar certo?
( ) Às vezes você é visto como teimoso, pois hesita em mergulhar de cabeça nos novos planos traçados por outras pessoas.
( ) Você gosta muito de ter uma rotina estável? Prefere seguir um padrão do que mudar isso?
( ) Pra você é normal e você até gosta de planejar seus dias, seus projetos e suas férias, mas não gosta que as pessoas modifiquem algo que você já planejou.
AGORA DEPOIS DE SOMAR VEJA O RESULTADO:
Entre 0 e 3:
Se você chegou até aqui, parabéns! Você não tem essa limitação. Eu diria que você é até raro, pois grande parte das pessoas possuem ela.Entre 4 e 6:
É um resultado moderado, nem bom nem ruim. Porém dá pra melhorar, o que acha de relaxar um pouco mais e permitir que algumas mudanças sejam feitas em sua vida? Você vai ver, não será pra pior!Entre 7 e 10:
Para ilustrar essa discussão, apresento uma experiência real. Ponha uma escada no meio de uma sala e coloque algumas bananas no topo dela. Solte quatro macacos lá dentro. Quando um começar a subir os degraus para alcançar as bananas, jogue um jato d'água em todos os outros.
Da próxima vez que um macaco tentar subir a escada, os outros vão impedi-lo e, com o tempo nenhum deles voltará a tentar alcançar as bananas. Então retire um dos macacos e introduza outro na sala. Em algum momento ele tentará chegar até as frutas, mas os outros macacos irão agarrá-lo para impedir que ele suba a escada. Agora, substitua outro macaco. O novo também tentará alcançar as bananas e os demais também irão impedi-lo, até o macaco que nunca recebeu o jato d'água vai ajudar a segurar o animal destemido!O mais interessante é que mesmo após substituir o último macaco e nenhum deles ter sido atingido com o jato d'água eles não irão se aproximar mais da escada, pelo simples fato de que aprenderam a se comportar assim. É triste constatar que esses animais são prisioneiros de suas percepções.
Não estou chamando você de macaco, mas acho que a lição está clara. As bananas estão à sua espera, então vá em busca delas!
ETAPAS DE SOLUÇÃO:
• Comece primeiramente, aceitando ideias novas mesmo que se sinta resistente, tente reagir de uma maneira positiva e entusiasmada.
• Passe a se dedicar a atividades diferentes, que fogem de uma rotina. Pense que talvez, será bom para você experimentar algo novo.
• Tente relaxar um pouco mais quando algo que você esperava que acontecesse não aconteceu. É normal e comum que a vida tenha imprevistos, nada vai mudar pois a mudança primeiramente deve ser começada em seu interior sabendo lidar com elas.
COMO LIDAR COM UMA PESSOA RESISTENTE À MUDANÇAS?
A pessoa que possui essa limitação valoriza a continuidade e preza a estabilidade. Sabendo disso compreenda que a pessoa tem necessidade de estabilidade, então se quiser que ela siga um novo rumo, inicie a conversa dizendo: " Não precisamos tomar uma decisão agora, mas quero lançar uma ideia para você pensar a respeito." A pessoa ficará bem mais receptiva do que em uma outra situação que você tentasse forçar alguma mudança.
Nunca prossiga discutindo com uma pessoa assim, vai piorar a situação. Considere esperar e continuar com a conversa em alguma outra hora, pois no geral pessoas assim precisam de tempo para processar informações novas.RECADO:
Olá, peço desculpas por não ter postado na última sexta-feira. Houve alguns imprevistos, essa semana eu vou postar mais um capítulo se tudo sair como o esperado. O que acharam do capítulo de hoje? Ele não visa ofender ninguém, nunca é demais lembrar.Qual foi a sua pontuação?
Espero que tenha te ajudado em algo. Até o próximo capítulo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Superando Limitações
RandomTodos nós temos limitações pessoais que em exagero pede atenção. Pois não passam a afetar somente você, passam a afetar todos aqueles a sua volta. É importante buscar reparar cada uma dessas limitações para que virem algo positivo e a seu favor. A m...